Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 29, 2012

Secretaria para Grandes Eventos promove debate de segurança visando a Copa 2014

Técnicos da Secretária Extraordinária para Grandes Eventos (Sesge) - vinculada ao Ministério da Justiça - finalizam, nesta segunda-feira (27), as atividades desenvolvidas em Porto Alegre para identificar os protocolos institucionais em vigor nas cidades-sede, os recursos de tecnologia da informação e da infraestrutura física para a Copa do Mundo 2014. Durante todo o dia serão desenvolvidas oficinas para debater a segurança pública em operações especiais, nas fronteiras, em rotas urbanas e não urbanas, nos estádios e áreas com grande circulação de turistas. 

Para o perito criminal federal, assessor de planejamento operacional da Sesge, Luiz Ernesto Fonseca Alves, a montagem dessas oficinas é muito importante para a integração da segurança municipal, estadual e federal. Ele também ressaltou que o legado deixado será o benefício mais importante para a população. 

Além disso, uma equipe da consultoria KPMG - que auxiliou na segurança dos Jogos de Inverno de 2010 em Vancouver e dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres - inspecionou "in loco" as atuais estruturas dos órgãos de segurança pública da Capital gaúcha. A visita dos técnicos da Sesge, que se encerra após três dias, visa à implementação do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública para Grandes Eventos. 

Representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, das Forças Armadas, da Defesa Civil, da Receita Federal, entre outros (que integram a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, com sede na Secretaria de Segurança Pública), estão elaborando, desde agosto, os protocolos táticos e operacionais que serão colocados em prática, antes, durante e depois de alguma ocorrência. Em outubro, esses procedimentos deverão ser enviados a Sesge, para serem aprovados e depois treinados. 

Até o final desta semana, todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 receberão a visita da Secretária Extraordinária para Grandes Eventos. 

Texto: Assessoria de Comunicação SSP
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...