Powered By Blogger

terça-feira, julho 30, 2013

Presídio Central inaugura galeria adaptada para cadeirantes

26 de Julho de 2013 
O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) reinaugurou nesta quinta-feira (25)  a primeira galeria do pavilhão A, que foi reformada e recebeu adaptações para acolher presos portadores de necessidades especiais. Das 38 celas, quatro foram adaptadas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

A reforma toda foi feita com mão de obra prisional e custeada com a verba mensal do próprio presídio. Visando a acessibilidade, as celas passaram a possuir cadeira de rodas, rampas e apoiadores em madeira, além da pintura e melhorias na iluminação.

No ato de inauguração, o diretor do PCPA, Tenente Coronel Osvaldo Luis Machado, ressaltou que a reforma das celas vai colaborar com a autonomia dos presos, possibilitando maior independência. "Como a galeria fica no andar térreo, eles não vão depender de outros apenados para ir ao pátio, por não precisarem subir e descer escadas. Também ficarão mais independentes para realizar sua higiene pessoal", destacou.

Pelo fato de ficar afastada das demais galerias, esta deverá acomodar, além dos cadeirantes e portadores de necessidades especiais, os apenados com dependência química, inclusos no projeto Direito no Cárcere, e idosos. Conforme o Tenente Coronel Osvaldo Luis, a previsão para acomodação dos presos é até o final da próxima semana.

Também foram lembrados os 18 anos de atividades da Força Tarefa da Brigada Militar no presídio. Autoridades da área da Segurança Pública estiveram presentes ao ato. 


Texto: Imprensa Susepe
Edição: Redação
Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...