Powered By Blogger

terça-feira, março 12, 2013

Brigada Militar treina bombeiros da Bolívia


12 de Março de 2013 às 
Um grupo de 12 bombeiros da Polícia Nacional da Bolívia está no Rio Grande do Sul realizando treinamento na Escola de Bombeiros (EsBo) da Brigada Militar. É a primeira vez que os bombeiros bolivianos vêm ao Brasil com esta finalidade. As atividades de treinamento começaram na segunda-feira (11) e nesta terça-feira (12) eles foram recebidos pelo comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Fábio Duarte, que destacou a importância da troca de experiências e a intenção de estreitar relações com a polícia boliviana.
O tenente Aldo Veja Flores, que chefia a delegação, disse que ficou admirado com a complexidade da corporação, devido aos vários tipos de policiamento, agradeceu a logística colocada à disposição para o treinamento e levará para seu país a experiência da Escola de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
O comandante da Esbo, major Rodrigo da Silva Dutra, disse que a solicitação do treinamento foi feita pela Polícia Nacional da Bolívia, que adquiriu quatro caminhões de combate a incêndio de uma empresa gaúcha, situada em Santa Cruz do Sul, com vendas em todo o Brasil, América do Sul, América Central e África. "Como o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar também utiliza caminhões e equipamentos deste fabricante, a polícia boliviana entendeu adequado contar com as nossas instruções para o manuseio de sua nova frota", declarou o major.
O programa de treinamento contempla a utilização de equipamentos de combate a incêndio, busca e salvamento, sistema de comando de incêndios e prevenção contra sinistros. O grupo também fará visita ao 5º Comando Regional de Bombeiros (5º CRB), em Caxias do Sul, e ao 6º CRB, em Santa Cruz do Sul.
Para o dia 18 de março, está previsto um treino de contenção de grandes incêndios com líquidos inflamáveis na área do Centro de Treinamento de Controle de Emergências do Pólo Petroquímico de Triunfo. A atividade prática envolverá o manuseio de mangueiras, proteção respiratória autônoma (uso de cilindros de ar) e salvamento em espaço confinado. A delegação permanece no Estado até o dia 22.

Texto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom

Susepe realiza formatura em curso de empreendedorismo para 27 apenados


12 de Março de 2013
Detentos receberam certificados e fizeram festa de formatura
Detentos receberam certificados e fizeram festa de formatura
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou a formatura de 27 apenados da Fundação Patronato Lima Drummond no curso Aprender a Empreender, ministrado pelo Sebrae. A cerimônia ocorreu na noite dessa segunda-feira (11), na sede da fundação, exclusiva para o regime semiaberto, localizada no bairro Teresópolis, em Porto Alegre.
O módulo foi apresentado numa carga horária de 24 horas, com o objetivo contribuir para o incentivo ao empreendedorismo, além de estimular conhecimentos, habilidades e valores empresariais. A metodologia aplicada consistiu em demonstrar ações do cotidiano de uma empresa, distribuídas em dez capítulos.
Para a vice-presidente da Fundação Patronato Lima Drummond, Maria Lúcia Médice, o projeto foi possível graças ao empenho da Susepe em viabilizar a inserção de cursos de qualificação na rede prisional. "É mais um passo que proporcionará mais dignidade aos apenados envolvidos".
A festa de formatura foi custeada pelos próprios formandos, que encomendaram bolos, doces e refrigerantes. Emocionados, os apenados proferiram discursos de agradecimentos e trocaram mensagens de sucesso sobre a nova perspectiva de mais um diploma conquistado no Patronato Lima Drummond.
O orientador do Sebrae, Maruí Rosa, fez a distribuição dos certificados e do DVD do curso Aprender a Empreender, produzido pelo Sebrae.
Texto: Neiva Motta
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom 

Susepe instala Unidade Básica de Saúde na Penitenciária Estadual de Rio Grande


11 de Março de 2013 
Com 15 salas, unidade oferecerá atendimento odontológico e exames pré-câncer, entre outros serviços
Com 15 salas, unidade oferecerá atendimento odontológico e exames pré-câncer, entre outros serviços
A Penitenciária Estadual de Rio Grande passa a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que irá atender 1.100 apenados. Com 15 salas, a unidade oferecerá atendimento odontológico, ambulatorial, vacinas, exames pré-cancêr e pré-natal, cauterizações, além de atendimentos psicoterápicos e de assistência social. As atividades iniciam-se a partir da próxima segunda-feira (11). 

