Powered By Blogger

sábado, fevereiro 18, 2012

FAMURS recebe projeto de municipalização da segurança pública


Qua, 15 de Fevereiro de 2012 17:51             
O presidente da FAMURS, Mariovane Weis, recebeu nesta quarta-feira (15/02) a Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Asgmusp), em reunião na sede da Federação. Durante o encontro, o presidente da Asgmusp e secretário de Segurança Pública de Canoas, Eduardo Pazinato, propôs uma parceria institucional entre as entidades com o objetivo de promover a municipalização da segurança pública.
O projeto foi bem recebido pelo presidente da FAMURS que afirmou ser de interesse dos municípios desenvolver ações que garantam o bem estar social da sua comunidade. "Temos que impulsionar o processo de municipalização da segurança pública a partir da FAMURS", assegurou Weis, ao frisar a inteção da entidade em criar um departamento técnico de segurança pública, acoplado à área de trânsito que já existe.
De responsabilidade constitucional do Estado, a segurança pública carece de efetivos em muitos municípios. Tendo em vista essa fragilidade, o RS desponta como pioneiro nessa iniciativa. "O que acontecido é um protagonismo dos municípios no campo da prevenção das violências e da criminalidade", apontou Pazinato.

Projeto de Segurança Municipal
Através da Prefeitura de Esteio, precursora em ações de segurança pública municipal, a Asgmusp buscou junto ao Ministério da Justiça uma verba de R$ 3,5 milhõs do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública) para abrir a Academia Estadual de Guardas Municipais. O centro de capacitação oferece treinamento aos guardas das Prefeituras que desejarem qualificá-los para atuar na função. Além disso, o projeto prevê a realização de um censo com as 496 Prefeituras para levantar o índice de municípios com secretarias ou departamentos de segurança pública.


Assessoria de Comunicação Social
Redação: Maurício K. Tomedi

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...