Powered By Blogger

quarta-feira, junho 05, 2013

Estudantes de comunicação conhecem o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública

04 de Junho de 2013 
Projeto Redação In Loco possibilita que alunos tenham acesso às atividades das secretarias de Estado
Projeto Redação In Loco possibilita que alunos tenham acesso às atividades das secretarias de Estado
Um grupo de estudantes de jornalismo, estagiários do projeto Editorial J, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) conheceram nesta segunda-feira (03), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A visita faz parte do projeto Redação In Loco, que possibilita que alunos de Comunicação Social tenham acesso às atividades públicas e aos agentes para produção de conteúdo em uma redação montada no local. 

Iniciativa da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), o projeto é realizado em parceria com secretarias e órgãos do Estado. A primeira a abrir as portas foi a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que a partir do Ciosp recebe chamadas de emergência pelo telefone 190 e despacha viaturas para atendimento em Porto Alegre. Com câmeras de vídeo instaladas em diversos locais, auxilia diretamente o policiamento, acionando abordagens e acompanhando situações de risco. 

Durante a visita os jovens foram acompanhados pelo coordenador do Ciosp, Capitão Luciano Rodrigues da Rosa e pelo Sargento Silvio Bonatto, que explicaram o funcionamento do Centro. "No Ciosp temos profissionais do Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Brigada Militar e Ambiental e Polícia Civil. Encaminhamos chamadas para a Patrulha Maria da Penha e controlamos as tornozeleiras instaladas aos presidiários de regime semiaberto", disse Luciano. 

Conforme os profissionais, durante a tarde, os índices de atendimento chegam a 99% e, em média, são atendidas mais de quatro mil ligações no período de 24h. Os índices de trote para o 190 também diminuíram, sendo que, em 2001 chegava a 60%. Em 2013, o percentual é de 12%. 

"A experiência deve acrescentar para o meu futuro profissional", ressaltou o estudante Pedro Arroque Lopes, de 21 anos. "Nem sempre é fácil visitar órgãos públicos por conta própria, não por falta de interesse em nos receber, mas pela correria do dia a dia", disse o jovem, que diariamente realiza pautas para as editorias de jornal, rádio, TV e web do Editorial J. 

Para a professora, Ivone Cassol, o projeto é uma forma de confrontar os alunos com a realidade do jornalismo. "A segurança pública é uma área que trabalhamos muito, tanto na Universidade como na vida profissional. O confronto com a realidade é fundamental, não para as matérias de hoje, mas para o futuro, de como eles podem buscar e trabalhar estas informações nas pautas", afirmou. A SSP recebe estudantes de jornalismo nas próximas duas segundas-feiras, 10 e 17 de junho, e todo material produzido pelos alunos estará disponível no portal da Secom. 

Texto: Daiane Roldão
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...