Powered By Blogger

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Coordenação divulga Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública em Caxias do Sul

10/02/2012 15:32

O governo do Estado realiza o Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública no período de seis a nove de março, em Porto Alegre. Analisar a crescente presença da mulher nos serviços de segurança pública e suas conseqüências, bem como a relação da população feminina, meio urbano e rural, com o setor, são os principais objetivos do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública.

A coordenação do seminário já está percorrendo várias cidades para divulgar o evento. Nesta segunda-feira (13), a delegada Patrícia Tolotti Rodrigues e a major Simone Kilian Braga, da coordenação executiva, se reunirão com as servidoras da Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe e IGP de Caxias do Sul. O encontro ocorre às 14h, no auditório do 12º BPM, Travessa Santa Maria, nº 900, bairro Kaiser.

Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública

O evento pretende ouvir e conscientizar as participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, através de explanações e debates participativos entre governo e sociedade civil organizada. Também visa proporcionar um amplo debate, discutindo o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero.  Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o seminário se constituí em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.

Texto: Nilza Scotti

FDRH apresenta perfil dos candidatos aos concursos do magistério e Brigada Militar

13/02/2012 11:17

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) realizou um levantamento do perfil dos candidatos aos concursos públicos para o magistério e Brigada Militar, a fim de identificar o público que disputa uma vaga nas provas organizadas pela instituição. 

Dos 89.275 mil inscritos para o concurso do magistério, 78,25% tiveram as inscrições homologadas e estão aptos a realizar as provas. O presidente da fundação, Jorge Branco, destacou alguns dados que confirmam o perfil clássico das duas carreiras. No caso do magistério, a maioria continua sendo de mulheres: 84,56% dos inscritos são do sexo feminino e 15,44%, do masculino. 

O curso normal ainda é uma formação considerada por quem disputa uma vaga. Mais da metade dos inscritos são para os anos iniciais. Com relação às disciplinas mais procuradas, o ensino da língua portuguesa é a área que tem mais interessados. Pessoas com deficiência correspondem a 1,2%. Pessoas que se identificaram como negras representam 4,33% dos inscritos. A comunidade indígena soma apenas 0,27%. 

Já o concurso da Brigada Militar para a função de Polícia Ostensiva registra 71,32% de homens inscritos e 28,68% de mulheres. Para bombeiro militar, o percentual de mulheres cai para 15,54%, enquanto o de homens sobe para 84,46%. Para o cargo de capitão a presença masculina é de 72,16% e a feminina de 27,84%. 

Texto: Daiane Evangelista 
Edição: Redação Secom

Salva-vidas de Tapes alertam para os perigos dos balneários de água doce

13/02/2012 
Salva-vidas há cinco anos e pelo terceiro ano consecutivo em Tapes, Fernando Rosa da Cruz conhece os perigos ocultos na tranquilidade da Lagoa dos Patos. A praia da Pinvest, uma das mais frequentadas no município, é repleta de belezas naturais e a calmaria atrai famílias que buscam sossego à beira da lagoa. 

"Olhando julgamos ser tranquilo, mas a rotina nos mostra o perigo", afirma Cruz, que já vivenciou casos de afogamento e morte. A água calma e a profundidade permitem ao banhista se distanciar mais da guarita em comparação com os balneários de água salgada. 

A área de banho é delimitada, mas como nem todos respeitam, o trabalho de conscientização é intenso. "Não podemos impedir que a pessoa avance, podemos orientar. É preciso ficar atento, porque se ocorre um mau súbito a 200 metros da guarita, o salva-vidas leva mais tempo para resgatar", diz Cruz. 

Mesmo que o número de salvamentos seja inferior ao registrado à beira-mar, nos finais de semana, feriados e épocas festivas, o movimento cresce muito. Para Cruz, o vínculo entre o banhista e o salva-vidas em balneários de água dice é bem maior, e essa proximidade muitas vezes auxilia nos resgates. 

