Powered By Blogger

quinta-feira, novembro 18, 2010

Causa dos acidentes de trânsito

Quem é o responsável pelo fato de os taxistas da Capital se unirem em organizações parapoliciais?

ZH - Mural - Opinião dos leitores

A culpa é do Estado. Cabe ao Estado oferecer segurança para todos e ao mesmo tempo fiscalizar a atividade dos taxistas. Com a ausência do Estado, o cidadão começa a se organizar para defender seus interesses e isso fatalmente culminará numa organização a margem da lei, onde se faz justiça com as próprias mãos. Exemplo prático ocorre no Rio de Janeiro, onde se criaram milícias que acabaram fugindo do controle estatal. Milícia nada mais é do que uma organização particular que visa defender interesse próprio, todavia, com o passar do tempo cria corpo, recebe o apoio de pessoas com interesses diversos, o que gera uma organização criminosa sem controle. É hora de cortar o mal pela raiz, porque se o Estado fracassar nessa hora, as conseqüências serão muito sérias.

Valdir Weber
valdirweber@bol.com.br
Três Passos - RS - Brasil
18/11/2010 - 08:52
_____________________________________________________________

O culpado é sem dúvida o ESTADO! Os taxistas são assaltados, agredidos e muitas vezes mortos , por marginais fissurados pela droga e pela má índole e nada acontece.Enquanto um trabalhador ganha um salário mínimo para trabalhar oito horas diárias um presidiário ganha mais de oitocentos reais mensais do ESTADO porque foi preso.Absurdo e uma zombaria com quem produz.

Cesar Oliveira
Rio grande - RS - Brasil
17/11/2010 - 15:11
_____________________________________________________________

Ausência, omissão do estado resulta neste tipo de ação.
Importante lembrar que o criminoso, se multiplica dia a dia.
Governa um estado, requer força policial em ação direta, ação criminosa que ronda e desafia a policia é poderosa.Eles desafiam segurança publica, com armamentos pesados,sofisticados lei do cão, nem querem saber nome do secretário, do governador, mais terrível é uma guerra urbana, matam sem piedade.Tem que manter policiamento ostensivo nas ruas e um combate sem trégua contra marginalidade que poem medo e mata sem piedade.

JANETE LUCCHESI GARBINI
porto alegre - RS - Brasil
17/11/2010 - 10:55
______________________________________________________________

São os próprios, pois, se acham privilegiados, porém, responsáveis por muitas atitudes antiéticas que deixam a desejar como profissionais indispensáveis nas grandes metrópoles.

CLAUDIOMAR FREITAS VIEIRA
Porto Alegre - RS - Brasil
16/11/2010 - 19:45
______________________________________________________________

O maior responsável é a soma da incompetência política com a ignorância humana. Falta pouco para termos uma guerra declarada e oficial.
Se os cidadãos se sentem desprotegidos, e são incentivados a fazer justiça pelas próprias mãos, vai ser um salve-se quem puder.
Enquanto a população é assaltada, o governo aprova leis que só favorecem aos bandidos? Esperar o quê?

Eliel Moreira da Silva
eliel-03@hotmail.com
Estância Velha - RS - Brasil
16/11/2010 - 17:42
______________________________________________________________

A busca por segurança em nosso país não se trata só da classe dos taxistas.E sim,em todas as classes,lugares,em nossas casas,em nosso trabalho,enfim em tudo.Um país sem educação dá lugar a todos os tipos de pessoas livres para agir no que acham mais fácil.Quando citamos,EDUCAÇÃO.não é mais uma palavra no ar.É sim o início de tudo.Povo sem educação é um povo refém das arbitrariedades que nele são impostos.Quando me refiro a EDUCAÇÃO, poderia citar outros fatores também esquecidos, como por exemplo o respeito com o povo pelos governantes.Por que digo isto? Porque infelizmente em nosso país as prioridades são outras por parte dos que dirigem o Brasil.Aí vem o status,o enriquecimento pessoal,as mordomias,outros gastos desnecessários.O que sobra para os investimentos? Já vem com percentuais menores e insuficientes não sendo possível avançar no que é necessário.Assim nós devemos procurar cada um por sí ir se defendendo como pode.Os taxistas estão procurando suprir o que o governo não dá.

Renato M.Pereira
Renatho_prof@yahoo.com.br
Alvorada - RS - Brasil
16/11/2010 - 14:39
_____________________________________________________________

A desídia do estado e/ou sua incapacidade de proteger o cidadão.Sugestão: Taxis maiores com cabines blindadas e monitorados.É mais caro, porém mais seguro.Não usamos grades e alarmes em nossas casas?

