Powered By Blogger

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Tarso Genro será entrevistado por blogueiros gaúchos


Um Rio Grande do Sul, do Brasil e conectado ao mundo é uma das

propostas do governo Tarso. Na sexta (10), o governador
eleito Tarso Genro foi entrevistado por blogueiros gaúchos, no Centro
de Treinamento da Procergs, local que onde ocorre a transição de
governo.

O evento faz parte de uma série de iniciativas que retratam o caráter

de um governo aberto ao diálogo. A inclusão digital e participação da
sociedade no governo por meios eletrônicos constam como itens no
programa de governo. Tarso promoveu ações durante a campanha voltadas
à web, como o twitarso (que chegou a ser um dos assuntos mais
comentados do país no dia) e reuniu-se com internautas, no almoço com
tuiteiros, realizado no dia 1º de setembro. As iniciativas inspiraram
outros candidatos, como Aloizio Mercadante, candidato petista ao
governo de São Paulo. Há algumas semanas, o presidente Lula recebeu no
Palácio do Planalto blogueiros de todo o país.

Essas inovações trazidas pelas novas tecnologias colocam a democracia

em um outro patamar, e esse grupo social que representa milhares e
milhares gaúchos é a grande novidade no processo de formação de
opinião e de interferência no processo político democrático aqui no
Estado, enfatiza o governador eleito.


Fonte: RS13

Novo Secretário da Segurança do RS

Com definição de Michels, foco passa a ser o segundo escalão da Segurança Pública do Estado

Com a escolha do novo Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, ganharam impulso hoje as discussões sobre o segundo escalão da pasta. Ao final da tarde, o governador Tarso Genro vai confirmar o nome do secretário e não está descartado que anuncie também outros nomes da pasta.

O embate, nos bastidores, é entre opções mais ideológicas afinadas com o PT, partido do governador Tarso Genro ou políticas, que resultem em soluções conciliatórias na área que talvez seja a mais delicada do governo, a da segurança.

Promotor de Justiça, 57 anos, Michels é homem de confiança de Tarso. Entre 1999 e 2002, dirigiu a Superintendência dos Serviços Penitenciários, e foi nomeado subsecretário de Segurança nos últimos meses da adminitração Olívio Dutra. Desde julho de 2008, é diretor do Departamento Penitenciário Nacional, conduzido ao cargo pelas mãos de Tarso quando ministro da Justiça.

Em gráfico, confira a composição do novo governo:




Assessores diretos

Michels deve ter como um dos assessores diretos o atual secretário de Segurança de Canoas, Alberto Kopittke. Ele assumirá a versão gaúcha do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que terá o nome de Proesci.

Ficará responsável pela implantação de Territórios da Paz (lugares marcados pela alta criminalidade, que será combatida com polícia comunitária) e também pelos novos sistemas tecnológicos na área de segurança (como os sensores de tiros, já existentes em Canoas). Para seu lugar em Canoas será guindado Eduardo Pazinato, atual subsecretário municipal de Segurança.

DIAE (Divisão de Inteligência e Assessoramento Especial) ? é o serviço de informações confidenciais ligado diretamente ao secretário. É também o que controla o Guardião (sistema de escutas telefônicas). Um dos cotados para trabalhar na pasta é o major Carlos Adriano Klafke, do serviço de inteligência do Comando Regional Metropolitano da BM.

CHEFE DA POLÍCIA CIVIL

Os cotados:

Ranolfo Vieira Junior
Atual diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) daPolícia Civil, é o mais jovem delegado de 4ª classe do Estado. Comandou durante anos a Polícia Civil no conturbado Vale do Sinos, esclarecendo casos complicados. No Deic, atuou durante os governos Germano Rigotto (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB). Seria uma solução política, não ligada a partidos.

Jerônimo José Pereira

Aos 51 anos, é um dos delegados de 4ª classe ? o mais alto grau ? mais identificados com o PT. No governo Olívio, foi diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico e dos departamentos de Polícia Metropolitana e do Interior. Após seis anos como delegado plantonista na Área Judiciária do Palácio da Polícia, foi transferido em 2009 para a DP de Nova Prata. Seria uma solução mais ideológica, inclusive apoiada pelo PSB.

COMANDANTE DA BRIGADA MILITAR

O mais cotado:

O novo comandante deve ser Sérgio Roberto de Abreu


Professor universitário, Sérgio, 50 anos, é reconhecido dentro da BM como um oficial capacitado. Como tenente-coronel, por mais de três anos, atuou no Departamento de Recursos Humanos da SSP, durante o governo Olívio, ajudando a organizar cursos de formação integrada de policiais civis, militares e agentes penitenciários. Foi comandante da BM no Litoral Norte, em Alvorada, em Guaíba e trabalhou no Departamento de Ensino da BM, e comanda a BM na Fronteira Oeste, a partir de Santana do Livramento.

Outro nome na cúpula da BM

Rodolfo Pacheco


Na SSP, fez parte da equipe que organizou o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública na Capital. Em 2001, chegou ao comando do Batalhão de Operações Especiais (BOE), tornando-se o principal negociador das polícias gaúchas, com atuações de destaque na libertação de reféns. Por seis anos esteve à frente da BM em Canoas e comanda os bombeiros em São Leopoldo. Aos 50 anos, é tenente-coronel e, para galgar novos postos na cúpula da BM, terá de ser promovido a coronel por um ato do futuro governador.

SUSEPE
O mais cotado para assumir na Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) é Gelson Tresleben. Ele foi diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Desep), na época em que Airton Michels era o superintendente. Ele atuou oito anos na segurança do Grupo Hospitalar Conceição. Outro cotado é Sidnei San Martin, ex-vereador de Santa Vitória do Palmar (pelo PT).

Polícia Federal

O atual superintendente regional da PF no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto, era um dos nomes cotados para assumir a Secretaria da Segurança Pública. Como o escolhido foi Airton Michels, Gasparetto pode ser colocado na diretoria-geral da PF. Ele disputa a indicação com o paulista Roberto Troncon Filho, atual diretor de Combate ao Crime Organizado da PF, em Brasília.

Gasparetto também é cotado para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça e que lida com os secretários estaduais de segurança.

Superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul desde 2007, Gasparetto ganhou prestígio ao conduzir importantes investigações com a Operação Rodin, que desvendou um suposto esquema de fraude no Detran, e outras operações contra crimes, como roubo de carros, que, até então, não eram combatidos pela PF.
ZERO HORA
Gaúcho de Horizontina, Michels foi superintendente da Susepe e secretário-substituto de Justiça e Segurança do RS - Elza Fiúza / Agência Brasil, 31/03/2009
Gaúcho de Horizontina, Michels foi superintendente da Susepe e secretário-substituto de Justiça e Segurança do RS
Foto:Elza Fiúza / Agência Brasil, 31/03/2009

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...