A utilização de bóias pelos veranistas é um risco. Quando o vento está na direção da guarita é possível se divertir, mas quando vira, os salva-vidas não permitem a utilização, já que o banhista pode se distanciar muito da praia. "Se a pessoa não sabe nadar e uma marola virar a bóia, nós não conseguimos chegar a tempo para salvar. No mar, a água está a favor do salva-vidas, fora quando o dia é de repuxo. Na água doce, o vento pode se tornar um inimigo". 

Atenção especial às crianças
Outra situação que merece atenção especial dos profissionais de socorro diz respeito às crianças. Com a presença dos salva-vidas e a água tranquila, alguns pais deixam de monitorar os pequenos, esquecendo que aquilo que parece uma marola para um adulto pode ser fatal para uma criança. "É um trabalho diferenciado. Uma praia de mar aparentemente dá mais trabalho, mais salvamentos, mas na água doce o salvamento é mais difícil, mesmo ocorrendo em menor número", atesta Cruz, dando ênfase na densidade e morfologia da água, e na falta de ondas, o "leva e traz" do mar. 

Nos dias de pouco movimento, os salva-vidas possuem visão total de quem está na água. O que aparentemente está sob controle, no entanto, pode mudar com a chegada de um grande grupo. "Nós fazemos contato, falamos das condições da água, damos uma atenção especial. Preferimos passar uma temporada inteira sem ter um salvamento, mas efetuar 500 prevenções", diz ele. 

Texto: Daiane Roldão 
Foto: Camila Domingues 
Edição: Redação Secom

Governador inaugura a 1ª fase do Sistema de Videomonitoramento Litoral Norte nesta quinta

14/02/2012 14:38

A primeira etapa do maior sistema de videomonitoramento da América Latina será inaugurada pelo governador Tarso Genro, pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e pelo prefeito do Balneário Pinhal, Jorge Luís de Souza Fonseca, às 10h desta quinta-feira (16). A cerimônia ocorre na Central de Videomonitoramento instalada no 3º Pelotão da 3ª Cia. do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na rua Victorio Sperotto, nº 1.420, no Balneário Pinhal.

O sistema - uma parceria do Governo do Estado, União e Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) - está orçado em mais de R$ 12 milhões, verbas do Ministério de Justiça, por intermédio do Pronasci, e mais uma contrapartida de 2% do Consórcio formado pelos municípios do litoral Norte. Ao todo, serão instaladas 142 câmeras fixas mais quatro móveis, dotadas com microfone e alto-falantes instalados em postes, com 32 torres de recepção e transmissão de imagens.

Texto: Nilza do Carmo Scotti
Edição: Redação Secom

Sistemas de Inteligência da região Sul e do Mato Grosso do Sul serão integrados

16/02/2012

A integração e compartilhamento dos bancos de dados dos Sistemas de Inteligência das Secretarias de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul foram debatidos durante reunião do Conselho de Inteligência da Segurança Pública, do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), nesta quarta-feira (15), na sede da SSP, em Porto Alegre. A previsão é que, até o final de março, as plataformas já estejam totalmente interligadas e em operação. Com isso, as informações cadastradas no Consultas Integradas, por exemplo, serão acessadas nos demais estados, em tempo real. 

Na abertura da reunião, que contou com representantes dos setores de inteligência das polícias civil e militar e das Secretarias de Segurança Pública dos quatro estados, o titular da pasta da Segurança do RS, Airton Michels, valorizou o trabalho conjunto e a produção de resultados mais concretos na área. "Com o Codesul, vamos evoluir em muitas questões relacionadas à segurança pública, pois as ações serão integradas e de forma contínua e isso nunca foi feito". Foi elaborado um plano de ações conjuntas que deverão ser executadas ao longo do ano. 

Para o diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública da SSP/RS, delegado Jerônimo Pereira, "a integração é importante porque o crime é dinâmico, se mobiliza e migra muito rapidamente e, por isso, as polícias que fazem parte do Codesul, precisam estar integradas para enfrentar a criminalidade". 

