Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 21, 2013

Penitenciária Estadual do Jacuí realiza seminário sobre paternidade

Agosto de 2013 
Atividade contou com 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens
Atividade contou com 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens
A Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), realizou o 4ª Seminário de Integração Educação-Saúde Paternidade Consciente. A atividade, que se iniciou no dia 12 agosto, e se encerrou na sexta-feira (16), contou com a participação de 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens (Neeja). Eles receberam certificados de participação. 

Durante a programação, profissionais da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em parceria com técnicos da Secretaria Estadual da Educação e Secretaria da Saúde ministraram palestras sobre leis penais e doenças sexualmente transmissíveis. Para a professora do Neeja na Penitenciária, Maria Zeloí Oliveira, o objetivo do evento foi atender às necessidades de informações e agilizar o atendimento nas áreas de saúde, jurídica, psicológica e assistência social, solicitadas pelos próprios apenados. 

Letícia Selva, psicóloga na PEJ, disse que, durante o seminário, os apenados mostraram preocupação em registrar os filhos, embora esbarrem na falta de documentação exigida por lei. "Temos um projeto de organizar, com parcerias, um mutirão para que eles tenham acesso à confecção dos documentos. A maioria chega à rede prisional sem CPF e nem RG", destaca. 

"A PEJ, em parceria com o Departamento de Tratamento Penal da Susepe, vem implementando diversas ações para promover a dignidade e acesso aos direitos dos apenados", disse o tenente Antônio Xavier Castro, da PEJ. Conforme a palestrante, enfermeira Márcia Pinheiro, as perguntas mais comuns foram sobre a transmissão de doenças, diagnóstico e cura. Segundo a profissional, a Penitenciária fornece preservativos sempre que solicitados." Trabalhamos bastante a questão da prevenção na rede prisional", explica. Com isso, já na próxima segunda (19), inicia a primeira aula do curso de garçom na PEJ, dentro do Pronatec Prisional, que prevê a qualificação profissional dos apenados.. 

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Governador assina nesta terça decreto que cria Gabinete de Gestão Integrada dos Territórios de Paz

19 de Agosto de 2013 
O decreto que cria o Gabinete de Gestão Integrada dos Territórios de Paz será assinado nesta terça-feira (20), durante almoço do governador Tarso Genro com o secretário da Segurança Pública, Airton Michels. O coordenador do programa RS na Paz, delegado Carlos Sant'Ana, também estará presente. O ato ocorre às 13h, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, Praça Marechal Deodoro, s/nº, em Porto Alegre. 

Texto: Assessoria SSP
Edição: Redação Secom

Governador participa da posse da diretoria da Associação dos Delegados de Polícia

20 de Agosto de 2013 
Chefe do Executivo destacou a experiência de Müller à frente da Asdep e a posse de Nadine
Chefe do Executivo destacou a experiência de Müller à frente da Asdep e a posse de Nadine
O governador Tarso Genro participou nesta segunda-feira (19), na Capital, da posse da nova diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep). Além de reconduzir o presidente Wilson Müller Rodrigues ao cargo, para o biênio 2013-15, a cerimônia marcou a posse da vice-presidente Nadine Tagliari Farias Anflor - que também é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). É a primeira vez na história da instituição que uma mulher assume um cargo na instituição. 

Ao garantir que o Estado vai manter o diálogo para discutir as principais reivindicações da categoria, o chefe do Executivo destacou a experiência de Müller à frente da Asdep e a posse de Nadine. "A diretoria se renovou com a presença de uma mulher, da delegada Nadine. Eles vão continuar fazendo uma boa gestão e ajudando o Governo do Estado a aperfeiçoar e qualificar a nossa Polícia Civil". 

Secretário da Segurança Pública, Airton Michels afirmou que o trabalho de Müller junto à Asdep é excelente e ressaltou que a construção de uma chapa plural é importante. "Para a gente da SSP, nos alegra muito, porque é uma das políticas essenciais para o enfrentamento da questão da violência contra a mulher. Para que esse enfrentamento seja bem-sucedido, nós achamos essencial o empoderamento das mulheres, e estamos fazendo isso institucionalmente". 

Conduzido pela quarta vez ao cargo, Müller disse que a presença de uma mulher na chapa era condição essencial para renovar o quadro. "Fizemos questão da presença de uma colega delegada na nossa diretoria, afinal nós temos hoje mais de 200 delegadas e elas não eram representadas na nossa associação. Foi a única exigência que eu fiz. A escolha recaiu sobre a Nadine, que é uma excelente colega, experiente e vai nos ajudar muito". 

Texto: Felipe Samuel
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...