Powered By Blogger

quarta-feira, julho 17, 2013

Polícia utiliza aeromodelos não tripulados na operação Território de Paz

16 de Julho de 2013 
Aeromodelos não tripulados alcançam locais de difícil acesso ou em condições insalubres
Aeromodelos não tripulados alcançam locais de difícil acesso ou em condições insalubres
Na operação Território de Paz, realizada em Eldorado do Sul e no bairro Restinga, em Porto Alegre, nesta terça-feira (16), Polícia Civil e Brigada Militar utilizaram imagens obtidas por meio de duas Unidades Aéreas de Segurança (UAS) - aeromodelos não tripulados - que alcançam locais de difícil acesso ou condições insalubres. Além das UAS, também foi utilizado um módulo, espécie de poste retrátil com quatro câmeras no alto que captam imagens a um quilômetro de distância, em 360 graus. 

Os equipamentos aéreos têm capacidade de meia hora de voo e são comandados por controle remoto. Cada um tem uma câmera, mas podem comportar até quatro, com zoom de até 20 vezes. O deslocamento ocorre com georreferenciamento, ou seja, basta digitar o endereço para que a unidade se desloque. 

As imagens, em alta definição, tanto das UAS, quanto do módulo terrestre, são transmitidas ao vivo para quantas bases forem necessárias, bastando logar via computador ou aparelho celular. No caso da operação, a ferramenta foi usada um dia antes para que o local de atuação das equipes fosse mapeado previamente e, assim, traçadas estratégias de ação. 

Texto: Patrícia Lemos
Foto: Polícia Civil
Edição: Redação Secom

Segurança Pública prepara novo simulado de defesa para grandes eventos

16 de Julho de 2013 
Reunião definiu a atuação de cada órgão participante e alterações no trânsito do entorno
Reunião definiu a atuação de cada órgão participante e alterações no trânsito do entorno
A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) prepara mais um Exercício Simulado de Segurança Pública e Defesa para Grandes Eventos para a Copa do Mundo de 2014. Em reunião na tarde dessa terça-feira (16), na SSP, foi acertada a simulação do encontro de um artefato explosivo durante a Fan Fest - espaço com telão de transmissão dos jogos da Copa e atrações para oito mil pessoas - que será no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público. O treinamento está previsto para ocorrer no mês de setembro. 

Na reunião, foram definidos fatores como a atuação de cada órgão participante e alterações no trânsito do entorno do local. A atividade pretende avaliar o desempenho das equipes diante de um cenário de incidente complexo e não convencional. "Temos que determinar a forma como toda a estrutura da segurança pública vai acionar as ferramentas para que não haja vítimas, caso um incidente ocorra", destacou o capitão Iremar Charopem, coordenador da simulação. 

A primeira simulação ocorreu dia 15 de maio desse ano, com uma colisão entre um caminhão com produtos químicos e um ônibus com passageiros na ERS-118, em Gravataí. 

Participaram da reunião desta terça-feira representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Federal, Instituto-Geral de Perícias, Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal e Defesa Civil. 

Texto e foto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...