Powered By Blogger

quarta-feira, maio 15, 2013

Militares testam viatura anfíbia em Cachoeira do Sul para ser usada em situações de calamidade


Ponte que é considerada uma das mais modernas do mundo pode ser comprada pelo governo

Vanessa Kannenberg
Técnicos alemães estão no Estado nesta quarta-feira para treinar militares brasileiros e testar uma das pontes flutuantes mais modernas do mundo, chamada de Ponte Anfíbia Flutuante M3. 

Duas viaturas foram trazidas a Cachoeira do Sul, no Vale do Rio Pardo, e foram testadas no Rio Jacuí por mais de 300 militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, que envolve os três Estados do Sul. 

Fabricada na Alemanha, a ponte anfíbia já é empregada pelos exércitos alemães, do Reino Unido, de Singapura e de Taiwan e pode ser utilizada em situações de calamidade pública. Ela funciona como uma espécie de balsa, para transporte de pessoas até viaturas pesadas, e pode ser montada em três minutos por apenas seis militares. Já a ponte flutuante M3 pode ser montada em quinze minutos por 24 soldados. 

O veículo foi apresentado em Brasília em abril e há planos de que o Ministério da Defesa adquira as modernas pontes. O valor da viatura não foi divulgado.
ZERO HORA

Segurança Pública do RS estuda criação de delegacia de proteção dos direitos dos animais


15 de Maio de 2013 
Pelo menos uma divisão especializada deve ser criada até o final do ano na Capital
Pelo menos uma divisão especializada deve ser criada até o final do ano na Capital
O secretário da Segurança Pública do Estado, Airton Michels, recebeu a procuradora de Justiça e presidente da ONG Bichoterapia, Maria Waleska Trindade Cavalheiro, na tarde desta terça-feira (14). A representante pede a criação de uma delegacia de polícia para registrar ocorrências de maus tratos aos animais.
O assunto vem sendo tratado junto à chefia da Polícia Civil e o pedido será oficializado, segundo Michels. Ele garantiu que, pelo menos uma divisão especializada junto à delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em Porto Alegre, será criada até o final do ano. "Não podemos apenas implantar uma estrutura de delegacia, pois o efeito será apenas simbólico. Temos que ter uma rede de atendimento para estes animais, além do local do registro da ocorrência", disse o secretário. 

Texto e foto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom

Penitenciária Madre Pelletier recebe grafite nos muros e parte interna


14 de Maio de 2013 
Exposição chamada de Arte Liberta reúne o trabalho de cerca de 20 artistas
Exposição chamada de Arte Liberta reúne o trabalho de cerca de 20 artistas
O muro externo da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP), em Porto Alegre, está recebendo, em maio, a arte em grafite para marcar o mês das mães. A ação é iniciativa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria Penitenciária da Mulher (CPM) e Núcleo Urbanóide. 

Conforme a CPM, algumas apenadas foram escolhidas para participar das pinturas no pátio interno e área do playground. A diretora da PFMP, Marília Simões, disse que a comunidade está elogiando a iniciativa. "As visitas e os servidores gostaram muito do resultado final desta arte, que está humanizando os presídios pela forma, cor e objetivo", disse. 

Sob o nome "Arte Liberta", cerca de 20 artistas estão envolvidos no projeto cujas atividades terminam nesta quarta-feira (15). De acordo com o coordenador do Núcleo Urbanóide, Lucas Vernieri, a ideia por meio do grafite, é passar conceitos humanizados e mais suaves a quem entra no estabelecimento prisional. "O espaço é muito frequentado por crianças. Por isso, ilustramos pinturas alegres e coloridas que sugerem um ambiente prisional menos impactante para elas", afirma. 

Vernieri já coordenou outros projetos de grafitagem em quatros presídios do RS com os mesmo enfoques: humanização e disseminação da arte do grafite nas cadeias. Segundo ele, o projeto é de cunho social. "Grafitar nas cadeias nos permite criar cenários distintos do nosso cotidiano. Esses espaços são cheios de desafios, mas que merecem atenção da sociedade". O projeto tem apoio das Tintas Coral. 

Foto e Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom 

Detentos de Caxias do Sul iniciam curso de pedreiro pelo Pronatec Prisional

14 de Maio de 2013 
Ao todo, 25 alunos participam de qualificação profissional básica
Ao todo, 25 alunos participam de qualificação profissional básica
Detentos da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics) começaram esta semana o curso de pedreiro de alvenaria, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empregos (Pronatec Prisional), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além deste, também está em andamento o curso de auxiliar de cozinha, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Estas ações contemplam 25 alunos que participam de qualificação profissional básica.

Com carga horária média de 200 horas/aula, os aprendizes adquirem conhecimentos que envolvem competências e habilidades específicas das áreas e noções de relações interpessoais e cidadania. Segundo a assistente social da Pics, Nadia Wacheleski, o "trabalho e a educação são dimensões construtivas que oportunizadas, propiciam condições para o protagonismo dos sujeitos no acesso à cidadania", disse. Nadia explica que essas representam vias estratégicas para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade.


