Powered By Blogger

terça-feira, abril 23, 2013

Desocupação do Presídio Central é tema do programa Mateando com o Governador


22 de Abril de 2013

Governador também fala sobre investimentos em Segurança Pública
Governador também fala sobre investimentos em Segurança Pública
O programa de rádio Mateando com o Governador desta segunda-feira (22) aborda a situação do Presídio Central, que deverá ser desocupado pelo Governo do Estado até 2014. Com capacidade para 2 mil presos, em 2011 o presídio foi encontrado com 5.300 detentos. Atualmente, o número é de 4.150 e, até o final de 2013, o objetivo é que entre 800 e 1 mil presos sejam encaminhados para outras penitenciárias do Estado. O programa Mateando com o Governador é produzido pela Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom). 

"Nós pretendemos chegar em 2014 com o presídio desocupado ou com tudo encaminhado para a desocupação. Estamos construindo novos presídios e finalizando obras de governos anteriores". Tarso afirma ainda que o sistema prisional do Estado está melhorando, já que no Presídio Central a situação da saúde mudou significativamente. "O tratamento de saúde já está muito melhor do que antes e gradativamente o sistema está melhorando". 

Tarso diz também que o Governo vem fazendo uma profunda reformulação no sistema carcerário gaúcho a partir da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), contratando e treinando servidores. "A nossa intenção é retirar a Brigada Militar do presídio para colocá-la nas suas funções, e estamos tratando de interpor programas de qualificação e formação de mão de obra e de educação nos presídios para que eles cumpram a sua finalidade minimamente recuperativa", diz Tarso. 

Melhores condições de trabalho 
O sequestro em Cotiporã e o assassinato de taxistas em Porto Alegre e Santana do Livramento também foram observados pelo governador, já que os casos foram resolvidos rapidamente por uma polícia melhor equipada, com novas tecnologias e melhores condições de trabalho. "Novos policiais militares e civis foram contratados por concurso público, passaram por um novo processo de formação e uma melhoria substancial na sua infraestrutura, inclusive exponencial no Instituto Geral de Perícias, o que permitiu um trabalho de alto nível nos dois casos, além da integração entre as policias". 

Polícia preventiva O governador ressalta que as Unidades de Polícia Pacificadora instaladas no Rio de Janeiro correspondem no Rio Grande do Sul ao policiamento comunitário. "São ações preventivas de médio e longo prazo, que dão resultado efetivo na segurança pública de um estado". Tarso destaca ainda que as mudanças verdadeiras na segurança pública são lentas. "Pode-se fazer mudanças impressionistas que não mudam em nada. As mudanças verdadeiras surgem com ações de educação técnica e adequada para o policial, com recursos para que o trabalho seja bem realizado". 

O governador enfatiza que é preciso racionalização e utilização de métodos científicos para trabalhar com prevenção, o que no Estado são representadas pelas ações que se instalam nos Territórios de Paz. 

Texto: Daiane Roldão
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom 

Comando-geral da BM sugere seminário para debater problemas de torcidas


22 de Abril de 2013

ra o coronel Fábio Fernandes, uma das medidas necessárias é o cadastro das torcidas
ra o coronel Fábio Fernandes, uma das medidas necessárias é o cadastro das torcidas
A realização de um seminário para buscar soluções aos problemas que envolvem torcidas nos jogos de futebol foi a sugestão apresentada pelo Comando-Geral da Brigada Militar à direção do Grêmio em reunião nesta segunda-feira (22), na sede do clube esportivo, na Capital. 

O comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes, atendeu convite do presidente do Grêmio, Fábio Koff, para discutir questões ligadas à segurança de torcedores, diante de episódios de conflitos gerados por torcidas organizadas. O coronel Fábio Fernandes indicou como alternativa um amplo debate em uma programação que reúna Brigada Militar, dirigentes de clubes de futebol, Ministério Público, Poder Judiciário e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). Fábio Koff concordou com a proposta e o seminário será planejado para ocorrer nos próximos meses em Porto Alegre. 

"Esta será uma iniciativa de repercussão positiva, com reflexos na Copa do Mundo", falou o presidente do Grêmio. O clube objetiva distensionar o comportamento tumultuado de certos grupos de torcedores, possibilitando tranquilidade para quem vai ao estádio, incluindo mulheres, crianças e jovens. 

Para o coronel Fábio Fernandes, o brilho do espetáculo do futebol não pode ser ofuscado por conflitos entre torcidas. "Temos que achar um instrumento capaz de melhor controlar as manifestações de determinados torcedores e o debate conjunto pode nos apontar alternativas", afirmou. Para ele, uma das medidas necessárias é o cadastro das torcidas. 

Também participaram da reunião o subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Serenito Mello, chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, e o vice-presidente do Conselho de Administração do Grêmio, Nestor Hein.
Texto: Assessoria Comando-Geral da BM
Foto: Wilson Cardoso
Edição: Redação Secom 

Secretaria da Segurança lança projeto de policiamento comunitário em Bento Gonçalves


22 de Abril de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lança nesta terça-feira (23) o projeto de policiamento comunitário em Bento Gonçalves. A cidade vai receber sete núcleos de Polícia Comunitária, sendo seis da Brigada Militar, com 18 policiais, e um núcleo da Polícia Civil, com oito agentes. 

A cerimônia de lançamento ocorrerá às 13h30, em frente à prefeitura de Bento Gonçalves e contará com as presenças do prefeito Guilherme Pasin e do secretário da Segurança Pública, Airton Michels. 

Serviço 
O quê: lançamento do projeto de Polícia Comunitária. 
Quando: 23 de abril, às 13h30 
Onde: em frente à Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70 - Centro). 

Texto: Assessoria de Imprensa SSP
Edição: Redação Secom 

Exército participará das simulações de situação de risco para a Copa


22 de Abril de 2013
O Exército colocou-se à disposição na elaboração, preparação e execução dos exercícios simulados – encenação para enfrentamento de situações de risco – durante a Copa do Mundo, em 2014. Durante a reunião, nessa segunda-feira (22), na Secretaria da Segurança Pública, a instituição também expôs suas metodologias.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, “quanto menos aparecermos no mês da Copa, melhor vai estar nossa segurança. E isso vai depender da nossa preparação”.
Ainda não foram definidas as datas para as simulações práticas, que devem ocorrer em diferentes lugares da Região Metropolitana durante os próximos meses. Porto Alegre sediará cinco jogos durante a Copa do Mundo de 2014, nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho.
 Texto: Comunicação SSP

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...