Powered By Blogger

quarta-feira, março 27, 2013

Estudo vai auxiliar no combate a assaltos a postos de combustíveis


26 de Março de 2013 
Em reunião com representantes do setor, Michels confirmou estudo para auxiliar no combate a assaltos
Em reunião com representantes do setor, Michels confirmou estudo para auxiliar no combate a assaltos
Um estudo técnico que apontará os fatores que levaram ao aumento do número de assaltos em postos de combustíveis em Porto Alegre auxiliará no combate a este tipo de crime. A medida foi anunciada nesta terça-feira (26) pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, a representantes do setor. 

Michels destacou a importância do estudo para detectar o "aumento expressivo e atípico" dos assaltos na Capital. "É uma questão complexa e que precisamos resolver investindo em inteligência". O secretário ressaltou o investimento em equipamentos e a contratação de efetivo, como a previsão de mais 570 policiais militares para reforçar o policiamento nas ruas de Porto Alegre. 

O secretário acrescentou que, neste ano, já ocorreram sete Operações Pré-Sal, voltadas ao combate a assaltos em postos de combustíveis. Em cada uma delas foram detidos cerca de 10 suspeitos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo, Angelo Martins, elogiou o resultado da reunião. "A solução tem que ser alcançada com eficiência e não apenas com rapidez".

O encontro também teve a presença do presidente da Sulpetro, Adão Oliveira; do vice, Francisco Cyrillo da Costa; e do diretor da Comercial Buffon Combustíveis e Transportes, Ildo Buffon.
Texto e foto: Patrícia Lemos

Bombeiros e UFRGS promovem seminário sobre incêndios e atendimento a desastres


26 de Março de 2013
Questões relativas ao aprimoramento de ações de prevenção a incêndio, da legislação pertinente ao assunto e de protocolos de atendimento a vítimas e familiares serão tratadas no 5º Seminário de Segurança contra Incêndio e Atendimento a Desastres, nesta quarta-feira (27). O encontro ocorre no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354, centro), entre 13h30 e 21h30. 

O seminário terá a participação de palestrantes internacionais. O doutor em engenharia civil e membro da Comissão Europeia de Normalização em Segurança Contra Incêndio de Edificações, português Carlos Alberto Pina dos Santos, fará palestra sobre a classificação dos materiais de revestimento quanto à reação ao fogo. 
Já o psicólogo norte-americano Gilbert Reyes, membro do Comitê de Respostas a Desastres da Associação Americana de Psicologia, que atendeu vítimas e familiares do desabamento das torres do World Trade Center, em Nova Iorque, falará sobre contribuições da psicologia no gerenciamento de situações de incêndio e a importância do cuidado da saúde mental à população e aos profissionais de primeira resposta em desastres. 

Os outros palestrantes são o tenente-coronel Adriano Krukoski Ferreira, comandante do 1º CRB, engenheiro civil, especialista em segurança contra incêndio em edificações, e o tenente-coronel George Barbosa Braga, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, doutor em física e especialista em simulação computacional da dinâmica de incêndios. Braga tratará sobre perícia e investigação de incêndios como contribuição ao aprimoramento técnico e científico da segurança contra sinistros e Krukoski abordará a modernização da legislação contra incêndios no Rio Grande do Sul. 

Conforme o tenente-coronel Krukoski, o seminário se apresenta como uma iniciativa inédita no país porque o programa está reunindo profissionais da engenharia e da psicologia em torno da prevenção de sinistros. "Prevenir incêndios e atender às vítimas desses infortúnios requer conhecimento de diversas áreas técnicas e científicas, em especial da engenharia, psicologia e direito. Desse modo, entender o comportamento humano e as reações emocionais durante e após o incêndio pode contribuir para melhor gerenciar as situações de crise", explica o oficial. 

O evento é dirigido a autoridades públicas, bombeiros, agentes da defesa civil e profissionais de psicologia, engenharia, arquitetura e urbanismo. As inscrições estão esgotadas. 

O evento é promovido pela Brigada Militar, por meio do 1º Comando Regional de Bombeiros (1º CRB), Centro Universitário de Estudos e Pesquisas em Desastres (CEPED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), CREA-RS e Associação Sul-rio-grandense de Engenharia e Segurança (Ares). E tem apoio da Assembleia Legislativa, Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Hotel Embaixador, ST Arquitetura e Meio Ambiente, Fundação Brigada Militar e Comitê Técnico de Normalização de Segurança Contra Incêndio e Pânico da ABNT (CB-24).  

Texto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom

Susepe assina convênio com Fundação Patronato Lima Drummond na Capital


27 de Março de 2013 
A unidade prisional está localizada na avenida Teresópolis, 2.380, em Porto Alegre
A unidade prisional está localizada na avenida Teresópolis, 2.380, em Porto Alegre

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) assina, nesta quarta-feira (27), às 10h, convênio que dispõe sobre o uso de parte da área pertencente à Fundação Patronato Lima Drummond para recolhimento e tratamento penal.

A unidade prisional está localizada na avenida Teresópolis, 2.380, em Porto Alegre. O espaço, autorizado e regularizado por meio do dispositivo, compreende: dois alojamentos, cozinha geral, sala, alojamento para plantão de guarda, prédio da cozinha de uso dos servidores, sala dos técnicos e direção, além da área comum da unidade prisional.

Referência
A Fundação já atende 76 apenados dos regimes aberto e semiaberto e é referência na recuperação social de apenados no Rio Grande do Sul. Quase todos os recolhidos ao local desenvolvem alguma atividade de trabalho, sendo o histórico de fugas e tentativas próximo de zero.

Cabe à Fundação fiscalizar os serviços especializados e desenvolvidos pela Susepe, de acordo com artigos 78 e 79 da Lei 7.210/8, visando à individualização da pena, os programas de tratamento e inclusão social. Composto por oito cláusulas, o documento tem vigência de 12 meses, tratando desde manutenção, verbas, responsabilidades e obrigatoriedade de ambas as partes, podendo ser prorrogado ou alterado mediante termo aditivo.

Regulamentado
A ação busca, ainda, regulamentar a parceria de trabalho entre as duas instituições que já dura mais de três décadas.Contudo, por quase dez anos, o documento deixou de ser atualizado. Para a direção da Susepe, trata-se de reconhecimento na recuperação social dos apenados iniciada pela fundadora do Patronato, a assistente social, Maria Tavares, de 101 anos.

Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...