Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 14, 2011

Guarda Municipal de Porto Alegre passa a usar arma não letal no patrulhamento

Secretaria adquiriu 80 pistolas que imobilizam alvo com descarga elétrica

A Guarda Municipal de Porto Alegre usa a partir desta segunda-feira armamento não letal. Duas duplas de agentes estão nas ruas com pistolas taser, que imobilizam o alvo com descarga elétrica de cinco mil volts.

Os primeiros locais a serem patrulhados com o novo equipamento são os Parques Marinha do Brasil e Redenção. A operação completa começa na semana que vem. O objetivo é coibir pequenos delitos sem o uso de armas de fogo.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública adquiriu 80 armas e treinou 160 guardas para utilizá-las.
RÁDIO GAÚCHA

No primeiro dia de operação em favelas, polícia prende quatro e apreende 15 fuzis

Choque de Paz 13/11/2011 | 20h39 
Agentes iniciaram a retomada das comunidades de Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu às 4h

No primeiro dia de operação 
em favelas, polícia prende quatro e apreende 15 fuzis LUIZA CASTRO / 
AFP/

Bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro foram hasteadas na Rocinha Foto: LUIZA CASTRO / AFP
As polícias Civil e Militar prenderam quatro suspeitos e apreenderam 15 fuzis neste domingo, 13, o primeiro dia da Operação Choque de Paz, nas favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, na zona sul do Rio de Janeiro.

Também foram apreendidas 20 pistolas, uma submetralhadora, duas espingardas, 20 rojões, três granadas, mais 15 mil munição para armas de calibres diversos, 61 bombas artesanais e dois rádios transmissores.

Os policiais encontraram 112 quilos de maconha, além de 60 quilos de pasta base de cocaína. Setenta e cinco motos e um automóvel Toyota Hilux foram recuperados. Duas centrais clandestinas de TV a cabo foram fechadas.

O balanço divulgado nesta tarde é sobre as apreensões realizadas entre a manhã e as 18h.

Os agentes iniciaram a retomada das comunidades de Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu às 4h. Dezoito blindados dos Fuzileiros Navais, seis blindados "Caveirão", além de helicópteros blindados e um helicóptero observador que transmite imagens em tempo real através de uma câmera térmica — foram deslocados para permitir um acesso mais seguro das tropas às comunidades.

Por volta das 6h da manhã as forças de pacificação reassumiram o controle de todo o complexo da Rocinha, sem que um único tiro fosse disparado.

A Operação Choque de Paz foi precedida por outras ações antes da ocupação deflagradas ao longo de duas semanas. Nesse período, as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal 37 pessoas foram presas — entre eles um policial militar e três policiais civis — e sete menores apreendidos.

Entre os detidos, estão os líderes de facções Antônio Francisco Bomfim Lopes, o "Nem"; Anderson Rosa Mendonça, o "Coelho"; Varquia Garcia dos Santos, o "Carré"; e Sandro Luis de Paula Amorim, o "Peixe". Oito suspeitos morreram em trocas de tiros com os agentes.

Grande quantidade de drogas foi capturada pela Polícia Militar nessas operações, totalizando 3.086 sacolés de cocaína, 1.519 pedras de crack, 355 papelotes de cocaína e 537 trouxinhas de maconha. Dois automóveis e oito motos também foram apreendidos, além de 46 armas, 10 granadas e 32 artefatos caseiros.
Agência Estado.

Ggim faz reunião sobre combate ao crime

Pelotas, segunda-feira, 14 de novembro de 2011, 13h26min

Por: Carolina Malhão
carolina@diariopopular.com.br
A onda de violência instalada em Pelotas nos últimos dois meses tem gerado uma série de operações da polícia e, agora, motivou uma ação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (Ggim). Quinta-feira, dia 17, haverá uma reunião para discutir a questão às 16h no salão nobre da prefeitura.

De acordo com o secretário executivo do Ggim, Paulo Darci dos Santos, a reunião ocorrerá entre todas as instituições que compõem o grupo e terá foco exclusivo nos altos índices de criminalidade. Segundo Santos, do encontro serão programadas iniciativas capazes de se unir às ações já em andamento no combate ao crime, por parte das polícias civil e militar.

Processo
 A instalação plena do Ggim, com todas as câmeras de videomonitoramento da cidade em funcionamento e sede própria, ainda aguarda processos licitatórios. Para o dia 17 está marcada a abertura dos envelopes da parte mais importante, a reforma do terceiro andar da Rodoviária de Pelotas, onde funcionará o gabinete. A partir de então, deverão rolar de 30 a 40 dias para as obras começarem.

E, embora sem data certa, está previsto para breve o processo licitatório para a compra e a instalação de outras 24 câmeras de videomonitoramento. As 15 já adquiridas dependem de um contrato com a CEEE para serem estabelecidas. Os cabos de fibra ótica, que permitem o funcionamento, estão instalados.
 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...