De acordo com a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Irvalete Guimarães França, o Governo do Estado está atendendo o que prevê as políticas públicas para os apenados. "Demos um primeiro passo essencial à saúde dos presos, contudo, devemos pensar em um projeto diferenciado para as mulheres, que tenha o propósito de humanizar ainda mais a vida restrita de liberdade", afirmou.
A implantação da UBS ocorre por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Rio Grande. Para o delegado da 5ª Região Penitenciária, Aladino Gomes, a instalação da UBS é "ímpar em prol da atenção à saúde básica prisional e significa uma conquista integrada entre os agentes sociais". Já o diretor da Penitenciária, Guilherme Ulguin, destaca os benefícios para a comunidade em geral, principalmente na questão da segurança e redução de custos para o Estado no transporte e escolta até os hospitais.
Atualmente, a Susepe disponibiliza 21 equipes de saúde em todo o sistema prisional gaúcho. "Em dois anos implantamos 13 equipes e a meta é dar 100% de cobertura no Estado", conclui Ivarlete.

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Policiais militares e técnicos do IGP participam de curso sobre a Patrulha Maria da Penha


12 de Março de 2013 
Curso tem como objetivo qualificar o atendimento às vítimas de violência
Curso tem como objetivo qualificar o atendimento às vítimas de violência
Policiais militares e técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) participam desde segunda-feira (11) da segunda edição do curso Capacitação Patrulha Maria da Penha. Sob o tema "Combate e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher", programa - realizado no quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, na Capital - tem como objetivo qualificar o atendimento às vítimas de violência. 

Quarenta e um servidores passarão a atuar nos Territórios de Paz - nos bairros Restinga, Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro - em Porto Alegre. A capacitação, que segue até sexta-feira (15), complementa o investimento feito pela Secretaria da Segurança Pública com a entrega de mais quatro viaturas para a Patrulha Maria da Penha, na última quinta-feira. Agora, cinco veículos fazem parte do projeto. 

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que a qualificação é fundamental para os profissionais. "Não basta apenas investir em equipamentos, temos que preparar os servidores para que previnam, acolham e acompanhem as vítimas da melhor maneira". A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, ressalta que capacitar o efetivo é um diferencial. "É preciso entender a complexidade da violência contra a mulher para qualificar a abordagem". 

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, garante que a Patrulha Maria da Penha tornou-se referência nacional. "Por isso deve ser estendida a todas as unidades da Brigada Militar. Além disso, pode-se buscar a parceria dos municípios para que atuem conjuntamente, acompanhando a mulher vítima da violência doméstica e seus filhos, a fim de que não voltem a sofrer com esse problema". 

Durante o curso, são tratados diversos temas como a aplicação da Lei Maria da Penha, o funcionamento nas delegacias, na rede de atendimento, nas perícias e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Também serão visitados os Centros de Referência da Mulher (municipal e estadual), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), a Sala Lilás e o laboratório de perícias do IGP, todos em Porto Alegre. A formatura do curso ocorre na sexta-feira, às 10h30min, no Comando-Geral da Brigada Militar. 

Texto: Patrícia Lemos 
Foto: Luciano Evangelista/PM5

Secretaria da Segurança Pública entrega máquinas caça-níqueis para reciclagem


11 de Março de 2013
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está repassando máquinas caça-níqueis, recolhidas em apreensões, a diferentes instituições. O objetivo é entregar o equipamento para reciclagem. Em ação conjunta com a Corregedoria-Geral da Justiça, Ministério Público e Polícia Civil, a SSP iniciou em março a entrega às instituições. Das cinco mil máquinas abrigadas no Cais Mauá, mais de 400 já foram distribuídas. 

O objetivo é assegurar uma destinação ambiental adequada ao material e promover a inclusão social. Os equipamentos - apreendidos entre 2007 e 2011 - têm componentes como peças de computador e madeira, que são reaproveitados em oficinas de informática, marcenaria, robótica, meta-arte. Quem trabalha com o material são jovens em situação de risco social, dependentes químicos em fase de reabilitação e apenados. As oficinas fazem parte do Projeto Alquimia, do Ministério Público. 

Cinco entidades são contempladas com a iniciativa: o Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEF), o Centro Social Marista Cesmar, a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, o Programa de Reinserção da Pacto/Poa e o Centro Social Padre Leonardi. 

Texto: Patrícia Lemos

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...