Powered By Blogger

domingo, fevereiro 03, 2013

Edição especial do RS Sem Fronteiras aborda a tragédia de Santa Maria


01 de Fevereiro de 2013 

Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, respondeu a perguntas de jornalistas do Interior
Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, respondeu a perguntas de jornalistas do Interior
O programa de rádio RS Sem Fronteiras realizou uma edição especial para abordar a tragédia ocorrida no município de Santa Maria no último domingo (27), vitimando 236 pessoas. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, falou sobre o trabalho realizado pelo Governo do Estado a partir das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Defesa Civil. 

Ao longo do programa, produzido pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), o secretário respondeu a perguntas enviadas por jornalistas de rádios do interior do Estado, tratando de temas como a responsabilidade sobre a tragédia, a profundidade do inquérito policial, rigor técnico na vistoria de prédios, expedição de alvará, fiscalização, entre outros. O secretário também falou sobre a capacidade e competências da Brigada Militar para atender situações como a de Santa Maria e o prazo legal de 30 dias para conclusão do inquérito. 

"Este episódio consternou e ainda está comovendo todo Rio Grande do Sul", diz Michels, que tomou conhecimento do incêndio na boate Kiss durante a madrugada do domingo. "Sabendo do fato, entrei em contato com todas as nossas equipes de segurança, tendo ciência do atendimento imediato e essencial que os bombeiros já prestavam às vítimas". O secretário lembrou que a corporação tem um histórico de bons serviços prestados à sociedade gaúcha, ressaltando a enchete de São Lourenço do Sul, o deslizamento de terra em Igrejinha e os salvamentos na Operação Golfinho durante o verão. 

"Nós tínhamos uma situação atípica diante da dimensão da tragédia". Além da tarefa de identificar todos os corpos e apurar as causas e os responsáveis pelo ocorrido, tomando as providenciais legais de perícia e investigação, outra ação paralela foi o auxílio aos familiares, organizado pelo trabalho conjunto da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual da Saúde. Alimentação, água e, principalmente, apoio psicológico, foram colocados à disposição imediatamente. 

Coordenando as ações da Sala de Crise instalada no município, o secretário lembra que, em determinado momento, mais de cem profissionais de psicologia trabalhavam no atendimento às famílias no Centro Esportivo Municipal de Santa Maria, onde foi feita a identificação dos corpos, finalizada em menos de 24h pelos profissionais do IGP. 

"A agilidade, organização e o número necessário de peritos acelerou o encaminhamento dos corpos, já que tínhamos vítimas de pelo menos 70 municípios do Estado". Profissionais de psicologia da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) também integraram o atendimento. "Nossa tarefa prioritária era salvar o número máximo de vidas e dar todo atendimento necessário aos familiares", afirma Michels. 

O programa RS Sem Fronteiras está disponível em três blocos para download gratuito no portal do Governo do Estado e da Secom. 

Texto: Daiane Roldão
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Coronel Mereb assume o DGEO em substituição ao coronel Atamar


01 de Fevereiro de 2013 
Ato marcou a passagem de diretoria do DGEO
Ato marcou a passagem de diretoria do DGEO
O coronel Eduardo Passos Mereb assumiu a direção do Departamento de Gestão da Estratégia Operacional (DGEO), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em ato realizado nesta sexta-feira (1º).  O secretário Airton Michels ressaltou a importância em contar com a competência do coronel Mereb. “O coronel vai assumir o DGEO em um período de Copa do Mundo, em que a Secretaria vai precisar trabalhar com novas tecnologias.” O DGEO é responsável pelas estatísticas criminais e pela tecnologia da informação da SSP, além do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).
Para o coronel Mereb, assumir a diretoria do DGEO será um desafio. “Mas me tranquilizo por receber o Departamento dentro da normalidade e espero cumprir o compromisso com o secretário e com o Governo nas ações de segurança”. Ele substituiu o coronel Atamar Manoel Cabreira, que completou 35 anos na Brigada Militar e passou compulsoriamente para a  reserva da corporação. “Este período de um ano foi o coroamento de uma carreira na Brigada, e confio no coronel Mereb para dar seguimento ao trabalho”, declarou o coronel Atamar.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação

Apenados da Região Metropolitana iniciam trabalho na construção civil


01 de Fevereiro de 2013 
Um Protocolo de Ação Conjunta entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Empreiteira Cachambu LTDA. viabiliza trabalho para detentos das regiões Metropolitana e Vale dos Sinos na área da construção civil. 

Nesta sexta-feira (1º), começam a trabalhar oito apenados do Instituto Penal de Canoas (IPC) em obra da empresa Cassol, que realiza trabalho com pré-moldados e acabamentos na cidade de Esteio. Cinco detentos do Instituto Penal Miguel Dario já estão trabalhando em obra na cidade de Porto Alegre e outros cinco estão sendo selecionados para essa atividade. 

Pelo acordo, está definido o número de 50 vagas. A jornada de trabalho será de 44 horas semanais. A vigência do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado para até 60 meses. 

Texto: Assessoria Susepe
Edição: Redação Secom

Novo comandante-geral da BM afirma que ampliará policiamento ostensivo


01 de Fevereiro de 2013
O coronel Fábio Duarte Fernandes assumiu o comando-geral da Brigada Militar
O coronel Fábio Duarte Fernandes assumiu o comando-geral da Brigada Militar
O coronel Fábio Duarte Fernandes assumiu, nesta sexta-feira (1º) o comando-geral da Brigada Militar, em solenidade realizada no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini. O novo comandante-geral afirmou que a corporação irá ampliar o policiamento ostensivo nas ruas. Após a solenidade, em frente ao Palácio, o governador Tarso Genro realizou a entrega de 94 novas viaturas para a BM.

Aguarde mais informações

Texto: Juliano Pilau
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

IGP fornece mais 12 carteiras de identidade para detentos em Cerro Largo

01 de Fevereiro de 2013 
A iniciativa para a confecção das carteiras faz parte de uma parceria entre a Susepe e o IGP
A iniciativa para a confecção das carteiras faz parte de uma parceria entre a Susepe e o IGP
A 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (DPI/IGP) realizou, nessa quinta-feira (31), a entrega de outras 12 carteiras de identidade para detentos no Presídio Estadual de Cerro Largo, ampliando o serviço prestado naquele estabelecimento penal. 

A iniciativa para a confecção das carteiras faz parte de uma parceria entre a Susepe e o Instituto-Geral de Perícias (IGP). Para atender a demanda, servidores de ambas instituições realizaram eventos agendados para que todos os detentos recebessem o documento. 

Segundo o coordenador da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, "a carteira de identidade, como o próprio nome diz, é um documento social muito importante, pois identifica cada pessoa e poderá ser usada pelos detentos em várias situações, como a confecção de CPF, a participação em programas e benefícios sociais, entre tantas outras ocasiões, permitindo que eles se tornem cidadãos de verdade e sejam incluídos dignamente na comunidade", disse. 

A atividade foi desenvolvida pela agente penitenciária e administradora do Presídio de Cerro Largo, Giovana Garcia, pelo coordenador Regional da 6ª CRP, Filipe Machado, pela chefe da Identificação da 6ª CRP, papiloscopista Karen Teresa Mallmann Mattiazzi e pelo fotógrafo Carlos Adão Martinelli. 

Texto: Assessoria IGP
Foto: Carlos Adão Martinelli
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...