Pronatec Prisional 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional, foi lançado no final de fevereiro no Estado, e disponibilizará 2.750 vagas para apenados no Rio Grande do Sul.  O Pronatec Prisional é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Texto e foto: Marco Vieira
Edição: Redação Secom 

Secretaria da Segurança Pública faz simulação de incidente para a Copa do Mundo 2014


14 de Maio de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública realizará, nesta quarta-feira (15), o 1º Exercício Simulacro de Segurança Pública e Defesa para Grandes Eventos à Copa do Mundo de 2014. O evento ocorrerá das 19h30 às 21h, na ERS-118, km 16, no Parque dos Eucaliptos, em Gravataí. O trânsito será sinalizado antes e depois do trecho da simulação que ocorrerá no sentido capital-interior.

A ação envolverá uma colisão entre um caminhão com produtos químicos e um ônibus com 30 passageiros, além de vazamento de produto perigoso, princípio de incêndio e manifestação de ambientalistas. Aproximadamente, 100 pessoas participarão. A atividade tem o objetivo de avaliar o desempenho das equipes de emergência diante de um cenário de incidente complexo e não convencional. 

O evento contará com a participação do Corpo de Bombeiros de Gravataí e Esteio, Polícia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Brigada Militar, Defesa Civil Municipal, equipes de resgate voluntárias, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Hospital Dom João Becker e empresas. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Secretaria da Segurança apresenta tornozeleiras eletrônicas nesta quarta

14 de Maio de 2013 
O Programa de Monitoramento Eletrônico de Sentenciados e/ou Provisórios - tornozeleiras eletrônicas será apresentado nesta quarta-feira (15), às 14h30, no salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. O investimento para 2013 é de R$ 2,5 milhões e a intenção é de que até o final do ano mil equipamentos sejam implantados em todo o Estado. 

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom 

Territórios de Paz reduzem homicídios em quatro bairros de Porto Alegre

14 de Maio de 2013 
Política de segurança pública nas comunidades já mostra resultados positivos
Política de segurança pública nas comunidades já mostra resultados positivos
Atividades de prevenção à violência articuladas com ações de policiamento e combate à criminalidade. Os resultados dessa política de segurança executada pelo RS na Paz - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania - já começam a aparecer. O número de homicídios nos quatro bairros mais violentos de Porto Alegre caiu no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período dos dois anos anteriores. 

Instalados pelo Governo do Estado nos bairros Restinga, Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro, os quatro Territórios de Paz da Capital registraram 37 homicídios entre janeiro e abril deste ano, contra 39 no ano passado e 43 no mesmo período de 2011, antes da criação do primeiro território. A redução chega a 14% em dois anos. 

Para o chefe da Divisão de Estatística Criminal da Secretaria da Segurança Pública (SSP), major Luis Fernando Linch, os números demonstram uma inversão na tendência de aumento desses crimes nas grandes cidades. Em toda Porto Alegre, por exemplo, os homicídios passaram de 123 em 2011 para 143 em 2012, antes de baixarem para 141 em 2013. A participação dos Territórios de Paz caiu de 34% para 26% nesses crimes. 

"Nossa expectativa é de continuar reduzindo esse número, sobretudo devido à instalação de seis delegacias especializadas nesse tipo de crime e ao fortalecimento das nossas ações contra homicídios e roubo de veículos", observou Linch. Para ele, somente a interrupção desse crescimento já seria um bom resultado. Mas são crimes que ainda nos preocupam muito", disse Linch. 

Já Caxias do Sul, que há um ano recebe reforço do policiamento comunitário, registrou decréscimo da violência em onze núcleos. Os homicídios caíram 57% e o tráfico de entorpecentes, 52%, além do arrombamento à residência (36%) e roubo a posto de gasolina (62%). 

Redução da violênciaAção pacificadora voltada a áreas anteriormente prejudicadas pelos altos índices de violência, o Território de Paz já está em dez locais da Capital e Interior. O último deles foi inaugurado em dezembro do ano passado no bairro São José, em Esteio. 

O município já havia recebido um Território de Paz em 2009, no bairro Primavera, em uma iniciativa do Ministério da Justiça, então sob comando do governador Tarso Genro, em parceria com a Prefeitura. Segundo o município, os homicídios caíram 50% no bairro após o início das ações. 

Territórios de PazOs Territórios de Paz fazem parte do programa RS na Paz e se fundamentam na transversalidade das políticas públicas, envolvendo diversos agentes sociais, tanto do poder público quanto da sociedade civil organizada. O objetivo final é a redução do número de homicídios a partir do diálogo entre ações sociais e policiais. 

Para o coordenador do RS na Paz, Carlos Sant'Ana, o programa representa um novo paradigma na abordagem da violência. "Isso significa integrar, articuladamente, as ações preventivas sociais, de redução da vulnerabilidade das pessoas, com as imprescindíveis ações policiais de segurança". 

O programa trabalha prioritariamente com jovens entre 12 e 24 anos, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também envolvimento com o tráfico de entorpecentes. 

HOMICÍDIOS
Janeiro a abril           2011          2012        2013
Porto Alegre                123            143          141 
Territórios                     43              39            37 
%                               34%           27%        26%

Texto: Juliano Meira Pilau
Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...