Powered By Blogger

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Polícia Civil apreende em Taquari mais 800 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai


20/01/2011 15:04


Agentes da delegacia de Taquari realizaram, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Contra-Ataque, na Vila São Francisco, em Taquari, com a apreensão de 827 pacotes de cigarros oriundos do Paraguai, além de 240 pacotes de fumo desfiado, 50 CDs e 214 DVDs piratas.
Na ocasião foi preso em flagrante um homem de 58 anos de idade, acusado pelos crimes de descaminho e violação de direito autoral.
Fonte: DCS-PC  

Brigada Militar promove reunião técnica sobre desastres naturais




A Brigada Militar promoveu na última terça-feira (18), no Auditório do Quartel General, no centro de  Porto Alegre, uma reunião técnica sobre desastres naturais, monitoramento das águas dos rios, prevenção e combate a incêndios das empresas silvicultoras e tecnologia da informação. O evento contou com a presença do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hermito Cesar Bortoluzzi, e demais oficias da Corporação.

Foram palestrantes, Luis Carlos Pinto da Silva Filho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Centro de Ensino e Pesquisa em Desastres (CEPED/RS), Antônio Augusto Marques, representante da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), e o major Rubinei Ricardo da Silva Junior, representando o Departamento de Informática. O professor Luis Carlos abordou a temática relacionada aos prejuízos causados pelos desastres naturais e a importância de utilizar recursos técnicos para prevenção. Citando exemplos como o caso de desmoronamento de encostas, ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro. Também destacou que os desafios estão em controlar os desastres. Uma pesquisa do CEPED/RS revelou que 76% dos desastres naturais no Estado estão relacionados com a estiagem.


Uma parceria entre a Brigada Militar, UFRGS e Defesa Civil, pretende desenvolver projetos de mapeamento das áreas de risco e ocorrências de incêndios no Rio Grande do Sul, qualificar ações de prevenção, atualizar dados, criar diretrizes para ocupação do solo, além de um conjunto de ações para o planejamento urbano e prevenção de desastres naturais. Antônio Augusto apresentou o projeto da FEPAM para prevenção e combate a incêndios das empresas silvicultoras. O major Rubinei ressaltou as ferramentas de tecnologia da informação que auxiliam na gestão operacional da Brigada Militar. Através do georeferenciamento operacional são mapeadas, em tempo real, as guaritas da Operação Golfinho, número de afogamentos e salvamentos.

O subcomandante-geral da BM, coronel Altair, encerrou o evento destacando a importância da transversalidade de informações sobre questões atuais e de grande interesse para a coletividade.
Fonte: PM5-Imprensa/BM

Polícia Civil prende seis pessoas suspeitas de envolvimento na compra e venda de um bebê


19/01/2011 22:46

Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Passo Fundo prenderam, em flagrante, na tarde desta quarta-feira (19), seis pessoas  envolvidas em possível compra e venda de um bebê. A ação ocorreu na Praça Marechal Floriano, naquela cidade, quando os detidos tentavam formalizar a transação.

Segundo o delegado Gilberto Dumke, titular da DPCA, o bebê, de sexo não informado e com seis dias de vida, seria comprado pela quantia de seis mil reais e repassado para um casal da Bahia, hospedado em Passo Fundo. Três envolvidos e um advogado foram ouvidos e encaminhados ao Presídio local.
 
Fonte: DCS-PC

Perto de 15 mil peças-pirata são apreendidas pela Polícia Civil em Capão da Canoa


20/01/2011 12:28


Cerca de 15 agentes da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa, sob o comando da delegada Walquíria Meder, apreenderam, nessa quarta-feira (19), nas bancas de camelôs localizadas no centro de cidade, quase 15 mil peças entre CD's, DVD's e jogos eletrônicos pirateados. Os responsáveis pelas bancas foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência, identificados e liberados.

Suspeito de fazer roleta-russa é autuado em flagrante em Caxias do Sul


20/01/2011 12:11


A autuação em flagrante por tentativa de homicídio foi a conseqüência da atitude de um jovem de 22 anos, em Caxias do Sul. Na noite dessa quarta-feira (19), por volta das 21 h30min, ele promoveu uma “roleta-russa” e acabou ferindo à bala duas mulheres, de 16 e 18 anos de idade, em uma residência do bairro Nossa Senhora de Fátima.
As mulheres foram socorridas pelo responsável pelos disparos e levadas ao Hospital Pompéia, naquela cidade. A menor foi atendida e liberada, a outra, de 18 anos, continua internada no Hospital, em estado grave, porém estável. A arma não foi localizada. Inquérito policial será instaurado na 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Caxias do Sul.
Conforme o delegado Caio Márcio Brisolla Fernandes, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), de Caxias do Sul, o rapaz, após prestar depoimento foi encaminhado ao Presídio de Caxias do Sul.
Fonte: DCS-PC

Agentes da Susepe interceptam celulares na Penitenciária de Osório


20/01/2011 11:59

Agentes da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) interceptaram, nessa quarta-feira (19), o ingresso de uma mochila contendo inúmeros materiais ilícitos, que foi lançada por cima do muro, no prédio anexo do regime semiaberto. Através de uma denúncia feita à direção da PMEO e a Delegacia de Polícia de Tramandaí, uma equipe de agentes de plantão ficou mobilizada no aguardo da mochila, rapidamente isolou o local e deteve os dois apenados que aguardavam.
Foram apreendidos seis celulares, seis baterias e 12 carregadores. O material e os dois apenados foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Osório, para o registro dos fatos. Os dois detentos responderão a um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD).
Fonte: Ascom Susepe

Governo assina termo de reingresso do Rio Grande do Sul no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)

20/01/2011

Nesta sexta-feira (21), o governador Tarso Genro e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinam o termo de reingresso do Rio Grande do Sul no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O convênio anterior havia terminado em 31 de dezembro e não foi renovado. Essa recomposição permite que o Estado dê continuidade de várias atividades que estão em andamento e receba novos investimentos. A cerimônia de assinatura será no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, às 10h.
No Rio Grande do Sul, está sendo estruturado o Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci). Conforme o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, serão mantidas as mesmas bases do Pronasci, integrando diferentes setores do Estado, numa ação transversal.

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...