Powered By Blogger

segunda-feira, março 18, 2013

SSP recebe Associação dos Secretários e Gestores Municipais da Segurança Pública do RS


15 de Março de 2013
“O tema é um desafio para todos nós, precisamos desses fóruns para construir estratégias e firmar parcerias para executar ações na segurança pública,” afirmou o secretário Airton Michels
“O tema é um desafio para todos nós, precisamos desses fóruns para construir estratégias e firmar parcerias para executar ações na segurança pública,” afirmou o secretário Airton Michels
Para avaliar ações da gestão anterior e eleger a nova diretoria, a Associação dos Secretários e Gestores Municipais da Segurança Pública do RS (ASGMUSP) reuniu- se nesta quinta-feira (14), na Secretaria da Segurança Pública. Na abertura do encontro o secretário Airton Michels destacou a importância de reunir e discutir ideias sobre o assunto. “O tema é um desafio para todos nós, precisamos desses fóruns para construir estratégias e firmar parcerias para executar ações na segurança pública.” 
Estavam presentes na reunião secretários da Segurança Pública de nove municípios do Estado – Porto Alegre, Canoas, Balneário Pinhal, Gravataí, Bagé, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Caxias do Sul,-  e o presidente da ASGMUSP, Eduardo Pazinato. A nova diretoria será composta pelos secretários municipais de Segurança Pública, no cargo de presidente, Roberto Louzada, vice-presidente, secretário Arno Leonhardt , 1º secretário, José Freitas, 2º secretário, André Pinto, 1º tesoureiro, Carlos Azeredo, 2º tesoureiro, Sandro Borowiski, conselho fiscal com Milton Leite, Nelson Fornasieri, Guilherme Pacifico e secretária-executiva Cássia Lopes. 
A próxima reunião para definir ações da nova gestão será dia 18 de abril.
Texto e foto: Andreza Fiuza

Porto Alegre tem melhoria de 478% na elucidação de homicídios


15 de Março de 2013

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, de reforçar a investigação de homicídios possibilitou o aumento de 478% na elucidação das ocorrências desse tipo de crime no período de janeiro e fevereiro de 2013 em Porto Alegre.

O resultado positivo se deve à implantação das Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em janeiro deste ano, o que reafirma o objetivo do Governo em aumentar o combate à impunidade.
Segundo dados da Divisão de Planejamento e Coordenação da Polícia Civil, das 205 ocorrências registradas na Capital, 107 foram esclarecidas, representando 52,20%, contra 9,03% das 155 do mesmo período do ano passado, com apenas 14 esclarecidas.
Texto: Assessoria SSP
Edição: Redação Secom

Caxias terá policiamento comunitário ampliado e registra queda nos indicadores de criminalidade


15 de Março de 2013 
Secretário da Segurança informou que mais seis bairros serão atendidos por policiais comunitários
Secretário da Segurança informou que mais seis bairros serão atendidos por policiais comunitários
Mais seis bairros de Caxias do Sul passarão a contar com o policiamento comunitário a partir de abril. Cruzeiro, Cinquentenário I, Cinquentenário II, Marechal Floriano, Jardim América e Universitário serão agrupados em quatro núcleos que atenderão a mais 38 mil habitantes - totalizando 142 mil no município. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15), pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, durante a formatura do curso de promotor de polícia comunitária, do qual participaram 21 policiais militares, cinco guardas municipais e dois líderes comunitários que atuarão nos núcleos.
O projeto de polícia comunitária no principal município da Serra, atualmente com 11 núcleos, completou um ano de funcionamento neste mês e trouxe resultados positivos. Os indicadores que apresentam maior redução são homicídio (57,1%), tráfico de entorpecentes (52,2%), arrombamento à residência (36%) e roubo a posto de gasolina (62,2).
Michels destacou a importância da união entre o Estado e a comunidade para o desenvolvimento do projeto no município. "A presença da polícia comunitária em Caxias fez com que os índices de criminalidade diminuíssem bastante e é um grande passo para a segurança pública." Para o secretário, a recepção da população em relação ao projeto de policiamento comunitário e o trabalho dos PMs são fundamentais para o encaminhamento das ações no município.
Segundo o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa, a cidade está evoluindo de maneira positiva em segurança pública. "Os resultados que conquistamos são motivos de alegria, não podemos retroceder."
Também estiveram presentes na ocasião, o comandante interino da Brigada Militar na Serra, tenente-coronel Leonel Bueno, o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva, o diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da SSP, coronel Júlio César Marobin, e o presidente da União da Associação de Bairros de Caxias do Sul, Valdir Walter. 

Texto e foto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...