Powered By Blogger

sexta-feira, dezembro 17, 2010

A composição do novo Governo Gaúcho

 

Novo chefe da Polícia gaúcha

Combate a homicídios e integração entre polícias estão na mira do novo chefe da Polícia gaúcha

Ranolfo Vieira Júnior 

garante que o foco do seu trabalho será a investigação criminal

Combater elevadas taxas de homicídios e trabalhar na integração entre as polícias militar e civil estão estão entre os desafios do novo chefe da Polícia Civil gaúcha. O delegado Ranolfo Vieira Júnior, 44 anos, é o mais jovem delegado de 4ª classe do Estado. Ele foi anunciado hoje pelo governador eleito Tarso Genro.

Atual diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, Ranolfo comandou durante anos a Polícia Civil no conturbado Vale do Sinos, esclarecendo casos complicados.

No Deic, atuou durante os governos Germano Rigotto e Yeda Crusius. Ranolfo liderou grandes investigações, entre elas, a que resultou na prisão do José Carlos dos Santos, o Seco. 

Em entrevista na Rádio Gaúcha, destacou que o foco do seu trabalho será a investigação criminal e anunciou que será dada uma atenção especial aos homicídios no Rio Grande do Sul.

— Fazendo uma diagnose, chegamos a dados impressionantes: 56% dos homicídios ocorrem em 10 cidades no Rio Grande do Sul — disse Ranolfo.



Outro ponto levantando pelo futuro chefe de Polícia é a integração das polícias civil e militar.

— Com cada um fazendo o seu trabalho, previsto na carta constitucional, a integração vai funcionar perfeitamente — avaliou o delegado.

Perfil

Ranolfo é o mais jovem delegado de 4ª classe do Estado - Genaro Joner


Formado em Direito pela Unisinos e com especialização em Segurança Pública pela Ulbra, o delegado natural de Esteio também leciona Direito nessa universidade.

Ele ingressou na Polícia Civil em 1997. Passou por delegacias em Rio Grande, São José do Norte, Canoas e Esteio.

Em Porto Alegre, foi delegado plantonista na Área Judiciária e atuou no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico.

Como gestor, esteve a frente da Delegacia Regional de São Leopoldo e, desde 2005, é diretor do Deic.

Ouça a entrevista do delegado
Ranolfo Vieira Júnior na Rádio Gaúcha

Brigada Militar e Detran assinam ato que credencia BM a criar CFC

No Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, o comandante-geral da corporação, coronel João Carlos Trindade Lopes, recebeu o diretor-presidente do Detran/RS, Sérgio Fernando Filomena. Na oportunidade foi assinado o ato de Credenciamento de Centro de Formação de Condutores (CFC) da Brigada Militar, o qual autoriza a Brigada Militar a realizar todas as atividades previstas no regulamento dos Centros de Formação de Condutores.

Foi assinada também, a Portaria Detran/RS nº 433, de 02 de dezembro de 2010, que autoriza a Brigada Militar a ministrar Cursos Especializados para condutores de veículos de sua corporação. A portaria reconhece como válido, para fins de equiparação ao Curso de Condutor de Veículo de Emergência, o currículo do Curso Básico de Formação Policial Militar, ministrados aos militares estaduais a partir do ano de 2001.
Por fim, o comandante-geral criará através de portaria, a Seção de Formação de Condutores da Brigada Militar, que irá funcionar na cidade de Porto Alegre.
Fonte: Ascom BM
Polícia Civil desarticula quadrilha interestadual de roubo a carros
07/12/2010 14:51


Cerca de 80 agentes e dez delegados do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC ) participam da Operação Santo Antônio, que desarticula uma quadrilha interestadual de roubo a carros. Os policiais, em aproximadamente 30 viaturas, efetuam 16 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão em ação conjunta com a Polícia Civil do Paraná e Santa Catarina.

De acordo com os delegados Ranolfo Vieira Júnior, diretor do DEIC, e o titular da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DFRV), delegado Heliomar Athaydes Franco, as ações ocorrem nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Estância Velha e Cachoeira do Sul, em Lajes (SC) e Guaíra (PR). Segundo Franco, a investigação já se estendia há quatro meses e conseguiu indícios de que a quadrilha é responsável por cerca de dois roubos a carros por semana, o que totaliza aproximadamente 100 carros por ano.

