Powered By Blogger

quinta-feira, maio 09, 2013

Governo do Estado e Judiciário viabilizam uso de tornozeleiras no sistema prisional


08 de Maio de 2013 
Para Airton Michels (E), as tornozeleiras representam uma forma de modernizar o sistema prisional
Para Airton Michels (E), as tornozeleiras representam uma forma de modernizar o sistema prisional
O monitoramento eletrônico de apenados do regime semiaberto foi efetivado oficialmente nesta quarta-feira (08), a partir do convênio assinado entre a Secretaria da Segurança Pública, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Corregedoria-Geral da Justiça.
O sistema, que entrará em funcionamento nos próximos dias, estabelece o uso de tornozeleiras por presos do regime semiaberto. Esse equipamento possibilita que eles sejam acompanhados, por satélite, durante as 24 horas do dia.
Conforme o secretário Airton Michels, as tornozeleiras representam uma forma de modernizar o sistema prisional. "Ao mesmo tempo, são um avanço no esforço pela reinserção social dos presidiários, pois permitem que eles convivam com a família e trabalhem".
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando Heemann Júnior, considera a iniciativa extremamente positiva, porque "reduz a população carcerária e resguarda os direitos dos apenados". Para o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, as tornozeleiras são um instrumento de segurança pública para controle dos que estão entre o aprisionamento e a liberdade. 

Texto e foto: Antonio C

Secretaria apresenta ao governador relatório sobre assaltos a bancos


09 de Maio de 2013 
Informações detalhadas e sigilosas sobre os recentes assaltos a banco no Interior do Estado e as providências que vêm sendo tomadas para enfrentá-los foram o tema da reunião do governador Tarso Genro com o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, e o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, na tarde desta quarta-feira (08), em Porto Alegre. Embora tenham ocorrido praticamente em sequência, os crimes foram cometidos por quadrilhas diferentes, sem relação entre si. 

A Brigada Militar relatou as ações que resultaram na captura de um assaltante e na morte de outro, em Fagundes Varela, e da prisão de dois criminosos em Sarandi. A Polícia Civil vem intensificando as investigações como forma de identificar suspeitos e antecipar-se à ação das quadrilhas. 

Michels considera que a segurança pública deu resposta rápida na perseguição e captura dos criminosos e informou que já está havendo reforço nos efetivos da BM em pequenos municípios. "É uma tendência das quadrilhas migrarem dos grandes centros para cidades menores, o que já foi chamado de novo cangaço", definiu. 

O governador recebeu relatórios minuciosos com as iniciativas adotadas pelas polícias. Tarso Genro também foi informado de que o imageador térmico - equipamento a ser entregue ao Rio Grande do Sul pelo Ministério da Justiça ainda neste mês - vai possibilitar que o policiamento aéreo localize criminosos a partir do calor emitido pelo corpo. 

Texto: Antonio Candido
Edição: Redação Secom

Susepe capacita grupo para tratamento penal de jovens presos


08 de Maio de 2013 
Servidores penitenciários do Estado participam do encontro de qualificação
Servidores penitenciários do Estado participam do encontro de qualificação
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria da Juventude (CJ), realiza nessa quarta-feira (08), das 14h até às 17 horas, a "1ª edição da Capacitação em Grupo de Tratamento Penal de Jovens Presos". O projeto é destinado a servidores penitenciários de todo o RS e ocorre no auditório da Escola dos Serviços Penitenciários (ESP), em Porto Alegre. 

Durante a abertura, o superintendente adjunto da Susepe, Mário Pelz, enfatizou a necessidade de investir em ações dirigidas ao tratamento penal por meio de novas pesquisas, ideias e visões. Coordenadora da CJ, a psicóloga Fernanda Bassani disse que o curso pretende propõe ampliar uma conexão positiva entre a periferia e o sistema penitenciário para auxiliar na construção de uma cultura de paz. 

Cerca de 20 servidores participam do encontro, que contou com a presença do corregedor geral da Susepe, Rodrigo Puggina, e da atual diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Sandra Fonseca. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom 

Patrulha Maria da Penha será implantada em mais três municípios


08 de Maio de 2013mprimir
Reuniões definiram que Esteio, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul passarão a contar com o programa
Reuniões definiram que Esteio, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul passarão a contar com o programa
Esteio, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul passarão a contar com a Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o enfretamento à violência doméstica. Em reuniões realizadas entre segunda-feira (06) e esta quarta (08) com as prefeituras, autoridades e comandos policiais, foi definido o início das atividades do projeto no segundo semestre deste ano. Os três municípios já contam com o policiamento comunitário. 

De acordo com a chefe de gabinete da SSP, Raquel Gomes, essa é a primeira vez que a Seguranca Pública se preocupa efetivamente com o enfretamento à violencia contra a mulher. "A Patrulha Maria da Penha é um programa inovador, que integra as instituições no compromisso com as questões de violência doméstica." 

Integrada ao projeto, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) atuará de forma transversal com a Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto-Geral de Perícias, informando a Patrulha Maria da Penha sobre a libertação do agressor do sistema penitenciário para que seja monitorado também em liberdade. 

O Governo do Estado dará suporte às prefeituras para a capacitação dos policiais e no recebimento das viaturas identificadas e dos equipamentos necessários ao patrulhamento. 

Segundo o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o trabalho da Patrulha Maria da Penha não atuará apenas nos Territórios de Paz - localidades de vulnerabilidade social com projetos do Governo para promover a cidadania -, mas abrangerá todo o município. "Esteio terá o comprometimento no enfretamento à violência doméstica. Trabalharemos de forma efetiva nessa questão", disse o prefeito. 

A proposta també ganhará empenho das autoridades de Santa Cruz do Sul. "Tudo que for necessário para realizar este trabalho da melhor forma, será feito", disse a vice-prefeita, Helena Hermany. 

Já em Caxias do Sul, as coordenadorias das mulheres, juntamente com os comandos policiais, estão engajados na realização da Patrulha Maria da Penha na cidade. 

A Patrulha Maria da Penha é um programa da Secretaria da Segurança Pública que atua de forma integrada com suas vinculadas, além da Secretaria de Políticas para as Mulheres, na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. A Brigada Militar, pessoalmente, faz o acompanhamento das medidas protetivas solicitadas pelas vítimas. 

Texto e foto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...