Powered By Blogger

quinta-feira, março 28, 2013

Policiais militares e agente do IGP concluem curso e reforçam Patrulha Maria da Penha


27 de Março de 2013 
Com reforço dos formandos, Secretaria da Segurança quer ampliar ações da Patrulha
Com reforço dos formandos, Secretaria da Segurança quer ampliar ações da Patrulha
A capacitação de 42 policiais militares e de uma agente do Instituto-Geral de Perícias (IGP) que atuarão nas Patrulhas Maria da Penha terminou nesta quarta-feira (27), no Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar. Esta foi a terceira edição do curso promovido pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP). O projeto visa qualificar o atendimento às vítimas de violência doméstica que estão amparadas por medida protetiva, ou seja, àquelas mulheres de quem o agressor tem que se manter afastado. 

Comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Fábio Duarte Fernandes disse que o objetivo é ampliar as ações da Patrulha Maria da Penha para outras unidades da Corporação. A estratégia faz parte das medidas de prevenção a agressões e mortes de mulheres, vitimadas por conflitos domésticos. "Também poderemos estabelecer parcerias com os municípios para que as equipes de saúde da família atuem conjuntamente, acompanhando as vítimas para que elas não voltem a ter problemas com a violência". 

Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar e coordenadora estadual do projeto Patrulha Maria da Penha, a tenente-coronel Nádia Gerhard afirmou que o êxito da ação é confirmado pela receptividade das vítimas ao atendimento mais humanizado feito pela BM e por sua aproximação para o diálogo com os PMs. "As vítimas veem no PM a presença do Estado, atuando para a sua segurança e para a proteção plena de seus direitos". 

Viaturas nos bairros 
O projeto Patrulha Maria da Penha, iniciado em outubro de 2012, contava com apenas uma viatura para a ronda nos quatro Territórios de Paz de Porto Alegre, nos bairros Restinga, Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro. Agora, já é uma viatura para cada Território. O incremento veio na primeira semana de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, quando o Governo do Estado entregou os três novos veículos. Nos cinco meses de atuação da Patrulha foram atendidas 570 mulheres, em pouco mais de 1,5 mil visitas. Cinco homens foram presos pelo descumprimento da medida protetiva. 

Texto: Jussara Pelissoli
Foto: Osmar Nólibos/PM5-BM
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...