Powered By Blogger

sexta-feira, maio 17, 2013

Estado é o primeiro a receber imageador térmico aéreo de alta tecnologia para a Copa


16 de Maio de 2013 
Equipamento, preso ao helicóptero, pode operar dia e noite e filmar a longa distância
Equipamento, preso ao helicóptero, pode operar dia e noite e filmar a longa distância
A segurança pública do Estado passa a contar com um equipamento inédito no Brasil: o imageador térmico aéreo, entregue nessa quinta-feira (16), no Palácio Piratini. O sistema está instalado em um helicóptero da Brigada Militar e custou R$ 7,5 milhões - verba do Ministério da Justiça destinada à Copa do Mundo. O helicóptero da Polícia Civil também está adaptado para operá-lo, quando necessário. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a recebê-lo. "A Secretaria da Segurança Pública tem uma relação estreita com o governo federal, principalmente por estar cumprindo todos os prazos em relação à Copa", ressaltou o secretário da Segurança Pública Airton Michels.

O comandante-geral da Brigada Militar no Estado, coronel Fábio Duarte Fernandes, lembrou que o investimento qualifica ainda mais a segurança pública. "Começamos nessa semana o policiamento ostensivo aéreo no Rio Grande do Sul. Cada aeronave equivale a 35 guarnições motorizadas", detalhou. O representante do Ministério da Justiça, diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), José Monteiro Gomes Filho, elogiou a segurança pública do RS. "O Estado é modelo para todo país na questão da integração das forças da segurança. Além disso, por estar cumprindo os prazos, é o primeiro a receber o imageador". 

Características 
O equipamento tem capacidade de operação diurna e noturna e filmagem a longa distância. À noite, as imagens são captadas por meio do calor dos corpos, sendo possível identificar pessoas, por exemplo. Também contém sistemas de mapas digitais, de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, integrados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Nos próximos meses, servidores da segurança pública participarão de cursos sobre como operá-lo. 

O Sensor Eletro-Ótico e Infravermelho (Electro-Optical and Infrared System - EO/IR), também conhecido como imageador térmico, fica na parte externa da aeronave e contém uma câmera infravermelho para visão noturna e uma câmera tipo CCD para luz visível. Além de imagens em alta definição, os sensores têm teleobjetivas de - a imagem não fica tremida. 

O sistema permite, por exemplo, a leitura da placa de um veículo a cerca 750 metros de distância. As imagens da câmera e as informações dos mapas podem ainda ser transmitidas para o solo em tempo real, por meio de um sistema com alcance superior a 50 quilômetros. Desta forma, o Ciosp pode acompanhar e planejar toda a operação com recurso de imagens aéreas ao vivo e localização geográfica em mapas digitais. O equipamento pode operar a altura de vôo superior a 1.500 metros, tanto à noite, quanto de dia, com capacidade de visualizar pessoas a uma distância de até 10 quilômetros.

O sistema será um importante recurso a ser empregado nos seguintes tipos de missões: 

• Vigilância e patrulha aérea 
• Comando e controle de operações especiais 
• Investigações e coletas de evidências 
• Apoio à perseguição e captura 
• Apoio à segurança em eventos públicos 
• Escoltas vips / transferências criminosos 
• Busca e salvamento 
• Resgate aeromédico 
• Defesa civil - apoio em calamidades 
• Monitoramento ambiental 
• Monitoramento de trânsito 


Texto: Patrícia Lemos
Foto: Divulgação SSP
Edição: Redação Secom 

Departamento de Identificação estreia novos kits no Projeto Ação Global


16 de Maio de 2013 
Uma equipe de 14 servidores estará à disposição para encaminhar 300 carteiras de identidade
Uma equipe de 14 servidores estará à disposição para encaminhar 300 carteiras de identidade
O Departamento de Identificação (DI) do Instituto-Geral de Perícias (IGP) utilizará pela primeira vez os 12 novos kits móveis de emissão de carteiras de identidade na edição gaúcha do Projeto Ação Nacional, neste sábado (18), no Parque Municipal de Eventos Almiro Grins, Rua Arlindo Géis, s/nº, das 9h às 17 h, no município de Igrejinha. Uma equipe de 14 servidores estará à disposição das 9h às 17h para encaminhar 300 carteiras de identidade. 

Os novos kits móveis são compostos por notebook, mouse, câmera digital, tripé p/câmera, sensor biométrico (captura das impressões digitais), pad p/assinatura (captura da assinatura), impressora, nobreak, painel reflexivo móvel, que evita que as fotos apresentem sombras ou distorções na tonalidade da pele e feições do rosto e o sistema de captura. 

O atendimento será on-line, agilizando o atendimento e o prazo de entrega das carteiras do Evento. O evento é uma parceria da Globo com o Sesi e acontecerá em 28 cidades do País.

Texto: Maria da Graça Kreisner
Foto: Divulgação IGP
Edição: Redação Secom

Apenadas expõem trabalhos em evento alusivo ao Dia da Defensoria Pública na Capital


16 de Maio de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em parceria com associações e defensorias Públicas estaduais realizará, nesta sexta-feira (17), o lançamento da campanha nacional "Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar", na Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre. No evento haverá exposição dos trabalhos produzidos pelas mulheres em situação de prisão. Além disso, está previsto também um desfile de moda. 

O objetivo da campanha é divulgar a necessidade da criação de mecanismos de inserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena. Saquinhos de fermento, caixas de leite, fiação elétrica e o artesanato produzido diariamente nas oficinas são algumas das bases para criar vestidos, que serão desfilados pelas próprias mulheres. 
Defensores de todos os Estados vão oferecer também workshops para os presos, com o objetivo de formar lideranças comunitárias para disseminar conhecimento e atuar após a saída da casa prisional. Eles atuarão como multiplicadores de informações sobre acesso à Justiça. 

De acordo com a diretora da PFMP, Marília Simões, no Presídio Feminino Madre Pelletier, há 227 detentas, das quais 180 trabalham, "um índice de quase 80%", destaca. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...