Powered By Blogger

sexta-feira, julho 19, 2013

Brigada Militar lança em Santana do Livramento a 24ª Operação Simultânea

18 de Julho de 2013 
Para incentivar o trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil, Argentina, Uruguai e do Paraguai, a Brigada Militar fará, no próximo sábado (20), o lançamento da 24ª Operação Simultânea. O programa promove o alinhamento de ações de segurança entre os países. 

A solenidade de lançamento será presidida pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, e coordenada pelo comandante Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste (CRPO/FO), coronel Iguaraçú Ricardo da Silva. Está prevista a participação de autoridades civis e militares do Brasil - dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; da Argentina, Província de Missiones e Província de Corrientes; do Uruguai e do Paraguai. 

Há décadas, a Brigada Militar vem incentivando o trabalho integrado entre as forças de segurança dos países fronteiriços com o Rio Grande do Sul através das lideranças das diversas regiões. Com a facilidade de acesso à informação, importação e exportação - que da mesma forma facilita a ocorrência do delito transnacional ou transfronteiriço - a BM considera fundamental a atuação continuada de todas as forças policiais e forças armadas. A finalidade é desenvolver um padrão de procedimentos para a atuação integrada das instituições nas áreas de fronteira, com vistas à consolidação do Sistema Transnacional de Segurança Pública. O resultado esperado é o bem estar social das comunidades fronteiriças. 

Texto: Imprensa BM
Edição: Redação Secom

Penitenciária de Arroio dos Ratos qualifica apenados com o programa Cozinha Brasil

18 de Julho de 2013
Foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável
Foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (Pear), capacita 30 detentos no programa Cozinha Brasil. O curso, que se iniciou na segunda-feira (15), termina nesta quinta-feira (18), tem carga horária de 10 horas. 

Em quatro dias de aula, ministradas pela nutricionista do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Lisandra da Rosa, foram abordados tópicos como limpeza, manipulação e conservação de alimentos, nutrição saudável e alimentos funcionais. As aulas práticas contaram com a elaboração de receitas que visavam o aproveitamento integral dos alimentos usados, utilizando cascas, talos e sementes. 

Na penitenciária existem três cozinhas, e todas as refeições servidas são elaboradas pelos próprios apenados. Com isso, o programa, além de promover a qualificação e certificação profissional, importantes para o tratamento penal e reinserção social, aperfeiçoou os pratos servidos na casa prisional. 

A viabilização do curso teve o apoio da direção, equipe de segurança e setor técnico da Pear, do Departamento de Tratamento Penal da Susepe (DTP) e do Sesi. Segundo a nutricionista do DTP, Cintia Toscan, "é visível a satisfação dos apenados em poder participar do projeto, tirar dúvidas e ainda degustar os pratos produzidos em aula". 

Cozinha Brasil 
Desde janeiro de 2005, o Cozinha Brasil vem promovendo a educação alimentar e valorização da renda familiar dos gaúchos, com o programa que auxilia no aproveitamento total dos alimentos. A capacitação é feita de forma gratuita, por meio da parceria do Sesi com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Texto e foto: Assessoria de Imprensa Susepe
Edição: Redação Secom 

Governo reúne-se com funcionários da Carris para tratar medidas de segurança no transporte público

17 de Julho de 2013 
Michels destacou que o Governo está providenciando soluções para diminuir assaltos nos coletivos
Michels destacou que o Governo está providenciando soluções para diminuir assaltos nos coletivos
A Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar e Polícia Civil reuniram-se, nesta quarta-feira (17), com funcionários da Companhia Carris Porto-Alegrense para dialogar sobre segurança, mudanças na atuação da Brigada Militar nas barreiras e atendimento aos motoristas e cobradores pelo telefone 190. 

Durante a reunião, os representantes da empresa de ônibus reivindicaram mais agilidade no atendimento das chamadas e solicitaram que a Brigada Militar retome as barreiras onde os passageiros também passavam por revista. Segundo o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, serão tomadas providências para que essas solicitações se encaminhem para todas as empresas do ramo. "Estamos cientes e sensibilizados com o problema. Por isso, estamos providenciando soluções para amenizar os assaltos nos coletivos e aumentar a sensação de segurança dos servidores e passageiros." 

O comandante do Policiamento da Capital, João Diniz Prates Godoi, anunciou mudanças no procedimento das barreiras como os servidores solicitaram, além das abordagens a suspeitos nos corredores de ônibus e a otimização no atendimento pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). 

Para a comandante do 19º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Nádia Gerhard, é fundamental que após o assalto a empresa comunique a Brigada Militar pelo 190. "Para agilizar o procedimento, ou até mesmo efetuar a prisão em flagrante, a polícia tem que ser avisada o quanto antes. O boletim de ocorrência pode ser feito no próprio local pelo policial militar." 

Texto e foto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom 

Apenados em Montenegro trabalham na fabricação de bolas

17 de Julho de 2013 
Mais 20 apenados começaram a trabalhar esta semana na atividade que já é desenvolvida há 10 anos
Mais 20 apenados começaram a trabalhar esta semana na atividade que já é desenvolvida há 10 anos
Na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (PMEM), mais 20 apenados começaram a trabalhar, nesta quarta-feira (17), na costura de bolas de futebol. A atividade é desenvolvida a partir de um Protocolo de Ação Conjunta com a artesã Roselaine Terezinha Vaz da Rosa, que comercializa o produto. Esta é a quinta empresa a firmar contrato com o presídio, que chega ao total de 208 presos nesta atividade - a costura de bola existe há mais de 10 anos no presídio. 

De acordo com o Departamento de Tratamento Penal da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), além da oportunidade de inserção social, os apenados que realizam o trabalho têm direito a remuneração e remição da pena - para cada três dias trabalhados, um dia de pena é abonado. A garantia está prevista na Lei das Execuções Penais (LEP). 

Texto e foto: Guilherme Engelke
Edição: Redação Secom (

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...