Powered By Blogger

terça-feira, dezembro 06, 2011

PRF e Exército realizam operação na fronteira com a Argentina

Força Aérea Brasileira também oferece apoio na logística da operação
 
 
Roberto Witter
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Uruguaiana iniciou na tarde desta terça-feira uma operação na Ponte Internacional e em demais bairros da cidade, para combater o contrabando vindo da Argentina. A ação conta com 30 agentes da PRF e 20 militares do Exército. Além disso, a Força Aérea Brasileira oferece apoio na logística de transporte.

De acordo com Nilson Cunha, chefe da PRF de Uruguaiana, a ação integra a Operação Sentinela, que intensifica o controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos.

— O objetivo é combater principalmente o contrabando, que se intensifica nesta época de natal — afirma Cunha.

Até as 19h, uma pessoa havia sido presa por dirigir com a carteira de habilitação suspensa. A operação acontece durante a noite de hoje, podendo avançar ao longo da madrugada.
 

Segurança disponibiliza dados de violência contra mulher no site da SSP/RS, em formato inédito no país

O painel "Prevenção à Violência e Propostas de Enfrentamento, um mapeamento da violência contra mulher no RS, a partir do ano de 2006", foi apresentado nesta segunda-feira (5), durante o 1º Encontro Gaúcho dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado, em parceria com a Câmara Federal. A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), segundo o chefe da divisão de Estatística Criminal, major Luiz Fernando Linch, é inédita no país, pois as informações ficarão disponíveis no site da SSP no formato de dados abertos - compatível com qualquer sistema operacional. O arquivo multiplataforma permite que o usuário faça o download das informações e utilize o conteúdo em gráficos, slides e planilhas.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, que participou do evento, a necessidade de compartilhar essas informações foi detectada a partir do trabalho integrado entre a SSP e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), por intermédio do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do RS. Também participam do projeto a Procergs e o Gabinete Digital.

Atualização trimestral
Com foco principal na violência sexual, o estudo também aponta indicadores de homicídio, agressão física, ameaça, entre outros. A base de dados será atualizada trimestralmente e terá informações como: local onde o crime aconteceu, horário, dia da semana, a idade da vítima e também do agressor.

O diagnóstico de violência contra a mulher possibilita o desenvolvimento de projetos que combatam de forma eficiente o problema. A divulgação dos dados no formato aberto é uma importante ferramenta para subsidiar estudos na área de segurança pública, fomentando a produção de conhecimento e possibilitando a descoberta de soluções inovadoras. O total acesso à informação está alinhado às iniciativas de participação democrática em rede do Governo do Estado.

Os dados podem ser acessados pelo site da SPP, no seguinte endereço:
http://www.ssp.rs.gov.br/.

Texto: Alexandra C. Saraiva
Edição: Redação da Secom

Secretaria assina com município de Bento Gonçalves ampliação do sistema de videomonitoramento

O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, assinou nesta segunda-feira (05), protocolo de intenções referente à ampliação do sistema de videomonitoramento urbano com o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. O documento prevê a instalação de mais 20 câmeras de vídeo no município, além da revitalização das nove já existentes, e que são monitoradas pela Central de Vídeo do 3º Batalhão de Áreas Turísticas da Brigada Militar (Bpat).

Airton Michels ressaltou que essa parceria entre prefeitura e Secretaria possibilita a troca de conhecimento e a modernização do sistema, o que resulta em mais segurança para a população. Com as novas ramificações da fibra óptica interligadas ao anel do município será possível prover a infraestrutura necessária, por meio de transmissão de dados, armazenamento e equipamento de filmagem para que o sistema de videomonitoramento possa entrar em atividade. As imagens, que serão usadas de forma preventiva e investigativa, auxiliarão no aumento da segurança dos moradores.

As novas câmeras, adquiridas com recursos da prefeitura, serão instaladas nas ruas do Centro e dos bairros Fenavinho, São Roque, Santo Antão, Cidade Alta, Planalto, Progresso, Borgo, Botafogo, São Francisco e Maria Goreti, num prazo de um ano. Já os pontos que serão revitalizados e que integrarão o sistema estão localizados na Avenida Planalto, Praça Centenário, Rua Treze de Maio com a General Osório, Praça Vico Barbieri, R. Cândido Costa, R. Saldanha Marinho com José Mário Mônaco, R. Saldanha Marinho com a Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Deodoro com a Júlio de Castilhos e na Rua General Osório com a Marechal Deodoro da Fonseca.

