14 de Março de 2013
Secretário Airton Michels fez a abertura da 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Exercícios Simulados de Segurança Pública e Defesa Civil
Integrantes das áreas de segurança pública, defesa civil e infraestrutura reuniram-se nesta quinta-feira (14) para desenvolver um trabalho conjunto a ser aplicado durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Rio Grande do Sul. Participaram 32 órgãos, que definiram como serão feitas as simulações e treinamentos para determinadas situações, como sequestro, evacuação de estádios e identificação de artefatos explosivos.
Essa foi a 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Exercícios Simulados de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, realizada na Academia Integrada da Secretaria da Segurança Pública, na Capital.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, salientou a importância da integração entre todos os órgãos. "Temos que nos preparar para várias situações e, para isso, precisamos ter ações conjugadas. Certamente, a sociedade gaúcha está orgulhosa de toda esta equipe reunida. Estaremos preparados para qualquer situação de risco, mas o ideal é que a segurança pública seja a última a ser lembrada durante a Copa."
O presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), delegado da Polícia Federal Sérgio Henrique Silva de Silva, falou que o encontro é o passo inicial para colocar em prática as estratégias. "Esta é a oportunidade de pensarmos em conjunto para executarmos as ações da maneira mais efetiva. Temos que discutir em que aspectos estamos mais adiantados e no que precisamos melhorar".
O próximo passo é fazer as simulações, na prática, o que deve ocorrer em diferentes lugares da Região Metropolitana durante os próximos meses. Porto Alegre sediará cinco jogos durante a Copa do Mundo de 2014, nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho.
Texto: Patrícia Lemos
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom