Powered By Blogger

terça-feira, julho 16, 2013

Susepe adquire 57 novas viaturas com 20% de economia para os cofres públicos

15 de Julho de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmou contrato com a empresa Peugeot Citroën do Brasil para a compra de 47 novas viaturas-xadrez para transporte de apenados. A empresa também fornecerá outros dez veículos de mesmo tipo, que serão doados à Susepe pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), totalizando 57. Trata-se da maior aquisição de veículos em grande volume na história da instituição. A capacidade das viaturas é para oito presos. 

De acordo com o diretor do Departamento Administrativo da Susepe, Giovani Moreira, a opção foi fazer a aquisição através do registro de preços realizado pelo Depen. "Essa forma apresentou-se economicamente favorável em 20% em relação ao processo licitatório conduzido no final do ano passado", assegurou. Giovani acrescenta que a modalidade representou uma economia aos cofres públicos de R$ 26 mil por veículo em relação a outros orçamentos, e de R$ 1,2 milhão na compra de 47 unidades. 

Segundo o titular da Susepe, Gelson Treiesleben, com as dez viaturas que serão viabilizadas pelo Depen, somadas às 47 adquiridas pelo órgão, serão colocadas em circulação um total de 57 novos veículos-xadrez para atender o sistema carcerário de todo o Rio Grande do Sul. "Os veículos deverão estar à disposição da Susepe até o final de setembro", concluiu. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Detentos do Presídio Central terão cursos de culinária na própria instituição

15 de Julho de 2013 
A nova cozinha geral, inaugurada no começo deste ano, serve 15 mil refeições diárias
A nova cozinha geral, inaugurada no começo deste ano, serve 15 mil refeições diárias
O Presídio Central oferecerá cursos de culinária aos 60 presos que trabalham na cozinha geral até o final deste ano. O espaço, que inclui uma sala de aula e uma cozinha, está pronto, faltando apenas a instalação dos móveis e equipamentos. 

Conforme o subdiretor da instituição, major Dagoberto Albuquerque da Costa, a intenção é qualificar ainda mais as refeições servidas aos presos e profissionalizá-los. "Eles sairão daqui com certificado. Podemos encaminhá-los ao mercado de trabalho por meio dos assistentes sociais", diz, ressaltando que a ideia é, posteriormente, estender os cursos a todos os detentos que estiverem interessados. 

Melhorias na cozinha geral A implantação dos cursos é uma das iniciativas que integra o conjunto de ações realizadas desde o ano passado na melhoria da qualidade da alimentação no Central. O chefe da cozinha geral, tenente Jorge Luiz Beckers, vem trabalhando no aprimoramento do preparo dos alimentos. "Todos são uniformizados com jalecos, toucas e botas específicas", acrescenta.

Além disso, mais oito policiais auxiliam na cozinha. O cardápio é supervisionado por uma nutricionista e, para os hipertensos, soropositivos, diabéticos e celíacos - intolerantes a glúten - a comida é feita separadamente. O resultado é visto na prática: antigamente cerca de 17 tonéis de comida por dia iam para o lixo. Hoje, quando há desperdício, são no máximo três. 

Secretário da Segurança Pública almoça no Central Quem conferiu de perto as melhorias foi o secretário da Segurança Pública, Airton Michels; o superintendente da Susepe, Gelson Treisleben; e diretores que almoçaram no Presídio Central, no dia 03. No cardápio: peixe frito, carne de panela com batata, arroz, feijão, couve, macarrão e salada. "Trabalhamos para que a estadia dos detentos aqui seja o menos sofrida possível. Cada vez que voltamos é possível perceber uma evolução", declarou Michels. 

Reformas A nova cozinha geral, inaugurada no começo deste ano, serve 15 mil refeições diárias, entre café, almoço e janta. O local recebeu 145 m² de piso de basalto, bancadas, cinco panelões com capacidade de 500 litros, além de coifas. Ainda foi feita reforma na rede de esgoto, tudo realizado com mão de obra prisional. 


Texto: Patrícia Lemos
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...