Powered By Blogger

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Brigada Militar fiscaliza serviços de segurança privada

20/12/2011 11:36

Na sua função de segurança pública, a Brigada Militar presta um serviço que é pouco conhecido da população. Trata-se do trabalho realizado pelo Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guardas (GSVG). Integrante do Comando de Órgãos Especiais (COE) da Corporação, o GSVG faz o registro, licenciamento, controle e fiscalização de todos os estabelecimentos e empresas prestadoras de segurança privada, guarda e vigilância municipal. 

O comandante do GSVG, tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo, alerta para o cuidado que as pessoas devem ter ao contratar serviços particulares de segurança para prédios comerciais, condomínios, residências e similares. O oficial lembra que é preciso cautela na seleção da empresa que vai fornecer serviço de segurança privada. 

Conforme Cardozo, o ideal é contratar uma empresa registrada no GSVG, pois muitas ainda atuam na clandestinidade. O prestador de serviço vinculado à empresa contratada deve portar uma credencial fornecida pelo GSVG da Brigada Militar. Estamos intensificando a fiscalização nesses locais", afirmou.

O GSVG está atuando na Operação Golfinho, que teve início no sábado (17), em Capão da Canoa, e mantém efetivo nas praias do Litoral Norte até 4 de março. O órgão da BM fiscalizará a atuação de empresas prestadoras de serviços de segurança nas cidades do Litoral. 

Também prestará atendimento às empresas que buscam registro no GSVG, evitando o deslocamento até Porto Alegre. Para isso, os interessados podem se dirigir ao shopping capão, sito a Av. Paraguassu nº 2205, Centro Sala 75, 2º Andar no Município de Capão da Canoa, a partir do dia 19 de Dezembro de 2011 a 02 de Março de 2012, com visitas mediante agendamento pelo fone: 51-84026528

Texto: PM5
Edição: Redação Secom

Susepe promove celebrações de Natal nas casas prisionais

21/12/2011 11:23

Diversas atividades são realizadas durante esta semana para comemorar o Natal nos estabelecimentos prisionais do Estado:

Missa de Natal no Presídio Central
Com mais de 80 participantes, entre apenados, servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Brigada Militar (BM), colaboradores da Pastoral Carcerária e voluntários que atuam no Presídio Central de Porto Alegre (PCPA), foi celebrada uma missa em Ação de Graças no auditório da casa prisional, nesta terça-feira (20). O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, realizou a cerimônia.
O ato religioso contou com a participação do superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, do diretor do Presídio Central, Ten. Cel. Santiago, do Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira e do coordenador da Pastoral Carcerária na região Sul, Manoel Feio. 

Chuva não atrapalhou celebração na Madre Pelletier
Na sexta-feira (16), a festa foi na Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP) para aproximadamente 240 mulheres. O evento, que ocorreu durante todo o dia no pátio, contou com diversas atrações, como sapateado, show, teatro, entre outros. O ponto alto da celebração foi a apresentação do MC Jean Paul. O temporal que caiu na tarde de sexta não estragou a alegria e nem a vontade de dançar das presas, que acompanhavam a coreografia do MC. Ao final, o cantor desceu do palco, cumprimentou as presas, distribuiu rosas vermelhas e proferiu mensagens de fé. 

Diversão para as crianças no Presídio de Taquara
O Presídio Estadual de Taquara (PET) realizou a festa de Natal para os filhos dos apenados no último dia 18, no pátio da casa prisional. As crianças se divertiram na cama elástica e na piscina de bolinhas montada para brincadeiras. Salgados, tortas, refrigerantes e picolés foram servidos aos convidados. O ponto alto da festa foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu presentes para 160 crianças. Conforme a direção do PET, a festa foi realizada graças à contribuição dos servidores, formandos da Escola Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schaf e ao Sesc. A Brigada Militar colaborou para a segurança local.

Missa na festa de Natal do Presídio de Torres
O Presídio Estadual Feminino de Torres (PEFT) realizou a festa de Natal para as apenadas no dia 17, com celebração de missa. Ocorreu apresentação do músico local Denver, seguido de um almoço especial. A realização do almoço contou com o apoio da Pastoral Carcerária, Conselho da Comunidade e doações do comércio local. 

Texto: Neiva Motta e Tiago Dias
Foto: Tiago Dias
Edição: Redação Secom

Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira realiza primeira reunião

21/12/2011 18:03

O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira - criado com o objetivo de melhorar a percepção de segurança pública na região fronteiriça do RS - realizou a sua primeira reunião nesta quarta-feira (21), em Sant'Ana do Livramento, na Unipampa. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a importância desse Gabinete para a gestão dos recursos públicos na área da fronteira. 

O GGIF-RS é um fórum colegiado, de caráter deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Deve manter boa relação com os países e estados vizinhos, buscando integrar-se no esforço pela segurança e qualidade de vida de seus habitantes. 

O secretário executivo desse Gabinete, delegado Carlos Sant'Ana, fez a apresentação da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron) que será operada pelo GGIF-RS. Sant'Ana explicou que o órgão foi criado para facilitar a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, seguindo as orientações do Plano Estratégico de Fronteiras. "Vamos tratar da política de segurança pública que incidirá sobre 197 municípios gaúchos, o que representa uma abrangência de mais de três milhões de pessoas", informou.

A partir desse encontro, o grupo também iniciará uma articulação com as instituições de segurança pública do Uruguai e da Argentina, com o objetivo de identificar e combater os principais focos de criminalidade e violência nas áreas de fronteira do Estado, como o abigeato.

Também participaram do encontro, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, representantes de vários municípios da região de Sant'Ana do Livramento, das forças de segurança pública estadual e federal, do Judiciário e do Ministério Público estadual e federal e do Exército.
Texto: Nilza Scotti
Foto:Ivan de Souza
Edição: Redação Secom

Chefia de Polícia assume inquéritos sobre ocorrências em Gravataí

22/12/2011 18:23

O Chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, assumiu a responsabilidade sobre os inquéritos que apuram a morte do policial militar Ariel da Silva e a extorsão mediante sequestro que resultou na morte de Lírio Darcy Persch, repassando os casos à Corregedoria Geral da Polícia Civil.


O delegado Paulo Rogério Grillo, titular da Divisão de Feitos Especiais, da COGEPOL, vai conduzir as investigações. A DFE é responsável pelas sindicâncias, inquéritos policiais e processos em que sejam indiciados servidores da Polícia Civil, por infrações penais praticadas no exercício da função policial ou em razão dela.


Ao mesmo tempo, o Chefe de Polícia solicitou que o Ministério Público designe um promotor de Justiça para acompanhar as investigações.

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...