Powered By Blogger

quinta-feira, abril 04, 2013

Comando Ambiental da Brigada Militar recebe qualificação em idiomas para Copa


02 de Abril de 2013 

Capacitação facilitará o tratamento aos turistas e a execução da atividade de proteção ambiental
Capacitação facilitará o tratamento aos turistas e a execução da atividade de proteção ambiental
As duas primeiras turmas da Brigada Militar beneficiadas pelo curso de inglês e espanhol do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa na Empresa, concluem a capacitação neste mês de abril. Ao todo, 56 policiais lotados na capital gaúcha participaram da formação que busca a qualificação para Copa do Mundo de 2014. 

Os servidores do Comando Ambiental da BM participaram da formação de 160 horas/aula  oferecida pelo Ministério do Turismo e viabilizada através da parceria com a Secretaria Estadual do Turismo. "A iniciativa atende às expectativas da comunidade, na medida em que o policial militar terá melhor capacidade de diálogo e exercício da atividade laboral", ressaltou o responsável pelo Comando Ambiental da BM, coronel Ângelo Antônio Silva. Para o comandante, a capacitação facilitará o tratamento aos turistas e na execução da atividade de proteção ambiental. O Comando Ambiental da BM de Porto Alegre coordena todo o policiamento ambiental do Estado.
Texto e foto: Assessoria BM
Edição: Redação Secom

Prédio histórico que abriga presídio de Jaguarão recebe anexo com mais 60 vagas


02 de Abril de 2013 
A ocupação das alas destinadas aos regimes aberto e semiaberto do Presídio Estadual de Jaguarão começam nesta semana com a transferência de 44 apenados. O anexo foi construído junto ao prédio erguido em 1852 em estilo arquitetônico barroco e tombado como patrimônio nacional. 

Com capacidade para 60 vagas, o novo espaço vai oferecer ainda uma ala que abrigará dez mulheres que cumprem sentença em outras unidades. De acordo com o superintendente adjunto dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mario Pelz, com a redução da superlotação será possível implementar com mais dinamismo o sistema de classificação de presos, que já vem ocorrendo na casa prisional.
Conforme o delegado penitenciário da 5ª Região, Aladino Gomes, o investimento de R$ 40 mil na construção do prédio é oriundo de recursos de Varas de Execuções Criminais de comarcas de Jaguarão, Arroio Grande e Herval. 

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Brigada Militar e prefeitura de Cachoeirinha firmam convênio para videomonitoramento no município


Ato reuniu secretário da Segurança, Aiton Michles, e o comandante-geral da BM, Fábio Fernandes
Ato reuniu secretário da Segurança, Aiton Michles, e o comandante-geral da BM, Fábio Fernandes
O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha firmaram convênio para a instalação da Sala de Operações Policiais Militares no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) do município. O documento foi assinado nesta segunda-feira (1º) pelo secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, e o prefeito Luiz Vicente da Cunha Pires. O ato ocorreu na Secretaria Municipal da Segurança Pública, onde está instalado o Ciosp, que já opera desde o final de 2009 com a Central de Videomonitoramento controlada pela Guarda Municipal. 

O Ciosp controla 35 câmeras de vigilância eletrônica distribuidas  pela cidade, e no 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) há o espelhamento das imagens, além do contato via telefone e rádio entre a Guarda Municipal e a Brigada Militar. A partir do convênio, será montada uma sala com os equipamentos do videomonitoramento e policias militares vão compartilhar o trabalho com a equipe da Secretaria Municipal da Segurança Pública. O investimento será de R$ 54 mil. 

As autoridades presentes foram unânimes em destacar a importância da integração entre o Estado e os municípios para resultados eficazes na redução da criminalidade. O secretário Airton Michels disse que, além dos recursos humanos e da tecnologia, a parceria entre os órgãos tem sido significativa para a solução das questões de segurança pública. "Todo empenho, ações de inteligência e parcerias na busca do enfrentamento da violência e da criminalidade são essenciais para a sociedade", falou Michels. 

Para o coronel Fábio Fernandes, o aporte tecnológico e a integração entre os poderes de todas as esferas contribuem para a qualidade dos serviços de segurança. "A interlocução entre todos os atores que desenvolvem as políticas de segurança pública dá resultado na minimização dos efeitos da criminalidade", afirmou o comandante-geral da Brigada Militar. 

