Powered By Blogger

quarta-feira, abril 02, 2014

FAB compra novo drone para vigiar estádios durante a Copa do Mundo

Hermes 900 tem alcance ilimitado e atinge até 9 mil metros de altitude.

Modelo, usado no México, Colômbia e Chile, tem 10 câmeras anexadas.

Do G1, em São Paulo

Hermes 900 tem maior autonomia e alcance ilimitado (Foto: FAB/divulgação)
Hermes 900 tem maior autonomia e alcance ilimitado
(Foto: FAB/divulgação)

A Força Aérea Brasileira (FAB) comprou um novo drone para vigiar os estádios durante a Copa do Mundo.

Uma unidade do modelo Hermes 900, fabricado pela israelense Elbit Systems, chegará em maio e já estará pronto para a competição, que começa em junho, informou o chefe do Centro de Logística da Aeronáutica, brigadeiro Ricardo Mangrich.
A Aeronáutica já possui quatro modelos menores, os Hermes 450, que são usados desde 2011 para apoiar ações nas fronteiras, localizando áreas de narcotráfico e de contrabando durante as operações conjuntas das Forças Armadas.

O contrato, de US$ 8 milhões, inclui suporte logístico e garantia de um ano do equipamento.
O Hermes 900 tem autonomia de voo de até 30 horas e pode chegar a uma altitude de até 9 mil metros. O alcance do modelo, que pesa 1.180 kg, é ilimitado, diz a FAB.

Já o Hermes 450, operado até o momento, tem autonomia de até 16 horas e chegava ao teto de 5 km de altitude.
O novo vant (veículo aéreo não tripulado), como é chamado no Brasil, terá um sistema chamado "SkEye", que comporta um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permitem a vigilância de uma região inteira, visualizando vários alvos e posições ao mesmo tempo.
Para operar o sistema é necessário 10 pessoas. A Aeronáutica informou que o contrato foi assinado no dia 19 de março e será operado pelo Esquadrão Hórus, sediado em Santa Maria (RS),

Nas Américas, o Hermes 900 é operado pelo México, Colômbia e Chile.
Além da Aeronáutica, a Polícia Federal também opera drones israelenses, mas do modelo Heron, da concorrente Israel Aeroespace Industries (IAI). Estes modelos pesam até 1.100 kg e possuem autonomia de até 36 horas. O modelo foi usado durante a investigação que culminou com a prisão do traficante Menor P., suspeito de liderar o tráfico na Maré, e também será usado durante uma operação conjunta que será realizada pelos órgãos de segurança pública e os militares para ocupar a região, no domingo (30).
 
drones pf fab (Foto: Arte G1)

Chave tipo cartão magnético: CUIDADO !

Não sei se é verdadeiro... mas, na dúvida, ... vamos nos precaver ...

Para quem viaja e está pegando hotéis com novo tipo de chave, e mesmo porque logo a maioria estará com este tipo de chave = cartão magnético para abrir as portas, quase igual ao cartão de crédito.
Bom saber mesmo !!!

CHAVES MAGNÉTICAS DE HOTÉIS
Alguma vez você já se perguntou o que está armazenado nas chaves magnéticas (que se assemelham aos cartões de crédito) dos hotéis?


Veja as informações e mude seus hábitos:
a. Nome do hóspede
b. RG, CPF
c. Endereço do hóspede
d. Número do apartamento do hotel
e. Datas do check-in e ckeck-out
f. Número do cartão de crédito, e sua data de validade!


Quando você as devolve na recepção, suas informações ficam lá disponíveis para qualquer funcionário com acesso ao 'scanner' do hotel.


Ou ainda, um funcionário pode levar um Monte delas para Casa e, utilizando um aparelho de 'scanner' magnético, ter acesso às suas informações e sair gastando pela Internet.


Simplificando, os hotéis não apagam as informações das chaves magnéticas até que um novo hóspede faça uso delas, quando suas informações sobrescreverá as do antigo hóspede. Mas até que a chave seja re-utilizada, ela FICA, geralmente, na gaveta da recepção com as suas informações que nela foram "armazenadas".


Resumindo:
1. Guarde com você suas chaves magnéticas, leve-as para casa ou as destrua.


2. Nunca as deixe no quarto, no lixo do banheiro e JAMAIS as devolva para a recepção quando estiver fazendo o check-out. Os hotéis não podem cobrar pelas chaves (é ilegal) e você terá certeza de que não estará deixando um monte de informações pessoais valiosas que podem ser facilmente acessadas, e utilizadas, com um 'scanner' magnético.


3. Pela mesma razão, se você chegar ao aeroporto e descobrir que ainda está carregando a chave com você, não a jogue nas cestas de lixo.


4. Leve-a para casa e a destrua com uma tesoura, cortando principalmente a faixa magnética nas costas da chave.


Informação:
Departamento Policial Federal


Por favor repasse para amigos e familiares!!!

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...