Powered By Blogger

quinta-feira, março 07, 2013

Policiais receberão coletes adaptados ao corpo feminino


07 de Março de 2013 
Pela primeira vez, depois de 26 anos integrando o efetivo da Brigada Militar, as policiais militares femininas, receberão coletes balísticos adequados ao seu corpo. O governador do Estado Tarso Genro repassará os coletes com bojo às brigadianas do policiamento ostensivo nesta quinta-feira (07), às 14h30, no Largo Glênio Peres, durante o evento "RS Lilás: mais autonomia para as mulheres gaúchas", simbolizando o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado em 08 de março. 

A Brigada Militar conta com um efetivo feminino de 2.832 policiais, sendo que 1.825 atuam no policiamento ostensivo e 63 no Corpo de Bombeiros, representando 67% do total na atividade-fim da corporação. 

Foram adquiridos 250 coletes balísticos com bojo no valor aproximado de R$ 133 mil. Para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, esta é uma conquista histórica. "Depois de 26 anos do ingresso das mulheres na Brigada Militar, a Instituição dá este passo para a consolidação de uma necessidade das policiais femininas, a partir da compreensão da anatomia diferenciada entre o gênero masculino e feminino", afirma o coronel Fábio. 

Segundo o oficial, a corporação é a primeira polícia militar da região Sul do País a adquirir coletes próprios para o seu efetivo feminino. 

Também serão entregues pelo governador Tarso Genro quatro viaturas para serem usadas pela Patrulha Maria da Penha nos Territórios de Paz Rubem Berta, Restinga, Lomba do Pinheiro e Santa Tereza, na Capital. 

Texto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom 

Secretaria da Segurança participa de audiência pública da Comissão da Verdade


06 de Março de 2013 
Representando a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e as vinculadas, a diretora da Escola dos Serviços Penitenciários (ESP), Christiane Russomano Freire, vai participar da audiência pública "Mulheres Na Resistência À Ditadura - Relatos à Comissão Estadual da Verdade", no auditório da Ajuris, dia 8 de março. 
Realizado pela Comissão Estadual da Verdade, o ato vai contar com a presença do governador Tarso Genro e é alusivo ao Dia Internacional da Mulher. 

Está prevista a participação de três mulheres que lutaram pela democracia durante regime militar (1960-1970). Elas vão abordar as violações dos direitos humanos, contando suas experiências nos calabouços da ditadura. Seus relatos farão parte do relatório final da Comissão Estadual da Verdade. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...