O prefeito Vicente Pires lembrou que o Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) foi criado quando o governador Tarso Genro era Ministro da Justiça. "O Pronasci possibilitou a humanização da segurança pública para atuação mais efetiva no combate à criminalidade, com o auxílio da inteligência e da tecnologia", declarou o prefeito. 

Acompanharam a assinatura do convênio, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro; os comandantes do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno, e do 26º BPM, tenente-coronel Luis Fernando Thomé Malabarba; o gestor do convênio pela Brigada Militar, major Luiz Fernando Rodrigues; o secretário municipal da Segurança Pública e Direitos Humanos, Airton de Souza Espíndola; o vereador Marco Barbosa e o delegado de Polícia Civil Rafael Liedtke. 

Texto e foto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom 

Governador autoriza concurso público para contratação de 2 mil policiais para a BM


Governador Tarso Genro assina expediente que autoriza a realização de concurso para contratação de mais dois mil brigadianos
Governador Tarso Genro assina expediente que autoriza a realização de concurso para contratação de mais dois mil brigadianos
O governador Tarso Genro autorizou, nesta terça-feira (2), a abertura de concurso público para contratação de 2 mil soldados para a Brigada Militar. A inclusão dos novos policiais ocorrerá em duas etapas: mil serão incorporados ainda neste ano e o restante até o segundo semestre de 2014. 

Conforme o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, o edital será publicado nos próximos dias e o novo contingente será distribuído em todo o Estado. "Vamos avaliar o contexto das regiões mais necessitadas, mas todo o Estado receberá novos policiais". 

Michels informou também que, em breve, serão contratados mais 700 policiais civis e 1,4 mil agentes para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). "O ingresso desses novos agentes da Susepe é muito importante porque irá liberar cerca de 800 homens da BM que atualmente atuam nos presídios da Região Metropolitana". 

A previsão do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, é de que os primeiros mil soldados estejam nas ruas até abril de 2014, após o período de treinamento. "Este é o tempo necessário para a formação, instrução e qualificação desses novos servidores antes de atuar no policiamento". 

Em 2012, o Governo do Estado realizou concurso para ingresso de outros 2.580 soldados. Este efetivo está concluindo o treinamento e deverá estar nas ruas até o final deste mês. No total, serão 4,5 mil policiais incorporados à Brigada Militar até o final de 2014, e 1,5 mil na Polícia Civil. Já a Susepe terá 2,2 mil novos agentes, o que representa mais de 70% efetivo atual. 

Texto: Juliano Pilau
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom 

Penitenciária Modulada Estadual de Osório recebe o Pronatec Prisional


02 de Abril de 2013 
Também foram entregues para 21 apenados a Carteira do Artesão
Também foram entregues para 21 apenados a Carteira do Artesão
A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), lançou, nesta terça-feira (02), o Pronatec Prisional na Penitenciária Modulada Estadual de Osório, no Litoral.
O Pronatec é um programa do Ministério da Educação e tem o objetivo de democratizar e expandir a oferta de cursos na área da educação profissional e tecnológica. Por meio da parceria entre a Susepe e a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, foi criada a versão para o sistema prisional gaúcho, direcionada a detentos de 18 a 29 anos. No total, são 2.750 vagas.
Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a importância das oportunidades oferecidas aos apenados para a realização dos trabalhos desenvolvidos por eles como forma de ressocialização. "É fundamental o trabalho nessa penitenciária para que os presos tenham uma especialização, um incentivo para voltar à sociedade e reconstruírem suas vidas. Esse é um grande passo para resolvermos os problemas da segurança pública e da execução penal", enfatizou.
Também foram entregues para 21 apenados a Carteira do Artesão, projeto que os profissionalizou pelo Sesi, Senai e Senac para comercializarem seus produtos de forma legalizada.
Para o superintendente da Susepe, Gelson Treisleben, o Projeto de Classificação de Presos -que separa detentos por condição penal - é o responsável por esse envolvimento com o trabalho dos apenados. "O empenho dessa casa prisional e a dedicação dos agentes penitenciários foi o diferencial para que fosse proporcionado esse resultado."
Participaram também do ato o superintendente adjunto dos Serviços Penitenciários, Mário Pelz, e o diretor da Penitenciária de Osório, Valdecir dos Santos.
Texto e foto: Andreza Fiuza

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...