Powered By Blogger

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Jovem e ex-piloto são presos com mais de 14 mil pontos de LSD

Redação SRZD | Nacional | 17/01/2011 18h37

Foto: Divulgação / PFUm ex-piloto de avião de 50 anos e um estudante de administração de 25 anos foram presos na noite de domingo em Belo Horizonte (MG)  por tráfico internacional de drogas. A Polícia Federal apreendeu 14.860 pontos de LSD com os dois. Com objetivo de serem vendidas em casas noturnas na capital mineira, as drogas sintéticas teriam sido trazidas da Holanda pelo ex-piloto.

Os agentes da PF teriam recebido a informação de que o homem de 50 anos trazia de Amsterdã consigo uma grande quantidade da substância e, após o desembarque dele no Aeroporto Internacional de Confins, o seguiram até um hotel, onde ele se encontrou com o jovem. Lá, a dupla foi abordada. Para não ser detectado no raio-x, o material veio no forro de uma mala, envolto em papel alumínio.

O universitário e o ex-piloto foram levados à Penitenciária Nelson Hungria e a pena para este tipo de crime pode ser de 5 a 15 anos de prisão.

Ministro da Justiça descarta fim de prisão para pequenos traficantes

Redação SRZD | Nacional 

A proposta de uma nova lei que prevê o fim da pena para pequenos traficantes foi descartada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele afirmou nesta última quinta-feira que o Governo Federal não considera enviar nenhum projeto do tipo para o Congresso Nacional e que o objetivo no combate à criminalidade é outro.

"A posição que temos defendido é oposta a isto. O próprio Ministério de Justiça já encaminhou, durante o governo Lula, um projeto de lei que prevê pena de três a dez anos para todos aqueles que participem de organizações criminosas. Se esse projeto for aprovado, aquele que for traficante e participar de organizações criminosas terá, além da pena por tráfico, mais outra condenação de três a dez anos", explicou, durante evento no Rio de Janeiro.

Durante a semana, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay,defendeu a proposta do fim de penalidades para pequenos traficantes, por considerar que a medida ajudaria a reduzir a superlotação carcerária no Brasil. Cardozo avaliou que Abramovay deu uma declaração de "cunho pessoal" baseada em uma análise do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito à aplicação de penas alternativas.

Secretário antidrogas defende fim da prisão para pequenos traficantes

Redação SRZD | Nacional 

O projeto de lei que prevê o fim da prisão para pequenos traficantes é apoiada pelo novo secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay. Em entrevista concedida ao jornal "O Globo", este grupo está em uma situação intermediária entre o traficante com ligações no crime organizado e o usuário. Os pequenos traficantes atuam no comércio varejista de entorpecentes para o sustento do vício e a proposta tem o intuito de reduzir a superlotação das penitenciárias brasileiras.

Além disso, o secretário defende uma maior discussão com a sociedade civil sobre a questão do uso, citando como exemplo a liberação do consumo de pequenas quantidades de droga aprovada pelo governo de Portugal.

"Primeiro, a gente tem compromissos internacionais sobre esse tema. Se o mundo inteiro proíbe, a gente vai produzir drogas, ter latifúndios de produção de droga para abastecer o crime organizado do mundo inteiro? Não é solução. Também não dá para manter a política atual de, em quatro anos, ter um aumento de 40 mil pessoas na cadeia, pessoas que não deveriam estar lá", explicou.

Abramovay também considerou positiva a transferência da subordinação da secretaria para o Ministério da Justiça, o que em seu entendimento vai permitir uma maior integração dos estados no combate ao tráfico. Ele também citou o combate ao uso de crack como uma das prioridades de sua gestão, com um plano de enfrentamento produzido a partir de um levantamento nacional feito pela Fundação Oswaldo Cruz, que fica pronto em fevereiro.

Polícia do RS investiga venda de bebê por usuários de crack

Redação SRZD | Nacional | 17/01/2011

Uma suspeita de venda de bebê em troca de crack está sendo investigada pela Polícia Civil gaúcha na cidade de Passo Fundo, interior do estado. A apuração começou com uma denúncia anônima feita à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) local: uma mulher grávida apareceu em casa com uma menina supostamente recém-nascida.
Agentes foram ao local e ela confessou que deu dinheiro (R$ 50) em troca da criança, cujos pais seriam dependentes químicos.

Eles foram localizados pela polícia. A mãe biológica acusou o pai pela entrega do bebê. O homem confirmou a história, sob alegação de que não teriam condições de criar a menina.
O bebê (que nasceu em agosto último) foi encaminhado ao Conselho Tutelar de Passo Fundo. Os policiais instauraram um inquérito para apurar as responsabilidades dos envolvidos.

Cardozo defende integração entre PF e polícia estadual

GUSTAVO URIBE - Agência Estado
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje que o governo federal estuda uma integração das polícias estadual de São Paulo e federal no combate ao crime organizado e ao narcotráfico, com destaque ao crack.
Após reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro disse que discutiu um cronograma de reuniões técnicas com o governo paulista para desenvolver a proposta. "Nesta primeira reunião nós constatamos que há mais identidade de posições entre o governo federal e o estadual do que poderia se imaginar", avaliou o ministro. "Nós temos de estar integrados. Nós temos de integrar os nossos órgãos, a Polícia Federal com a Polícia Rodoviária Federal, com as Forças Armadas. E temos de integrar também com a Polícia do Estado de São Paulo. É hora de reforçarmos mais nossas convergências", acrescentou.
O ministro destacou não ter "a menor dúvida" de que a Polícia Federal também trabalhará em sua administração em consonância com os órgãos estaduais. "Pode ter certeza que a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Assuntos Penitenciários e a Secretaria Nacional de Segurança Pública vão trabalhar juntas e vamos esperar resultados muito positivos dessa sinergia", disse. A proposta de um pacto foi feita no discurso de posse de Cardozo, que ressaltou que a sua gestão terá como foco o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

PRF apreende maconha em bancos de madeira e em capas para bancos de carro em Laranjeiras do Sul

  • 17/01/2011 às 14:54
  •    -   
  • Atualizado em 17/01/2011 às 18:06
    • Redação

    Divulgacao
    Drogas estavam escondidas em bancos de madeira.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 187kg de maconha escondidos nas armações de bancos de madeira e em capas de bancos para carros de passeio, que estavam no bagageiro de um ônibus na tarde de domingo (16).
    A abordagem ocorreu durante fiscalização no km 451 da BR-277, em Laranjeiras do Sul (a 257km de Maringá).
    Três passageiros foram identificados como proprietários da droga: dois homens, um de 37 anos e outro de 22, além de um adolescente de 17 anos. De acordo com a PRF, ao serem questionados pelos policiais sobre o destino dos bancos e das capas, eles demonstraram nervosismo e entraram em contradições nos seus relatos. Os policiais desmontaram as mercadorias e encontraram os tabletes com a droga. Após o flagrante, eles confessaram à equipe da PRF que a droga seria levada para João Pessoa (PB).
    A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal de Guarapuava (a 255km de Maringá).

    Plantão de Notícias

    Zero Hora

    Últimas notícias

    Carregando...