Conforme Vieira Júnior, os carros roubados eram vendidos no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e até mesmo no Paraguai e serviam de ferramenta para os mais diversos crimes, como o tráfico, assalto a bancos, lotéricas etc. Até o momento são nove prisões, cinco realizadas na manhã do dia 07/12 e outras quatro no decorrer da investigação. Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada e com ele foi apreendida uma pistola .380, uma quantidade pequena de maconha e cerca de dez mil reais.
Também foram apreendidos quatro veículos: um Mercedes-Benz Classe A prateado, um Pálio branco e dois veículos que estão no estacionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que segundo o delegado, vêm sendo muito utilizado pelas quadrilhas. O delegado Heliomar Franco acredita que, até o final do dia, mais prisões e apreensões deverão ser efetuadas.

Fonte: Ascom PC

Governo do RS aprova aposentadoria especial para policiais civis

Governo do RS aprovou aposentadoria especial para policiais civis, com 30 anos de serviços e 20, quando de natureza estritamente policial. A decisão foi baseada em parecer da Procuradora Geral do Estado (PGE), que dá orientação jurídica normativa à Administração Pública, conforme prevê a Constituição Estadual. A norma deverá foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 9 de dezembro último.

Com a aprovação do parecer, a aposentadoria especial de policial civil prevista na Lei Complementar Federal nº 51, poderá ser aplicada no Estado, com as aposentadorias solicitadas pelos policiais civis sendo contempladas com esta diferenciação quanto ao tempo de trabalho. De acordo com a governadora, a aposentadoria especial é um direito reconhecido pelo Estado, e beneficia os servidores que arriscam a vida em defesa da segurança da população.
Fonte: www.estado.rs.gov.br

PC descobre laboratório no Vale dos Sinos que produzia quase 150 kg de drogas por mês

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), descobriu e desmantelou, nesta semana, um laboratório de refino de drogas na cidade de Campo Bom, Vale do Sinos, região da grande Porto Alegre.

Foi realizada diligência de busca e apreensão em um sítio, que já vinha sendo investigado há pelo menos 60 dias. No local, foi encontrado material utilizado no reprocessamento de cocaína e crack. Quando os policiais entraram na residência, encontraram as televisões ligadas e café quente sobre a mesa.

A chácara fica na área rural da cidade de Campo Bom, possui piscina, quiosque e campo de futebol, com uma área entre 8 a 10 hectares. Foram apreendidos uma espingarda calibre 28, prensa, formas de alumínio, bacias, acetona, ácido sulfúrico, éter, balança, cerca de 22 quilos de cocaína, crack e demais produtos utilizados no preparo da droga.

Segundo o diretor do Denarc, delegado João Bancolini, o responsável pelo sítio não estava no local, mas já foi identificado e será ouvido nas próximas horas. O laboratório clandestino produzia, aproximadamente, entre 100 a 150 quilos de drogas por mês. O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518.

Gestores da Segurança Pública do RS vistoriam obras da Academia Integrada

Dirigentes da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), acompanharam o andamento das obras da Academia Integrada de Segurança Pública do RS (ACISP-RS), localizada na Avenida Antonio de Carvalho, 555, zona leste de Porto Alegre. O diretor geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, juntamente com o chefe da Polícia Civil, delegado Álvaro Steigleder Chaves; o diretor do Departamento de Administração Policial (DAP), delegado Adalberto Abreu de Oliveira e o coronel Afonso Auler, superintendente adjunto da Susepe, além de outros profissionais da área, percorreram as instalações do complexo em construção, e ouviram dos engenheiros responsáveis pela execução do projeto o relato sobre a finalização dos diversos setores da obra.

A previsão inicial apontava a entrega do empreendimento por parte da empreiteira até o final de 2010. Porém, questões administrativas exigem que o prazo para a conclusão dos trabalhos se estenda por mais seis meses.

Adquirido junto a uma instituição religiosa pelo Estado, o terreno e o prédio que serviram de base para a concepção do projeto, já estão em estágio avançado quanto à adaptação aos objetivos propostos pelos órgãos de Segurança Pública. Salas de aula equipadas com a mais alta tecnologia, espaços para treinamento em artes marciais e condicionamento físico, restaurante, cozinha, banheiros, sanitários, alojamentos e até uma piscina olímpica (50m de comprimento) surgem, à medida que as obras evoluem.
Fonte: Ascom IGP

Operações da BM no RS

Brigada Militar detém 337 pessoas e fiscaliza mais de 30 mil veículos no RS
16/12/2010 15:02