Décio Antônio Damin
deciodamin@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil
16/11/2010 - 14:23
______________________________________________________________

Sem dúvida é o poder público, cada vez que acontece uma morte de taxista, começam as barreiras por todo o lugar, mas são logo esquecidas.Não sou taxista, não tenho procuração para defender a classe,mas, ela é privada de segurança, cada corrida é uma roleta russa, é arriscado, a relação entre passageiro e taxista vira desconfiança, todo passageiro é suspeito, imagine trabalhar nesse clima. Não justifica a melícia, mas ela se forma onde o Estado não age.

ANTONIO MARTINS
ALVORADA - RS - Brasil
16/11/2010 - 11:49
______________________________________________________________

Imagine como estaria seriamente comprometida a sobrevivência de um gato, caso permanecesse totalmente apático ao aparecer-lhe um cachorro pela frente. Da mesma forma, imaginemos um ser humano enfrentando uma tempestade de violência e sem segurança nenhuma.

Eldara Leite Alves
daraleite@yahoo.com.br
Bagé - RS - Brasil
16/11/2010 - 09:38
______________________________________________________________

Não sou favoràvel há essa atitude dos taxistas,mas acredito que eles tenham se cansado de tanta violência que vem sendo expostos, assim como toda sociedade devem estar cansada tambèm.

Virgílio Melhado Passoni
mmpassoni@gmail.com
Praia Grande - SP - Brasil
16/11/2010 - 08:51
______________________________________________________________

Límpido, claro, óbvio, que a responsabilidade é do Estado que não oferece policiamento preventivo mínimamente competente!!! agora estamos na moda das filmagens, há pelotões de cineastas, filmando a morte, a lesão física, patrimonial; as vítimas tem de colocar suas melhores roupinhas, para "sair bem no filme!" Enquanto isso, coloquemos mais alguns cadeados, grades, fios elétricos, caes ferozes para tentar nos proteger. E, pior, se um dos caes sai do pátio e morde alguém, o proprietário será exemplado, exposto na mídia e realmente tratado como "bandido irracional". Era para falar a verdade, ou fazer firúlas???

José Édler Biscaíno Pahim Pahim
Santa Maria - RS - Brasil
16/11/2010 - 08:37
______________________________________________________________

Os políticos ( altos cargos) mantém sempre seguranças particulares; pagas por nós! Se eles podem ter; todos recorrem copiando o sitema. A culpa é de quem? Válida a ação dos taxistas.

rubens ciro *****
pato branco - PR - Brasil
16/11/2010 - 08:28
______________________________________________________________

A falta de segurança promovida por legisladores que permitem a impunidade de certos tipos crime.Os bandidos são sempre os mesmos, a polícia prende e a justiça solta.É legítima a autodefesa dos taxistas.

benjamin barbiaro
poa - RS - Brasil
15/11/2010 - 17:11
______________________________________________________________

Cada um tenta se defender do jeito que pode, fazendo a justiça com as próprias mãos, infelizmente. Diante de tantas mortes de taxistas, que eles resolveram se defenfer. Certamente não é uma atitude correta o que foi levantado acerca destes profissionais, mas o fato é que a violência está aí gerando mais violência - é um círculo vicioso. Basta ver as estatísticas - é uma insegurança generalizada. Há 30 anos atrás já se vislumbrava o que está acontecendo hoje e pouco foi feito preventivamente. A melhora no médio e longo prazos inicia pela educação e pela emprego digno às pessoas. Já fui duas vezes assaltado e por sorte não me dei mal(usando o chavão dos dias de hoje). O aparelho policial não é onipresente, mas pode agir de forma pontual, naqueles locais mais visados. De qualquer forma o cidadão tem de estar atento às ações dos meliantes, mas nem sempre a gente vai estar ligado a ação dos bandidos e aí já era... O negócio é não resistir - a vida vale muito mais.

Daniel Carvalho Carvalho
Porto Alegre - RS - Brasil
15/11/2010 - 09:38
_____________________________________________________________

A total falta de segurança, e as leis que protegem os marginais mais do que quem trabalha e paga impostos.
Ou eles tentam se proteger ou são alvo de ladrões, como todos nós que trabalhamos e elegemos esses politicos inúteis no poder, que só querem votos na eleição e o resto é resto.

ezequiel gregolin bottezini
passo fundo - RS - Brasil
14/11/2010 - 21:25
_____________________________________________________________

Se existem as milícias de taxistas, estas se devem, em grande parte, a ineficiência dos órgãos de segurança pública. Hoje temos uma insegurança institucionalizada e vivemos momentos aterradores. As famílias estão desprotegidas e não encontram respaldo em suas reivindicações. Da mesma forma, esta categoria de profissionais, sujeitos a investidas de criminosos, descuidistas e toda sorte de situações. Entretanto, nada justifica a violência e a intimidação de passageiros. Ninguém deve fazer justiça com as próprias mãos e estes profissionais não podem chamar para si atribuições que não são suas. Caso hajam indícios ou suspeitas de um comportamento inadequado por parte dos passageiros transportados, devem os taxistas entrar em contato com as autoridades para as providências cabíveis, através dos meios disponíveis. Não devem, jamais, convocar outros colegas e agirem fora dos ditames legais, a margem da lei.
Precisamos de coerência, respeito, tolerância e bom senso entre as partes.

