Powered By Blogger

terça-feira, junho 04, 2013

FDRH prorroga as inscrições do curso sobre temática da Segurança

03 de Junho de 2013 
A Rede Escola de Governo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) prorrogaram, até 12 de junho, as inscrições para o curso de extensão em Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança. As aulas terão início no dia 1º de julho e vão acontecer na Academia Civil Integrada de Segurança Pública (ACISP), localizada na Avenida Antônio de Carvalho nº 555, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. 

O curso tem o objetivo de capacitar e qualificar servidores públicos estaduais e agentes sociais que atuem no acompanhamento de políticas públicas na área de segurança e direitos humanos, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e órgãos vinculados. No total foram disponibilizadas 50 vagas para a extensão, sendo 20 para a Brigada Militar; 15 destinadas à Polícia Civil; 05 para o Instituto Geral de Perícias; 05 para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e mais 05 para agentes sociais. 

A ação educativa, que tem carga horária de 105 horas/aula, faz parte do Programa de Formação Continuada em Gestão em Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança. As inscrições podem ser realizadas através do site da FDRH (www.fdrh.rs.gov.br). 

Texto: Lise Aydos
Edição: Redação Secom 

Presídio de Alegrete realiza casamento civil de apenados

03 de Junho de 2013 
Casal declarou que pretende formar uma família após o cumprimento da pena
Casal declarou que pretende formar uma família após o cumprimento da pena
Em vez do "sim" no altar de uma igreja ou cartório, a cerimônia de casamento aconteceu nas dependências do Presídio Estadual de Alegrete, na Fronteira Oeste, na presença de um juíz de paz e representante do cartório de registro civil, nesse fim de semana. 

A união reuniu três casais, sendo que cinco dos participantes são apenados e apenadas do regime fechado da penitenciária. Conforme Q.A., 31 anos, o amor surgiu no horário do banho de sol, no patio do presídio. "Nosso relacionamento ficou tão sério que decidimos consolidá-lo no papel e, depois, em liberdade, pretendemos formar uma família", disse a emocionada noiva. 

O empenho para a realização da festa e a busca da documentação necessária para a efetivação da união dos apenados ficou a cargo do defensor público Rafael Pinheiro Machado, que se esforçou, juntamente com servidores do presídio, para conseguir materiais de decoração e doações de bolos, salgados e refrigerantes, como manda o cerimonial de uma festa de casamento.
De acordo com a direção do Presídio Estadual de Alegrete, a interação com as autoridades responsavéis pelo cumprimento da pena promove estímulos positivos para inserção social, bem como propicia uma melhor qualidade de vida no cárcere, elevando a importância dos laços familiares e afetivos. 

Texto: Neiva Motta
Foto: Divulgação Susepe
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...