Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 04, 2013

Apenadas de Rio Grande ganham avaliações de saúde durante Outubro Rosa

31 de Outubro de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) concluiu, nesta quarta-feira, (30), os serviços de atendimento à saúde física das mulheres em situação de prisão, recolhidas na ala feminina da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg). Em parceria com o Estado, a equipe de saúde da prefeitura de Rio Grande realizou todo o atendimento. Em turno integral, durante o mês de outubro, os profissionais aplicaram testes de glicemia, verificação de pressão arterial, avaliação ponderal, teste rápido para HIV e VARL e coleta do Papanicolau.
Mais de 70 mulheres foram atendidas durante campanha, que fez alusão ao Outubro Rosa, que visa estimular as mulheres a realizar testes do câncer de mama. O diretor da Perg, Guilherme Ulguim, destacou o empenho de todos os servidores da casa para o sucesso do projeto, que contou também com palestras apresentadas por nutricionista e psicólogas, além do acesso à sessão de embelezamentos estéticos.
A diretora adjunta do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Mariza Rosa, reiteirou os avanços à saúde das mulheres nas prisões." Além de tratarmos a apenada com dignidade, estamos promovendo o acesso a um direito que lhes é assegurado pela Lei das Execuções Penais (LEP)", afirmou a profissional, durante visita à Perg.
Já a titular da Coordenadoria Penitenciária da Mulher da Assessoria dos Direitos Humanos da Susepe, Anelise Pereira, informou que em dias de visitas são distribuídos panfletos da Lei Maria da Penha, a fim de prevenir as mulheres que visitam seus familiares no sistema prisional. "A ideia é conscientizar este público para que não venham cometer crimes motivadas pelo medo ou pela ânsia de poder ajudar seus filhos, maridos ou companheiros", ressaltou Anelise, que estava acompanhada das psicólogas da Sonia Modena e Fernanda Cunha da ADH.
Excelência em atendimento à saúde
A Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg) é referência no atendimento em saúde prisional. Em setembro, a Unidade Básica de Saúde passou a contar com mais uma equipe de saúde. Ao reforço profissional, somaram-se mais uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, que atendem os homens e mulheres da Perg, em dois turnos.
Com 15 salas, a unidade oferece serviços odontológicos, ambulatorial, vacinas, pré-câncer, pré-natal e cauterizações, além de atendimentos psicoterápicos e de assistência social. Todas as mulheres em situação de prisão abrigadas na ala feminina da Perg recebem atendimento médico.
Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...