Texto: Nilza Scotti
Foto: Almir Dupont
Edição: redação Secom

Prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes reúne 400 policiais na Serra

Consolidado como uma das principais ações no combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes no Estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) reunirá, aproximadamente, 400 policiais militares em um seminário entre terça e quinta-feira (6 e 8), em Bento Gonçalves. Os PMs, que atuam como instrutores junto a crianças do 5º e 7º ano da rede escolar gaúcha, participarão de palestras e workshops para atualização do currículo trabalhado junto aos estudantes. 

Já passaram pelas atividades de prevenção e orientação do Proerd mais de 750 mil crianças e adolescentes em 451 municípios do Rio Grande do Sul. Eles receberam instruções baseadas no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (Dare). Recentemente, o Dare desenvolveu um novo currículo aplicado ao 7º ano, chamado Keepin - It Real, traduzido no Brasil como "Caindo na Real". O método busca uma nova abordagem de prevenção e crescimento cultural, criado para que os jovens se identifiquem mais facilmente com as lições.

Essa atualização dos instrutores ao novo currículo será feita em parceria pelas Secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), que conta com um departamento específico de políticas sobre drogas. "Temos o combate às drogas como um dos temas prioritários e, dentro disso, trabalhamos fortemente em um caráter preventivo, com especial atenção às crianças. O Proerd, desenvolvido de maneira excepcional pela Brigada Militar, vem nesse sentido", explica o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira.

Segundo o tenente-coronel Franquilin, chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, "o Seminário tem por objetivo qualificar todos os policiais instrutores do Proerd no novo currículo, baseado em material recentemente lançado nos Estados Unidos."

As atividades do seminário contarão com 36 palestrantes e professores orientando cerca de 300 PMs instrutores, 32 gestores (oficias dos Comandos Regionais) e 27 policiais que aplicam o Proerd em outras unidades da federação. Após a abertura do evento, os secretários Fabiano Pereira e Aírton Michels, da Segurança Pública, realizarão um painel de abertura. O evento ocorre no Hotel Dall'Onder (Rua Herny Hugo Dreher, 197).

Texto: Gabriel Gabardo
Edição: Redação Secom

SSP e SPM divulgam "Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública

O secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, e a secretária de Políticas para Mulheres', Márcia Santana, divulgaram o ‘Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública', nesta sexta-feira (02), durante o I Encontro Ibero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais, em Porto Alegre. "Com o evento, queremos aprofundar os debates em torno da questão de igualdade de gênero e avançar no combate à violência contra a mulher", destacou Pinheiro.

Juarez informou que o evento, que ocorre no período de 6 a 9 de janeiro de 2012 na Capital gaúcha, é uma realização conjunta da SSP, da SPM e do Gabinete da Primeira-Dama do Estado. "A partir da década de 60, tivemos importantes avanços na questão da igualdade de gênero, em todo o mundo. Aqui no Brasil, desde o ano de 2006, temos a Lei Maria da Penha, reconhecida internacionalmente, e que representa o acúmulo de décadas de luta contra a violência contra a mulher", apontou o secretário adjunto. Ele ressaltou, ainda, que o seminário promoverá debates visando um avanço ainda maior no empoderamento da servidora da segurança pública.

Márcia Santana assinalou que ‘Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública' incentiva o papel das mulheres em instância interna da Segurança Pública, junto a novas perspectivas para a construção da igualdade. "Para atingirmos os objetivos do milênio, muitas ações conjuntas estão sendo pautadas, como por exemplo, o prêmio internacional AICESIS MDGs AWARD 2010 e a implementação de curso de Serviço Social dentro dos presídios". A secretária enfatizou a importância do prêmio AICESIS 2010 concedido ao IPA, que representa ações desenvolvidas em prol de igualdade de gênero, valorização e empoderamento das mulheres na sociedade.

Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública
O seminário tem como objetivo ouvir e conscientizar as participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, por meio de explanações e debates participativos entre Governo e sociedade civil organizada. O evento visa proporcionar um amplo debate, discutindo o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero.

Insistência Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o evento se constituí em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.
Texto: Marina Oliveira e Nilza Scotti
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...