Powered By Blogger

segunda-feira, agosto 12, 2013

Posto de Identificação da Avenida Azenha reabre na segunda-feira

09 de Agosto de 2013 
O Posto de Identificação do IGP/RS, situado na Avenida Azenha, 255, na Capital, voltará a atender ao público na próxima segunda-feira (12). A partir dessa data, o posto voltará a emitir as Carteiras de Identidades, os Atestados de Antecedentes e as Carteiras de Nome Social, bem como outros serviços prestados à comunidade. O horário de atendimento permanece o mesmo - das 7h às 18h30, sem fechar ao meio-dia. A partir da reabertura, poderão ser feitos os agendamentos para as datas e horários disponíveis. O prédio foi fechado depois de depredações ocorridas no protesto da noite de 20 de junho.

Texto: Assessoria IGP
Edição: Redação Secom

Apenados de Arroio dos Ratos participam de atividades contra o uso de drogas

09 de Agosto de 2013
Com o foco no tratamento do uso de drogas por meio da cultura hip hop, iniciou nesta sexta-feira (09), as atividades do Grupo Mc's para a Paz na Penitenciária de Arroio dos Ratos (Pear). O projeto é da Coordenadoria da Juventude (CJ) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e tem apoio da equipe técnica da casa prisional. Foram selecionados 25 jovens, após passarem por entrevista com psicólogos e assistentes sociais. Os critérios de escolha foram o interesse ou habilidades dos apenados na cultura hip-hop. 

A programação incluem a presença em oficinas educativas acerca do tema antidrogas, desenvolvimento de exercícios musicais, palestras de representantes de redes de apoio do judiciário, universidades e Saúde. Está prevista ainda a participação dos oficineiros da entidade Alvo Cultural. A maioria dos apenados tem 25 anos e possuem determinação judicial para tratamento contra a dependência química, explica a psicóloga da CJ, Janice Ribeiro. 

Réus primários e reincidentes 
A Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos integra o programa de Classificação de Presos, que separa os primários condenados dos apenados reincidentes, evitando assim efeitos vulnerabilizantes. A instituição tem 70% de jovens com até 25 anos de idade, sendo que 50% foram detidos por tráfico de drogas, de acordo com o Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), da Susepe. 

A coordenadora CJ, Fernanda Bassani reitera a necessidade de implementar ferramentas educativas "para que esses jovens possam lidar com o poder atrativo do tráfico de drogas quando em liberdade". 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...