Powered By Blogger

sexta-feira, julho 12, 2013

Cidades do interior podem ter Sala Lilás

11 de Julho de 2013 
   A Secretaria da Segurança Pública pretende ampliar para cidades do interior do Estado a proposta da Sala Lilás, que atende mulheres vítimas de violência junto ao Posto Médico-legal, em Porto Alegre. Uma comitiva foi a Brasília para tratar do tema com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, na última segunda-feira (8).
   A comitiva ainda se reuniu com o coordenador-geral de Operações do Banco Mundial, Boris Utria, em uma videoconferência entre Brasília e Washington (EUA), sobre a Patrulha Maria da Penha. Os servidores falaram da atuação do Instituto-Geral de Perícias, Brigada Militar e Polícia Civil, no combate à violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul.
 Sala Lilás
   O espaço para atendimento às mulheres foi inaugurado em setembro do ano passado no Departamento Médico Legal (DML), em Porto Alegre. É um ambiente privativo e acolhedor, enquanto a vítima aguarda pelo atendimento de peritos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais. Também foi desenvolvido um kit de coleta padronizado para as vítimas de agressão sexual. Além do acolhimento e perícia física, o DML também realiza uma avaliação psíquica para identificar sinais e sintomas de sofrimento decorrentes do trauma. A finalidade desse atendimento é reduzir os traumas à mulher e providenciar encaminhamento psicológico ou psiquiátrico.

Susepe capacita servidores para testagem de doenças em apenados de Ijuí

12 de Julho de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) promoveu a capacitação de servidores para realização de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites em apenados da Penitenciária Modulada de Ijuí, além de outras casas prisionais da área. O curso contou com a participação da Secretaria Estadual de Saúde e da prefeitura local. 

De acordo com a coordenadora técnica da região, Cristiane Fruet, treze técnicos penitenciários participaram das 16 horas de estudos. Aconselhamento, diagnósticos das doenças, além de outros itens foram abordados durante encontro. As palestras contaram também com a participação de enfermeiras e psicólogas. 

Na Modulada de Ijuí, "mais de 60 apenados já realizaram a testagem rápida após a capacitação", informou a enfermeira Sabrina Benetti. De acordo com o delegado penitenciário da 3ª Região, Irineu Koch, trata-se da quinta edição da capacitação dos servidores da Susepe neste tema. "Essa ação integra a missão da Susepe em promover acesso à saúde no sistema prisional", afirmou. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...