O Instituto-Geral de Perícias inaugurou, na tarde dessa quinta-feira (31), a segunda Sala Lilás do RS, no prédio da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (7ª CRP), localizada no centro da cidade de Santana do Livramento - Rua Silveira Martins, 336. A ação é uma aprceria com o projeto ‘Rede de atendimento da Segurança Pública para o enfrentamento da violência à violência doméstica e familiar'.
Durante a cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou a presença de quatro mulheres, em especial: a corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual do projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, a chefe de gabinete da SSP, Raquel Gomes, a chefe da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Nádia Gehardt e a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Yara Stochmanns. Ao ressaltar os esforços na implementação dos programas de combate à violência contra as mulheres, o titular da Segurança destacou que ao combater a violência contra a mulher também se reduz os índices de homicído, visto que a estatística registra números expressivos de mulheres assassinadas.
E complementou afirmando que "é preciso dizer para a sociedade que uma sociedade civilizada não pode aceitar esses índices de violência contra as mulheres." Ainda sobre o RS, Michels declarou que "este será o primeiro Estado do País a ter um centro de excelência em perícias, por ser o IGP uma instituição que conquistou o respeito de todo o Brasil.
O coordenador da 7ª CRP, Leandro Nim Tholozan, frisou o papel do servidor público enquanto representante do Estado, e o dever de preencher os espaços de necessidades dos cidadãos; e a importância de contar com a segunda Sala Lilás, no município de Santana do Livramento.
Representando o prefeito municipal, o vice-prefeito Eduardo Rafael Vieira Oliveira agradeceu ao governador Tarso Genro, na pessoa do secretário Airton Michels, a distinção a Santana do Livramento para sediar a primeira Sala Lilás no interior do RS. De acordo com Oliveira, sediar a Sala Lilás só foi possível pelo trabalho incansável da titular da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Livramento, Roséli Ribeiro Ortiz, que coordena, também, o Centro de Referência Professora Deise, responsável pelo auxílio à Mulher santanense.
Na qualidade de coordenadora estadual do projeto Sala Lilás, a corregedora-geral do IGP, Andréa Brochier Machado, destacou o reaparelhamento dos postos médico-legais como uma das grandes conquistas do projeto. "Santana do Livramento é modelo de coordenadoria por integrar a criminalística, a identificação e o atendimento na área de medicina-legal e, agora, também com uma Sala Lilás."
Representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), diretora Yara Stochmanns, lembrou que a Coordenadoria da Mulher já era um sonho desde a época da secretário Márcia Santana. "Na atual gestão, da secretária Ariane Leitão, e com a parceria da SSP, mais sonhos estão se tornando realidade: a assinatura do pacto de combate à violência contra a mulher, recursos da SPM da Presidência para a SSP e institucionalização do atendimento às mulheres vítimas de violência."
Após o descerramento da fita inaugural da Sala Lilás, o Grupo de Dança Anita Garibaldi, integrado por meninas da comunidade santanense, realizou apresentação artística ao som de músicas do RS e indumentária em tons de lilás.
Texto e foto: Assessoria IGP
Edição: Redação Secom