Powered By Blogger

segunda-feira, maio 20, 2013

Brigada Militar de Canela recebe viatura do Sistema de Participação Popular e Cidadã


17 de Maio de 2013 
A comunidade de Canela recebe, nesta sexta-feira (17), uma viatura modelo pickup Ford Ranger destinada à Brigada Militar do município. O investimento da Secretaria da Segurança Pública, no valor de R$ 102 mil, foi definido no ano passado, em votação do orçamento, por meio do Sistema de Participação Popular e Cidadã. A entrega será às 19h, no Auditório da UCS (Rua Rodolfo Schilieper, 222, Centro). 

Após, haverá no local a primeira audiência pública regional para definir a destinação de parte do orçamento de 2014 do Governo do Estado. Os debates ocorrem nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes) até a próxima semana. 

A fase seguinte são as assembleias municipais, que já começaram em algumas cidades. Nesta etapa, que ocorre nos 497 municípios do Estado, é que se define como será o processo de votação de prioridades. Já em agosto, as regiões votam as demandas que serão atendidas em 2014.

Texto: Patricia Lemos
Edição: Redação Secom

Detentas desfilam trabalhos em passarela montada na Penitenciária Madre Pelletier


20 de Maio de 2013 
Na Penitenciária Feminina Madre Pelletier quase 80% das detentas trabalham
Na Penitenciária Feminina Madre Pelletier quase 80% das detentas trabalham
No tapete vermelho estendido no auditório da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre, mulheres em situação de prisão desfilaram roupas, nesta sexta-feira (17), representando materiais e acessórios que envolvem suas rotinas de trabalho no regime fechado. O evento, uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e associações e Defensorias Públicas estaduais, é alusivo a uma campanha nacional dos Defensores Públicos, intitulada "Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar", que se iniciará por todo o país. 

Saquinhos de fermento, caixas de leite, fiação elétrica, placa de metal, uniformes hospitalares, garrafas pet, crochê, fuxico e o artesanato produzido diariamente nas oficinas são algumas das bases que ornamentaram as peças do desfile, que contou com a presença de empresários, defensores públicos e servidores. 

De acordo com a diretora da Penitenciária, Marília Simões, das 227 detentas que estão no local, 180 trabalham, "um índice de quase 80%", destaca. Durante evento, três apenadas receberam diploma de Conclusão do Ensino Fundamental do Núcleo do Neeja Julieta Balestro, localizado na PFMP. 

Objetivo 
Segundo a Defensoria Pública, o objetivo da campanha é divulgar a necessidade da criação de mecanismos de inserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena. Diversas ações neste sentido serão realizadas também em outras casas prisionais brasileiras. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom 

Governo prepara implantação da Patrulha Maria da Penha em Passo Fundo e Vacaria


20 de Maio de 2013 
Raquel destacou a importância das reuniões para a implantação da Patrulha
Raquel destacou a importância das reuniões para a implantação da Patrulha - Foto: Andreza Fiuza
A Secretaria da Segurança Pública realizou até esta sexta-feira (17), reuniões preparatórias para a implantação da Patrulha Maria da Penha em Passo Fundo e Vacaria. O projeto, que já atua nos Territórios de Paz de Porto Alegre - Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Restinga e Santa Tereza -, também será implantado em Caxias do Sul, Esteio e Santa Cruz do Sul. 

Segundo a chefe de gabinete da Secretaria, Raquel Gomes, que participou das reuniões nos municípios, a iniciativa é uma ação de Governo e inédita na Segurança Pública. "Temos o compromisso diário com o enfretamento à violência doméstica. É fundamental que essas vítimas tenham o acolhimento da rede de atendimento", disse. 

Para a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Nadia Gerhard, a integração das instituições - Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Justiça - que formam a rede é muito importante para que a Patrulha funcione. A previsão é que a partir do segundo semestre as Patrulhas já estejam em funcionamento nesses municípios. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...