Powered By Blogger

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Cidades do RS em situação de emergência devido à estiagem

Mais 2 cidades do RS decretam situação de emergência devido à estiagem

Sobe para 17 os municípios nesta situação; devido às chuvas, outros seis também estão em emergência

31 de janeiro de 2011 
Solange Spigliatti - Central de Notícias
SÃO PAULO - Mais dois municípios gaúchos decretaram situação de emergência por conta da estiagem que atinge a metade sul do Estado.
Na tarde de sexta-feira, 28, os municípios de Jaguarão e Rosário do Sul encaminharam a Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED), subindo para 17 os municípios nesta situação.
Chuvas. Em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de janeiro, seis municípios também decretaram Situação de Emergência: Três Cachoeiras, Torres, Arroio do Sal, Nova Hartz, Terra de Areia e Mariano Moro.

'Janeiro quente' do MST tem recorde de invasões em SP

Pressão por reforma agrária faz movimento invadir 26 propriedades no Estado

31 de janeiro de 2011 

José Maria Tomazela, de O Estado de S. Paulo


SOROCABA - O "janeiro quente" do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), para cobrar a reforma agrária no início do governo da petista Dilma Rousseff, terminou com recorde de invasões no Estado de São Paulo. Na madrugada desta segunda, 31, cerca de 100 militantes invadiram a Fazenda São Pedro de Aracanguá, de 730 hectares, no município de Santo Antonio de Aracanguá, região de Araçatuba, noroeste do Estado. Com essa, somam 26 as fazendas invadidas no Estado por grupos de sem-terra liderados pelo MST - a maior mobilização pela reforma agrária no mês de janeiro dos últimos dez anos. Foram ainda ocupadas quatro repartições públicas e montados 19 acampamentos na frente de propriedades rurais.


A jornada de lutas do MST atingiu outros Estados - o número de ações por Estado ainda está sendo contabilizado -, mas não com a mesma intensidade que em São Paulo. A ala do movimento ligada a José Rainha Júnior, com o apoio de outros grupos, como o Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), foi responsável por 23 invasões. A Fazenda Santo Antonio de Aracanguá é a única que permanece invadida. O coordenador Claudemir Silva Novais disse que as terras foram consideradas improdutivas. O decreto para desapropriação em favor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi assinado em dezembro de 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. "Queremos saber por que até agora o assentamento não saiu", disse.


De acordo com Novais, em 2005 a área foi dividida entre vários donos. Um dos proprietários, Pedro Augusto Ribeiro, denunciou a invasão à Polícia Civil na manhã de hoje. Segundo ele, a área está ocupada com criação de gado e lavouras. O dono vai entrar com ação de reintegração de posse. O coordenador do MST disse que, se a Justiça der liminar, os sem-terra desocupam a fazenda. "Antes vamos querer que o Incra se pronuncie." A superintendência do Incra em São Paulo foi acionada pela reportagem, mas informou, através da assessoria de imprensa, que não poderia se manifestar sobre a invasão hoje.

Polícia prende 16 pessoas em operação contra o tráfico

Polícia prende 16 pessoas em operação contra o tráfico de drogas no norte gaúcho

Foram apreendidos cinco quilos de crack e cocaínaForam apreendidos cinco quilos de crack e cocaína, o suficiente para produzir 30 mil pedras de crack - Mateus Rodighero / Agência RBS


Uma operação contra o tráfico de drogas no norte do Estado resultou na prisão de 16 pessoas na manhã desta segunda-feira. A investigação da Polícia Civil durou sete meses. O grupo fazia a distribuição da droga em pelo menos nove municípios da região. As prisões foram em Passo Fundo, Getúlio Vargas, Casca, Tapejara, Marau, Guaporé, Nova Bassano, Paraí e Nova Araçá.

Em uma casa, no interior de Passo Fundo, a polícia localizou o depósito da quadriha. No local, estavam cinco quilos de crack e cocaína. Segundo a polícia, droga suficiente para produzir 30 mil pedras de crack. Uma parte da droga estava escondida dentro de um urso de pelúcia. A Operação Atacado reuniu 100 policiais civis.
RBS TV PASSO FUNDO

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...