A segurança nos bancos e o Plano Nacional Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas foram debatidos durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (GGI/RS), nesta quarta-feira (7), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. O encontro, coordenado pelo titular da SSP, Airton Michels, teve a presença de diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana, que propuseram a criação de uma lei estadual para garantir mais segurança a funcionários e clientes das instituições financeiras.
Os sindicalistas fizeram uma apresentação sobre suas principais preocupações quanto a segurança das agências. O diretor jurídico, Lúcio Paz, afirmou que os cinco maiores bancos do país, apesar de terem lucrado mais de R$ 50 bilhões em 2011, aplicaram apenas cerca de R$ 2,6 milhões em segurança bancária, o equivalente a 5%.
O secretário de Segurança Pública disse que será reativado o Grupo de Trabalho de Segurança Bancária e que, em breve, será marcada uma reunião com a entidade sindical para tratar do tema. Michels agradeceu a colaboração do Sindbancários e assinalou que a segurança dos bancos é uma preocupação da Pasta.
Plano de Combate às Drogas
Durante a reunião do GGI/RS, a diretora de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Tâmara Soares, fez uma apresentação sobre o Plano Nacional Integrado de enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O projeto federal será coordenado pela SJDH aqui no Estado, com a parceria da Secretária de Saúde e da SSP. O plano tem como eixos cuidado, prevenção e autoridade (repressão ao tráfico).
O secretário de Saúde, Ciro Simoni, disse que a Pasta atua em parceria com a secretaria municipal da Capital, onde existem os "redutores de danos", agentes de saúde atendendo aos usuários de drogas. Além disso, é realizado o atendimento por meio dos Centro De Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas e de leitos hospitalares disponibilizados para o atendimento aos dependentes químicos.
Michels destacou a atuação da Segurança Pública no enfrentamento às drogas com os Territórios de Paz (instalados em quatro pontos de Porto Alegre, dois em Canoas, em Passo Fundo e Vacaria), além do projeto de Polícia Comunitária, que será lançado em Caxias do Sul, no próximo dia 14 de março. "O objetivo é ampliar os Territórios de Paz para outros municípios". Michels assinalou que tanto a Polícia Civil como a Brigada Militar estão orientadas a trabalhar para combater os grandes traficantes e retirar das ruas a maior quantidade de drogas possível.
A reunião teve a participação do secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio de Abreu, do chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, do diretor-geral do Instituto Geral de Perícias, José Cláudio Teixeira Garcia, de secretários municipais de segurança pública, da Secretaria Municipal de Saúde e da EPTC (Porto Alegre), de diretores de departamentos operacionais da SSP, e representantes das secretárias de Educação, de Políticas Públicas para as Mulheres, da Famurs, de todos os Poderes e de diferentes órgãos de segurança estadual e federal.
Texto e foto: Nilza Scotti
Edição: Redação Secom