Comissão Permanente da Segurança Pública 
O Conselho de Inteligência da Segurança Pública faz parte da Comissão Permanente da Segurança Pública, do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne chefes de setores de inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Prisional e das Secretarias de Segurança Pública, assim como os secretários de segurança pública dos quatro estados. O objetivo do Conselho é facilitar as ações de integração e o intercâmbio de informações entre os órgãos policiais. 

Texto e foto: Alexandra Saraiva 
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Sistema de Videomonitoramento começa a operar no Litoral Norte

16/02/2012 15:33

A primeira etapa de um dos maiores sistemas de videomonitoramento da América Latina foi inaugurada pelo governador Tarso Genro, pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e pelo prefeito do Balneário Pinhal, Jorge Luís de Souza Fonseca, nesta quinta-feira (16), no Balneário Pinhal. O sistema - uma parceria entre o Governo do Estado, União e a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) - fará a vigilância em uma faixa que vai de Tavares até Torres.

Ao longo desse percurso, serão instaladas 156 câmeras, sendo 152 fixas mais quatro móveis, dotadas com microfone e alto-falantes instalados em postes. Ao todo, serão 32 torres de recepção e transmissão de imagens.

Nessa primeira etapa, entram em operação 16 câmeras, sendo oito instaladas no Balneário Pinhal e oito em Cidreira, monitoradas pela Central de Videomonitoramento. Na central de monitoramento estão instalados oito monitores de vídeo e duas telas de LCD, de 42 polegadas, com a supervisão de cinco operadores. Além de Pinhal, o funcionamento total do sistema prevê instalação de Centrais de Videomonitoramento em Tramandaí, Capão da Canoa e Osório, que terão acompanhamento durante as 24 horas do dia.

Ao destacar o trabalho em conjunto da União, Estado e municípios, voltado à segurança pública, o governador Tarso Genro elogiou a constituição do consórcio intermunicipal que permitiu a implementação deste projeto. "Por terem uma relação estreita com a sociedade no cotidiano, os prefeitos não só têm condições como devem fazer relações consorciadas como esta para promover projetos dessa magnitude".

O chefe do Executivo também considerou que a consolidação do sistema é um resultado dos programas nacional e estadual de segurança pública com cidadania, o Pronasci e Proesci. "Este projeto é um exemplo, para o País e para a América Latina, de como começar um programa estratégico de segurança pública cidadã em regiões de extrema importância econômica e social, neste caso, o litoral Norte", completou o governador.

O secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, lembrou a mobilização iniciada pelos prefeitos do litoral ainda em 2009, quando Tarso Genro era Ministro da Justiça. De acordo com o titular da pasta, os prefeitos demonstravam preocupação quanto à segurança durante a época de menos movimento, como no inverno. "Este será um equipamento absolutamente essencial porque nos auxiliará, também no período de veraneio, mas, especialmente, dará mais segurança aos moradores do litoral do Rio Grande do Sul durante o resto do ano", considerou.

Presidente do consórcio dos municípios do litoral Norte, o prefeito de Terra de Areia, Delci Jacobs, também ressaltou o incremento da segurança durante todo o ano. "Esta era a maior preocupação dos moradores da região, mas agora o litoral será vigiado o ano todo", comemorou o prefeito.

Em fase de teste

Atualmente, encontram-se em fase de teste a Central de Videomonitoramente e 11 câmeras de vídeo em Tramandaí, mais oito câmeras em Imbé, oito em Xangri-lá e três câmeras em Atlântida. O início da operação destes equipamentos está prevista para março. A instalação total do sistema que beneficiará 24 municípios do Litoral Norte deve ocorrer em junho de 2012.

Recursos 

O projeto, orçado em mais de R$ 12 milhões, contou com verbas do Ministério de Justiça, por intermédio do Pronasci, e uma contrapartida de 2% do consórcio formado pelos municípios do Litoral Norte.

Texto: Nilza Scotti
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...