A Brigada Militar divulga os dados atualizados da produção operacional, das atividades de rotina e das operações realizadas pela Corporação nas últimas 24h (15/12).
Ocorridas em todo o território gaúcho, com 638 barreiras policiais, as ações resultaram ainda na apreensão de seis armas de fogo e na recuperação de oito veículos recuperados, que estavam em registro de furto ou roubo.
Confira os demais dados:
AÇÕES                          TOTAL
Posse de Entorpecentes 25
Tráfico de Entorpecente 5
Total de Veículos Fiscalizados 30.490
Total de Veículos Autuados 1.089
Total de Veículos Recolhidos 171
Total de Veículos Recuperados 8
CNH Apreendidas 33
Prisões Realizadas (Exceto Foragidos) 331
Foragido 6
Total de Prisões Realizadas 337
Armas Brancas 10
Armas de Fogo Apreendidas 6
Apreensão Maconha (Gr) 3.329,40
Apreensão Cocaina (Gr) 3,50
Apreensão Crack (Gr) 517,00
Apreensão de Munições 9
Apreensão de Espécie (R$) R$ 1.876,35
Bares Fiscalizados 1.359
Casas Noturnas Fiscalizadas 174
Desmanches Fiscalizados 117
Inspeções a Bancos 3.728
Inspeções à Escolas 374
Inspeções a Postos de Saúde 347
Acidente de Trânsito - Danos Materiais 73
Acidente de Trânsito - Lesões Corporais 107
Acidente de Trânsito - Morte 3
Art 306 - Dirigir Embriagado 5
Art. 165 - Embriaguez 6
Máquinas de caça-níquel apreendidas 32
Máquinas de caça-níquel lacradas 26
Barreira Policial 638.

Fonte: Ascom BM

Operações da PC no RS

Polícia Civil prende nove pessoas na Operação Paineira
16/12/2010 18:13


Agentes da Polícia Civil realizaram, na manhã desta quinta-feira (16/12), uma operação de combate ao tráfico de drogas em Alvorada. A operação, coordenada pelos delegados Omar Sena Abud, da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), e Leonel Carivali, da 2ª DP de Alvorada, teve a participação de 47 policiais da região e oito delegados, utilizando 20 viaturas. Denominada Operação Paineira, a ação teve origem com a investigação minuciosa de um homicídio ocorrido no dia 15 de outubro deste ano.

O resultado – divulgado em entrevista coletiva às 10 horas desta quinta-feira, na sede da 2ª DP de Alvorada – foi comemorado pelo sucesso no cumprimento dos seis mandados de prisão, totalizando nove prisões com mais três indivíduos presos em flagrante delito. Com os investigados foram apreendidos 140 buchas de crack, 25 de cocaína, uma espingarda, um revólver, quatro motos, uma delas furtada e ainda 17 capacetes. Segundo o delegado Carivali, a Polícia já vinha investigando e monitorando estes indivíduos há dois meses.

O delegado salienta que os suspeitos faziam tráfico em pequena escala, realizando venda regular, atendendo cerca de 50 consumidores por dia através de tele-entrega, com o uso de capacetes para transportar e realizar a venda da droga. As negociações eram feitas através de linguagem cifrada que foi identificada e decodificada pelos agentes através de serviço de inteligência. Os indivíduos presos foram encaminhados ao sistema prisional gaúcho.

Fonte: Ascom PC
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Polícia Civil prende três homens e apreende mais de 142 mil cartões telefônicos em operação
16/12/2010 18:04


A Polícia Civil deflagrou nesta manhã, na Capital, a Operação Dumbo. Coordenada pela Delegada de Polícia Fabiana Kleine, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e o Serviços Delegados – DRCP, a ação resultou na prisão em flagrante de três homens – 58, 46 e 38 anos de idade - pelos crimes de receptação qualificada e estelionato.

A operação contou com 40 agentes e 14 viaturas do DEIC e teve início em setembro deste ano. O objetivo foi desbaratar uma quadrilha que falsificava e revendia cartões de aparelho telefônico público. Após diversas diligências e interceptações telefônicas, foram deferidos e cumpridos os 16 mandados de busca e apreensão em sete municípios: Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Canoas, Guaíba e Erechim.

Na operação, também foram apreendidos cerca de 142.600 cartões telefônicos de variadas operadoras; R$ 43.250,00 em dinheiro e cheques, sete CPUs e notebooks, diversos chips, notas fiscais, aparelhos celulares e grande quantidade de documentação. Técnicos de duas empresas paulistas que fabricam e certificam cartões telefônicos vieram de São Paulo para periciar os cartões telefônicos apreendidos e já atestaram a falsidade de grande parte do material coletado. Os indivíduos presos em flagrante foram recolhidos ao sistema prisional e ficarão à disposição da justiça.

Fonte: Ascom PC

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...