Powered By Blogger

terça-feira, julho 23, 2013

Taxistas recebem instruções para uso de serviços emergenciais de segurança do Estado

22 de Julho de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO), realizou na tarde desta segunda-feira (22), uma palestra de instrução sobre como agir em situações de emergência policial envolvendo taxistas. O encontro reuniu funcionários das centrais de rádio de empresas de táxi e debateu quais procedimentos devem ser tomados ao contatar os serviços emergenciais da SSP.
O diretor do DGEO, coronel Eduardo Mereb, destacou a importância do contato entre os profissionais da categoria e o órgão público - um telefone específico foi criado para receber ligações emergenciais de taxistas.
No encontro também foram apresentados os serviços de controle e monitoramento da SSP, como o Centro Integrado de Comando e Controle (Ciosp) que, segundo o secretário Airton Michels, ajuda a construir a relação dos taxistas com a gestão da segurança pública. 

Texto: Assessoria SSP

Susepe incentiva economias regionais com aquisição de carne suína para presídios

22 de Julho de 2013 
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), através do Programa Fornecer, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado, está incrementando as economias regionais com a aquisição de carne suína para os presídios. O programa possibilita o acesso exclusivo das micro e pequenas empresas ao mercado das compras governamentais, e a Susepe já participa adquirindo todos os gêneros alimentícios.
Segundo o diretor Administrativo da Susepe, Giovani Moreira, a instituição comprará em torno de 140 toneladas/ano de carne suína, o que irá colaborar para o mercado primário gaúcho.
Participante da reunião-almoço na última sexta-feira (19), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, quando foram apresentados os resultados do Grupo de Trabalho para o incremento da suinocultura, Giovani ressaltou que vai incluir todos os estabelecimentos prisionais na próxima licitação. 

Na oportunidade, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou o trabalho da Susepe em consonância com o órgão que administra, no intuito de aquecer o mercado. Giovani Moreira acrescenta, ainda, que a Susepe também teve participação na inserção do mercado da pesca, com compras iniciadas em 2011. 

Carne suína 
A suinocultura é um tradicional setor da base produtiva e econômica do Rio Grande do Sul, presente em 292 municípios. É fundamental na renda das pequenas e médias propriedades, contribuindo para a fixação do homem no campo. Essa atividade vem crescendo significativamente nos últimos anos, e o Brasil é o quarto produtor mundial, com incremento de 22% nas exportações.
A carne suína é rica em proteína de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B e diversos minerais. Este produto atualmente é considerado saudável, sendo resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia. 

Texto: Marco Vieira
Edição: Redação Secom

Seminário de capacitação para conselheiros da comunidade debate execução penal

22 de Julho de 2013 
VI Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul
VI Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul - Foto: Andreza Fiuza
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, participou, na manhã desta segunda-feira (22), do VI Seminário de Capacitação para Conselheiros dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul. O evento busca discutir ideias e trocar experiências sobre execução penal e temas que abordam o sistema penitenciário.
Durante a cerimônia, foi assinado um termo de mútua cooperação e uma portaria reestrutural que objetivam, respectivamente, o fortalecimento dos conselhos da comunidade, a ampliação do número de conselhos e a reformulação do programa de articulação comunitária da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Para Michels, é fundamental que se realizem encontros como este, a fim de agregar novas ideias. "Estamos vivendo um momento rico de discussão sobre o tema. Estar presente nesse encontro contribuirá muito para nosso trabalho e experiências desenvolvidas na Secretaria da Segurança Pública."
Segundo o presidente do Conselho Penitenciário, Rodrigo Puggina, o evento estimula a criação de novos conselhos, além de discutir a questão da pena no sistema prisional como um todo. "Os trabalhos mais importantes saem dos conselhos", enfatizou. 
O seminário, que conta 87 conselhos participantes, continua nesta tarde e encerra a programação às 18h desta terça-feira (23).
Texto e foto: Andreza Fiuza

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...