Powered By Blogger

quinta-feira, setembro 15, 2011

Rio Grande do Sul é o Estado que mais arrecada armas no País



Em relação ao número de habitantes, o Rio Grande do Sul é o estado onde mais armas (2.641) vêm sendo entregues na Campanha Nacional do Desarmamento 2011 - Tire uma Arma do Futuro do Brasil. Em números absolutos, está atrás apenas de São Paulo (5.349). Os dados do Ministério da Justiça indicam, ainda, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais compondo a lista de unidades da Federação com maior quantidade de entrega, em terceiro, quarto e quinto lugares respectivamente.  

"Este é o resultado de uma releitura que está sendo feita pelos gaúchos, que estão compreendendo que possuir uma arma não significa segurança. Ao contrário, pode gerar uma insegurança ainda maior", destacou o adjunto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Juarez Pinheiro. Ele acrescentou que o desarmamento influencia na redução da criminalidade. Apontou que, em números relativos, o Rio Grande do Sul fica em primeiro lugar em arrecadação. 

O resultado positivo verificado no Estado, na avaliação de Pinheiro, deriva de um esforço da SSP, coordenado pela equipe do Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO), envolvendo o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil em conjunto com as polícias Federal e Rodoviária Federal, totalizando 229 postos de recolhimento no RS.
Dados da Campanha Nacional.

Nos quatro primeiros meses da Campanha, entre 06 de maio e 09 de setembro, desenvolvida pelo Ministério da Justiça com o apoio dos Estados, foram recolhidas 22,2 mil armas. De acordo com o Ministério, o número supera em mais de 20 vezes o total recebido, de janeiro a abril deste ano. 

Os revólveres são quase a metade das entregas, com 10.828. Somados com 1.862 pistolas e outras armas, o total do grupo pequeno porte ficou em 18.489. Medida dos bons resultados alcançados na mobilização é a entrega das armas de grande porte - o balanço da campanha contabiliza 3.734. 

Armas de grande porte:
Espingarda 2.562
Carabina 716
Rifle 302
Escopeta 57
Fuzil 56
Mosquetão 34
Metralhadora 4
Submetralhadora 3
Total 3.734

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...