Powered By Blogger

quinta-feira, outubro 25, 2012

Internação compulsória temporária de viciados em crack


ZERO HORA. 
Ao propor uma política pública que prevê a internação compulsória temporária de viciados em crack, o prefeito carioca Eduardo Paes (PMDB) recolocou na pauta do país, esta semana, a questão do tratamento de dependentes químicos. 

Atualmente, a legislação brasileira permite o recolhimento involuntário de usuários de drogas apenas quando existe autorização judicial baseada em laudo médico que comprove a incapacidade do paciente para conviver socialmente. 

Na visão de Paes, que nesta quinta-feira terá audiência com o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, para tratar do assunto, o dependente de crack não tem condições de tomar decisões, o que justificaria a intervenção do poder público em sua defesa.

Simpósio de Segurança Pública na Fronteira termina com debate sobre política de pessoal


25 de Outubro de 2012 
No município do Chuí, fronteira com o Uruguai, localizado no extremo sul do Estado, durante os dias 23 e 24, aconteceu o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Rio Grande do Sul. O objetivo foi debater as estratégias da segurança e traçar ações transversais para os mais de 16 mil quilômetros de fronteiras no Brasil e combater a criminalidade. Nesta quinta-feira (25) acontece a visita técnica dos gestores aos municípios do Chuí, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande.
O segundo dia do encontro foi marcado por reuniões de secretários executivos do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) e da I Reunião Técnica de Política de Pessoal para Servidores de Segurança Pública de Fronteira. O grupo de trabalho de Política de Pessoal, começou o debate a partir da apresentação da coordenadora do Projeto Qualidade de Vida da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Tatiana Vasconcelos, que falou sobre as Diretrizes para a política de pessoal dos operadores de segurança pública de fronteira, com a apresentação dos representantes estaduais.
"É preciso preparo emocional para a atuação, investimento em ações de caráter educativo e preventivo, visando à saúde mental e a melhoria das condições de trabalho e das relações interpessoais, além da promoção da capacitação continuada", ressaltou Tatiana.
A consultora em segurança pública, Anelise Baltazar, falou sobre a regulamentação da fronteira brasileira, apresentando os principais problemas enfrentados pelos gestores de segurança. "A presença do profissional de segurança na fronteira é um desafio", enfatizando ser necessário a presença permanente do Estado na fronteira, por meio de atividades sistemáticas e integradas das instituições de segurança pública para prevenir e realizar ações de repressão a violência e criminalidade.
Após as apresentações, os participantes foram divididos em grupos para debater e formular sugestões sobre temas que irão compor o questionário de pesquisa sobre os servidores da segurança pública que atuam na região de fronteira. O diagnóstico do questionário tem publicação prevista para o mês de março de 2013.
Texto: Alexandra Saraiva e Daiane Roldão 
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...