Powered By Blogger

sábado, janeiro 05, 2013

Presos de Lavras do Sul trabalham no beneficiamento de pelegos



Os apenados dos regimes aberto e semiaberto de Lavras do Sul executam uma atividade inédita. Produtores rurais da região levam pelegos para beneficiamento no presídio que são lavados e cardados de maneira artesanal pelos detentos. Para lavar um pelego o apenado recebe R$ 12,00. Já para cardar e lavar são R$ 15,00. 

O dinheiro arrecadado no processo é destinado à ajuda no sustento da família. Em média, são lavados 25 pelegos por mês. Os pelegos são aproveitados nos arreios da lida do campo. Mas também servem de decoração de casas, nos assentos de bancos de madeira e até mesmo, são comercializados na Expointer e feiras de produção rural.

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Secretário afirma que quadrilha presa em Cotiporã era rastreada há meses



A libertação de todos os réfens, com vida e sem lesões, em Cotiporã, na Serra Gaúcha, é fruto de um trabalho de meses da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil do Estado. A quadrilha que assaltou, no domingo (30 Dez), a cidade de quatro mil habitantes já era rastreada pelas forças de segurança, em função dos ataques com explosivos em caixas eletrônicos e postos de pedágios. “Há muito tempo, estávamos nos preparando para o combate desta quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos, já havíamos detectado o grupo e estávamos rastreando as lideranças e reforçamos o efetivo na região”, explica o secretário de segurança pública (SSP), Airton Michels.
A partir de informações obtidas através do rastreamento do grupo, realizado pela inteligência da BM, um contigente maior das forças de segurança estava mobilizado no entorno da cidade, o que “possibilitou uma reação rápida”, aponta Michels. A operação foi realizada pela Brigada Militar e Polícia Civil.
Por 20 horas, nove reféns foram mantidos em cativeiro pelos criminosos, que invadiram,com auxílio de explosivos, uma fábrica de joias, em Cotiporã, na noite de domingo. “A orientação do governador era para preservar a vida dos reféns, então agimos da forma mais prudente possível”, lembra o secretário. Durante troca de tiros com PMs, três criminosos foram mortos, um deles era o assaltante mais procurado do Estado. Os demais levaram os réfens para a mata, na localidade conhecida como Morro do Céu. Por volta das 23h, a Brigada Militar e Polícia Civil resgataram todos os réfens, que não sofreram agressões
Texto: Anna Magagnin
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...