Ricardo Reischak
Porto Alegre - RS - Brasil
14/11/2010 - 17:36
______________________________________________________________

O governo e a segurança pública. Os comandos teriam de ser dividos, pois hoje os mesmos que protegem, atendem ocorrências em casas comerciais, bancos, taxistas, etc, não deveriam estar a serviço da população e com atendimento nas residências. O serviço fica a desejar. Teríamos de ter duas polícias militar com os focos divididos. Os empresários fornecem rádios comunicadores, etc para a polícia. Quem eles irão proteger? Penso também que o sistema tem de ser reformulado.

Izane Mathos
Porto Alegre - RS - Brasil
14/11/2010 - 15:02
______________________________________________________________

Pode se creditar à ineficiência dos governos em relação a segurança pública. Vivemos sob tensão sempre que saímos para a rua. Mesma tensão que me fez andar com uma barra de ferro na mochila ao ir estudar diariamente na Av. Osvaldo Aranha. Depois de três assaltos, nunca mais fui o mesmo.

Vinicius de Oliveira Bartholdi
bartholdi77@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil
14/11/2010 - 14:29
______________________________________________________________

Vivemos no país do "salve-se quem puder",do "quem pode mais chora menos"etc..Ignorados pelo Estado tentam defender-se como selvagens da idade da pedra.Ou restauramos a moral e a ética ou, adiós pampa mia.O pessoal do topo é o retrovisor da porcaria toda.

luiz bavaresco
nova prata - RS - Brasil
14/11/2010 - 10:55
______________________________________________________________

No meu ponto de vista é a Lei brasileira, que mais protege do que condena, a bandidagem.
Visto que, a Policia não pode matar, mas pode morrer, e se morre, os familiares ficam desprotegidos, porque para eles não tem direitos humanos.
Se mata um bandido, está sujeito a severas punições.
Em contra partida, a familia do Bandido tem amparo legal.
Baseado nisto, e cansado de esperar pela Justiça, eu creio que eles resolveram agir desta forma.

Albino Perleberg Perleberg
Pelotas - RS - Brasil
13/11/2010 - 22:16
______________________________________________________________

O descrédito na segurança pública, a Brigada é ineficiente a Policia nada faz, cabe a eles fazer a própria segurança e a investigação, serviço que deveríamos ter com qualidade e eficiencia, assim devem fazer comerciantes e outros, para suprir a falência da segurança pública.

Wanderlen Castanheira
wanderlen@pop.com.br
TRamandai - RS - Brasil
13/11/2010 - 19:18
______________________________________________________________

Acompanhei alguns relatos de passageiros que teriam sido agredidos por taxistas e fiquei chocada. Segundo as vítimas, eles mais pareciam bandidos do que pessoas que estão numa profissão que merece ser valorizada. A violência instalada no RS é terrível e a sensação de insegurança que chegou a todos os rincões não justifica que pessoas ajam com tamanha boçalidade, agredindo cidadãos que ajudariam a colocar comida na mesa deles. Mais incrível é que apesar dos muitos depoimentos, alguns profissionais se negam a acreditar que possam existir pessoas de índole tão ruim, que se colocam na pele de policiais ou juízes e decidem que podem, em vez de se negar a realizar uma corrida, agredir com etema violência aqueles que consideram suspeitos ou que possam lhes oferecer algum perigo.
Não creio,no entanto, que esses bandidos possam ser maioria, pois há profissioanis gentis, atenciosos e corteses, que seguramente não compactuam com os atos de realzados por criminosos infiltrados entre eles.

Angela de Abreu Rodrigues
Alvorada - RS - Brasil
13/11/2010 - 15:29
______________________________________________________________

A pergunta é simplesmente abrangente, extensiva e prevista a partir do desarmamento do cidadão idôneo .
Portanto faço uma prévia antes de expor minha opinião, para uma pergunta que até o presente momento não tive uma resposta razoável sequer.
Sabemos que exageradamente um por cento da população brasileira é composto de marginais .
Então pergunta-se porque estamos perdendo esta guerra ?
Quem esta lucrando com o caos social que se encontra o Brasil ?
Bem como não tenho a resposta, afirmo que as milícias formadas pelos taxistas é uma conseqüência da falência das autoridades competentes.
E se não reverem a burrice da lei 10.826 a tendência ainda é se agravar mais.

Agapito Costa
agapitocosta@ibest.com.br
Rio Grande - RS - Brasil
13/11/2010 - 14:01
______________________________________________________________

Os impostos gerenciados desonestamente.

Milton Munaro
São Leopoldo - RS - Brasil
13/11/2010 - 10:42

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...