12 de Março de 2013 às
Um grupo de 12 bombeiros da Polícia Nacional da Bolívia está no Rio Grande do Sul realizando treinamento na Escola de Bombeiros (EsBo) da Brigada Militar. É a primeira vez que os bombeiros bolivianos vêm ao Brasil com esta finalidade. As atividades de treinamento começaram na segunda-feira (11) e nesta terça-feira (12) eles foram recebidos pelo comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Fábio Duarte, que destacou a importância da troca de experiências e a intenção de estreitar relações com a polícia boliviana.
O tenente Aldo Veja Flores, que chefia a delegação, disse que ficou admirado com a complexidade da corporação, devido aos vários tipos de policiamento, agradeceu a logística colocada à disposição para o treinamento e levará para seu país a experiência da Escola de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
O comandante da Esbo, major Rodrigo da Silva Dutra, disse que a solicitação do treinamento foi feita pela Polícia Nacional da Bolívia, que adquiriu quatro caminhões de combate a incêndio de uma empresa gaúcha, situada em Santa Cruz do Sul, com vendas em todo o Brasil, América do Sul, América Central e África. "Como o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar também utiliza caminhões e equipamentos deste fabricante, a polícia boliviana entendeu adequado contar com as nossas instruções para o manuseio de sua nova frota", declarou o major.
O programa de treinamento contempla a utilização de equipamentos de combate a incêndio, busca e salvamento, sistema de comando de incêndios e prevenção contra sinistros. O grupo também fará visita ao 5º Comando Regional de Bombeiros (5º CRB), em Caxias do Sul, e ao 6º CRB, em Santa Cruz do Sul.
Para o dia 18 de março, está previsto um treino de contenção de grandes incêndios com líquidos inflamáveis na área do Centro de Treinamento de Controle de Emergências do Pólo Petroquímico de Triunfo. A atividade prática envolverá o manuseio de mangueiras, proteção respiratória autônoma (uso de cilindros de ar) e salvamento em espaço confinado. A delegação permanece no Estado até o dia 22.
Texto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom
Edição: Redação Secom