Powered By Blogger

sexta-feira, março 15, 2013

Reunião define treinamentos simulados de segurança para a Copa


14 de Março de 2013 
Secretário Airton Michels fez a abertura da 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Exercícios Simulados de Segurança Pública e Defesa Civil
Secretário Airton Michels fez a abertura da 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Exercícios Simulados de Segurança Pública e Defesa Civil
Integrantes das áreas de segurança pública, defesa civil e infraestrutura reuniram-se nesta quinta-feira (14) para desenvolver um trabalho conjunto a ser aplicado durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Rio Grande do Sul. Participaram 32 órgãos, que definiram como serão feitas as simulações e treinamentos para determinadas situações, como sequestro, evacuação de estádios e identificação de artefatos explosivos.
Essa foi a 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Exercícios Simulados de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, realizada na Academia Integrada da Secretaria da Segurança Pública, na Capital.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, salientou a importância da integração entre todos os órgãos. "Temos que nos preparar para várias situações e, para isso, precisamos ter ações conjugadas. Certamente, a sociedade gaúcha está orgulhosa de toda esta equipe reunida. Estaremos preparados para qualquer situação de risco, mas o ideal é que a segurança pública seja a última a ser lembrada durante a Copa."
O presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), delegado da Polícia Federal Sérgio Henrique Silva de Silva, falou que o encontro é o passo inicial para colocar em prática as estratégias. "Esta é a oportunidade de pensarmos em conjunto para executarmos as ações da maneira mais efetiva. Temos que discutir em que aspectos estamos mais adiantados e no que precisamos melhorar".
O próximo passo é fazer as simulações, na prática, o que deve ocorrer em diferentes lugares da Região Metropolitana durante os próximos meses. Porto Alegre sediará cinco jogos durante a Copa do Mundo de 2014, nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho.
Texto: Patrícia Lemos
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Apenados do Instituto Pio Buck irão auxiliar em obras


14 de Março de 2013 
Susepe é responsável pelo recrutamento dos apenados que participarão do PAC
Susepe é responsável pelo recrutamento dos apenados que participarão do PAC
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Eletro Feel Instalações Elétricas fecharam um Protocolo de Ação Conjunta (PAC) para viabilizar o trabalho a cinco apenados no Instituto Penal Pio Buck, localizado no bairro Partenon, em Porto Alegre. As funções são para auxiliar de eletricista e auxiliar de encanador e iniciam nesta quinta-feira (14), em obras estabelecidas pela empresa. 

A remuneração é de R$ 936,00 para cada atividade, além de vales de alimentação e de transporte, garantidos pela Eletro Feel. O horário de trabalho dependerá do andamento das obras, sendo previamente comunicado ao estabelecimento penal. A carga não pode ultrapassar a 44 horas semanais. 

A Susepe é responsável pelo recrutamento dos apenados que participarão do PAC. Para R.A, a chance de retornar à função que desempenhava é uma oportunidade única. "Além de passar a receber um salário digno, esta experiência obtida por meio do sistema prisional, poderá abrir caminhos no mercado da construção civil para mim", disse o detento. 

A empresa tem a responsabilidade de fornecer todo o Equipamento de Proteção Individual (EPIs) trabalho, dentro das normas previstas em Lei. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...