Powered By Blogger

quinta-feira, novembro 25, 2010

Vila Cruzeiro é tomada pela polícia, mas tensão continua no Rio

Por Redação Yahoo! Brasil*

Depois de quase 40 horas de intenso tiroteio, a polícia do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira que tomou a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, quartel general do Comando Vermelho. Mais de 100 criminosos fortemente armados fugiram para o Complexo do Alemão, controlado pela mesma facção.

Em grupos, alguns a pé, outros em motos e carros, eles atravessaram a Serra da Misericórdia, uma região de mata. Depois, já nas vielas do Alemão, colocaram fogo em pneus espalhados nas ruas.

Na maior ação do quinto dia de conflito entre traficantes e policiais na cidade, a operação na Vila Cruzeiro, na zona norte, mobilizou 430 homens entre policiais militares, civis e fuzileiros navais, que ajudaram a operar as viaturas blindadas da Marinha, equipadas com metralhadoras ponto 50. Foram elas que ajudaram a polícia a entrar na comunidade e ultrapassar as barricadas montadas por traficantes.

Agentes que entraram na favela afirmaram que o cenário é de destruição. Há carros queimados, caminhões e motos abandonados e sangue pelo chão. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) permaneceu na favela. A segurança do entorno ficou a cargo do Batalhão de Polícia de Choque. A Polícia Civil se retirou, mas voltará nesta sexta-feira para fazer buscas.

A tomada da Vila Cruzeiro era um ponto fundamental para a política de segurança do secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame. Foi lá que se concentraram os traficantes expulsos dos territórios onde foram instaladas 11 das 12 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). "Se tirou dessas pessoas o que nunca foi tirado, que é o seu território. Se tirou dessas pessoas o que eles chamavam e consideravam porto seguro; faziam suas barbaridades e correm covardemente para o seu reduto protegido por armas de guerra", afirmou o secretário a jornalistas após a ação policial.

Até o final da tarde, a polícia não havia divulgado o número de mortos hoje na Vila Cruzeiro. O subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, disse apenas que "havia um rastro de sangue" na comunidade. Moradores, assustados, fugiram da favela. Os que ficaram exibiam panos brancos nas janelas pedindo paz. Quinze mil crianças e adolescentes ficaram sem aulas nas escolas. O comércio fechou a porta durante todo o dia.

Muito a ser feito ainda
O Rio vive, desde domingo, uma onda de violência em que criminosos têm colocado fogo em veículos nas ruas e atacado alvos policiais. Os confrontos entre traficantes e a polícia já deixou ao menos 30 suspeitos mortos.

Ao menos 10 veículos militares blindados da Marinha com metralhadoras, que nunca foram usados nos combates em favelas da cidade, transportaram soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para o interior da favela. Blindados do Bope, conhecidos como "caveirão", também foram utilizados.

Imagens aéreas de tevê mostraram dezenas de traficantes armados fugindo da Vila Cruzeiro à pé, de moto e de carro, por uma estrada de terra que leva para o Complexo do Alemão.

"Quando nós tivemos a notícia da possibilidade de utilização dos blindados, imediatamente a decisão de ir à Vila Cruzeiro foi tomada, porque a gente sabe que as informações vindas de casas prisionais veem à Vila Cruzeiro e da Vila Cruzeiro são capilarizadas para várias áreas da cidade e do Estado", afirmou Beltrame.

O secretário reconheceu, no entanto, que apesar de ter sido dado um passo importante, não há nada a comemorar. "Isso só nos diz que nós devemos ir em frente", afirmou.

Segundo as autoridades, a Polícia Militar não sairá do local. Beltrame afirmou ainda que na sexta-feira serão realizadas novas ações, mas que por razões de estratégia não poderia dar detalhes.

Com informações das Agências Estado e Reuters.

Ação da PM no Rio já deixa 14 mortos e 25 presos nesta quarta-feira

Polícia | 24/11/2010 | 19h55min
Vinte e cinco pessoas já foram presas e a corporação apreendeu 14 armas, além de drogas

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro informou na noite de hoje que subiu para 14 o número de mortos nos confrontos com traficantes. Vinte e cinco pessoas já foram presas e a corporação apreendeu 14 armas, além de drogas. O saldo é referente às ações realizadas nesta quarta-feira.

Nas ações nas comunidades Guaxa e Jardim Floresta, oito pessoas foram mortas. A polícia apreendeu um fuzil AR-15, cinco pistolas, uma espingarda calibre 12, uma submetralhadora calibre 9mm. Dois suspeitos foram presos e três mochilas com drogas encontradas.

No Morro do Faz Quem Quer os confrontos deixaram três mortos. Duas pistola e um revólver foram apreendidos. Na Vila Kennedy uma granada foi encontrada pela corporação, além de duas bombas caseiras. Uma pessoa foi presa.

Nas ações no morro do Jacaré e do Tuiuti uma pessoa foi morta e uma pistola foi apreendida em cada uma das favelas. Na Vila Operária, quatro foram presos e um fuzil e uma pistola, apreendidas. Em Antares, a polícia encontrou grande quantidade de drogas. Dois suspeitos foram presos.

Se contar os últimos quatro dias, chega a 22 o número de mortos. Mais de 150 pessoas foram presas ou detidas. Segundo a polícia militar do Rio, desde domingo pelo menos 29 veículos foram incendiados. Hoje foram 11 automóveis e uma van e cinco ônibus. Ontem foram dois carros. Na segunda-feira foram 8 veículos e no domingo, dois.

Os dados são do coordenador da Comunicação Social da PM/RJ, coronel Lima Castro. Ele afirmou que as incursões em comunidades irão continuar. Serão formados comboios, com duas ou mais viaturas nas ruas, além de diversas blitze.

— As operações serão mais incisivas a partir de amanhã — garantiu o coronel.

O oficial confirmou que dois agentes da polícia militar ficaram feridos na região da Vila Cruzeiro (RJ). Um deles foi ferido no braço e outro na mão. Nenhum dos casos é considerado grave. Também na Vila Cruzeiro, foram apreendidas uma tonelada de maconha e quatro fuzis.

Para intensificar o policiamento, efetivos do interior do Rio serão remanejados para Capital.

Apreensão de armamento pesado

— Dez armas entre pistolas e revolveres
— Fuzil AR-15
— Espingarda calibre 12
— Submetralhadora
— Granada, duas bombas caseiras, cinco litros de gasolina e uma garrafa pet com material inflamável

Além de armamentos, foram apreendidas drogas como cocaína e maconha, ainda não contabilizadas. Quatro carros e uma moto roubada foram recuperados.
AGÊNCIA ESTADO E ZEROHORA.COM

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...