Powered By Blogger

quinta-feira, dezembro 08, 2011

SSTT distribui refletivos para charretes e bicicletas

A Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT), vai distribui na sexta-feira (9) adesivos refletivos para fixação em bicicletas e charretes. A medida visa proporcionar maior segurança aos condutores do município e a distribuição será a partir da 9h30min, na avenida Adolfo Fetter.

Segundo informações do coordenador do setor de Educação para o Trânsito, Átila Silveira, os charreteiros que não retiraram as placas de seus veículos ou os que não efetivaram seus cadastros na SSTT, devem procurar o setor, localizado na rua Conde de Porto Alegre, 326 A, no turno da manhã.

A distribuição dos adesivos, conforme Átila, deverá atender os proprietários de veículos que utilizam a avenida Adolfo Fetter para deslocamento ou para os que moram nas proximidades. Na próxima semana, a SSTT deverá anunciar quais os outros bairros que receberão o material.

Depois de um ano presídio segue interditado

Foto: Carlos Queiroz
Capacidade é para 677 presos

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br
Os efeitos da interdição podem ser conferidos em números. Desde a medida judicial, em dezembro de 2010, o Presídio Regional de Pelotas (PRP) expandiu a estrutura em 95 vagas: atualmente a capacidade é para 677 presos. No final do ano passado, cerca de 900 pessoas se aglomeravam onde deveriam estar 582. Agora, com a reativação de quatro celas fechadas há mais de quatro anos e a readequação de espaços no albergue, a população carcerária é de 835 detentos entre os regimes fechado, aberto e semiaberto. O total de excedentes caiu. Atualmente são 158 presidiários a mais do que o ideal. Naquele momento de crise eram 318.

As consequências da interdição também podem ser verificadas por uma cena-símbolo: os presos estão dentro das celas. Os corredores das quatro galerias foram devolvidos à livre circulação dos agentes. Quando a titular da Vara de Execuções Criminais (VEC), juíza Nilda Stanieski, determinou a interdição, o risco de rebelião era iminente. Atualmente, o comando do PRP voltou a estar 100% nas mãos da direção. Ao circular de uma ala a outra, nenhum preso anda de braços soltos. Naquele momento, mesmo que existisse o regramento, faltavam algemas.

Equipe de desenvolvedores web vence torneio utilizando estatísticas da SSP

08/12/2011

Os dados organizados pela Divisão de Estatística Criminal da Secretaria da Segurança Pública serviram de base para a equipe que venceu a competição Desenvolvendo América Latina. O título conquistado pela São Paulo Perl Mongers, inédito no país, foi disputado por 500 participantes da Argentina, Brasil, Chile, México, Peru e Uruguai.
A proposta do evento era encontrar soluções digitais para problemas sociais nas áreas de educação, orçamento público e segurança. A equipe vencedora desenvolveu o aplicativo “Onde Acontece?”, utilizando o conjunto de dados da Secretaria da Segurança Pública. A ferramenta possibilita a consulta dos treze indicadores criminais disponíveis no site da SSP e o cruzamento com todos os municípios gaúchos, a partir de 2002.

Visite o aplicativo http://ondeacontece.com.br

Desenvolvendo América Latina
O evento, organizado pelo Consórcio World Wide Web (W3C) aconteceu simultaneamente em seis países da América Latina, ligados por vídeoconferência, nos dias 3 e 4 de dezembro. Organizados em equipes, os participantes tinham a missão de criar uma aplicação web em apenas 30 horas. Executadas em formato de dados abertos, os aplicativos criados para o evento estarão disponíveis para o desenvolvimento e implementação, ajudando a superar os problemas dos países latino-americanos.

Texto: Alexandra C. Saraiva

Trabalho da Susepe é apresentado para conselhos de comunidades


O trabalho desenvolvido pelos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em cada um dos departamentos e a importância da parceria com as entidades da sociedade, foram destacados durante o V Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos de Comunidade do RS, do VIII Encontro Estadual de Conselhos da Comunidade e do IV Encontro da Federação dos Conselhos de Comunidade da Área Penitenciária, realizados nos dias 1º e 2 de dezembro, no  Auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
"Temos uma gratidão pelos conselhos penitenciários e conselhos da comunidade porque, mais importante do que o apoio material, a participação destes conselhos na fiscalização e no acompanhamento do cumprimento da pena, auxilia o trabalho que estamos desenvolvendo", afirmou o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben que participou da abertura do evento.
Foram apresentados os resultados do trabalho inicial de classificação da pena, cuja primeira etapa foi finalizada esta semana. "Estamos fazendo, em menos de um ano, mais do que todo o Brasil fez desde 1984", afirmou o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, Mário Pelz, em referência ao ano do surgimento da Lei de Execuções Penais. A classificação consiste na separação de presos provisórios dos condenados e de primários dos reincidentes e já foi adotada em 38 casas prisionais no Estado, com previsão para conclusão de 40 estabelecimentos até o final do ano.
Levantamento das ações e dos processos
As atividades de atendimento no Departamento de Tratamento Penal, como nas áreas de trabalho, saúde e educação, por exemplo, também foram apresentadas. A Escola dos Serviços Penitenciários abordou a formação e a qualificações dos agentes penitenciários, o Departamento de Engenharia Prisional passou um panorama das obras realizadas, das que estão em andamento e as que são previstas para os próximos anos. A Corregedoria-Geral dos Serviços Penitenciários fez um levantamento das ações e dos processos e apresentou um quadro das suas atribuições.
O evento é organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), pelo Conselho Penitenciário do RS e pela Federação dos Conselhos de Comunidade da Área Penitenciária.
Texto: Tiago Dias
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...