Powered By Blogger

sexta-feira, agosto 09, 2013

Brigada Militar recebe kit tecnológico com robô antibomba

08 de Agosto de 2013 
Após o ato de entrega, foi realizada uma simulação com o aparelho antibombas
Após o ato de entrega, foi realizada uma simulação com o aparelho antibombas
A Copa do Mundo de 2014 contará com mais um equipamento tecnológico no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (08), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) entregou à Brigada Militar um robô antibomba que faz parte de um kit que contém, ainda, outros nove equipamentos. Os recursos são do Ministério da Justiça e o investimento é de R$ 2,4 milhões. 

O robô evita que os policiais se arrisquem ao se aproximar de artefatos suspeitos, que podem configurar risco de explosão ou reação química, biológica, radioativa e nuclear. "Vamos ter ainda mais segurança, tanto para os policiais, quanto para a população. Esses equipamentos são importantes em momentos de apreensão e poderão evitar grandes transtornos na vida social", disse o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, durante o ato, que ocorreu na sede do Grupamento de Busca e Salvamento, Armazém C-1, no Cais do Porto, na Capital. 

Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram treinados para operar o equipamento. "Isso contribui ainda mais com o aparato tecnológico da Brigada Militar para aperfeiçoarmos cada vez mais as nossas operações", destacou o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes. 

O robô é capaz de subir escadas, pegar objetos em prateleiras, se deslocar por rampas e arrastar objetos de até 60 quilos. De última geração, ele também tem dispositivos de interação. "Podendo intermediar uma negociação com uma pessoa", exemplifica o comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre, Douglas da Rosa Soares. Cerca de 40% dos chamados para o Gate são de ameaça de bomba. 

O kit antibomba é composto pelos seguintes equipamentos: 

1- Aparelho de raio-x portátil com filme: identifica o interior de objetos suspeitos. 

2- Robô antibomba de pequeno porte com dispositivo disruptor: possui câmeras e acessórios capazes de realizar a aproximação e avaliação de objetos suspeitos e artefatos explosivos. Também realiza remoção, aberturas, cortes, neutralização e destruição à distância de artefatos explosivos. 

3- Detector de gases tóxicos e substâncias explosivas: detecta e identifica gases tóxicos em ambientes que estejam contaminados, assim como a detecção de explosivos em situações de antibomba e pós-explosão. 

4- Lanterna de buscas 

5- Aparelho de raio-x portátil de tempo real: identifica o interior de objetos suspeitos 

6- Braço manipulador telescópico robótico: manipula o artefato, sob o comando de uma pessoa, a uma distância segura. 

7- Sistema de tenda de contenção com gerador de espuma: realiza a contenção de uma detonação e também neutraliza gases tóxicos lançados pela detonação da bomba. 

8- Conjunto de cordas e ganchos: para remoção de objetos suspeitos por um sistema de tração à distância. Também usado para abrir veículos e portas de prédios a uma distância segura. 

9- Carro de mão para transporte de equipamento de ferramentas: possibilita o transporte de equipamentos e ferramentas para o técnico explosivista. 

10- Traje antifragmentação: roupa de proteção do técnico explosivista a prova de calor, onda de choque e fragmentação. 

Texto: Patrícia Lemos
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Segurança Pública entrega robô antibomba nesta quinta-feira

07 de Agosto de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) entregará para a Brigada Militar, nesta quinta-feira (08), um robô antibomba. Haverá uma simulação do funcionamento do equipamento. Será às 14h30, na sede do Grupamento de Busca e Salvamento, Armazém C-1, no Cais do Porto, Avenida Mauá, nº. 1050, em Porto Alegre. 

O robô possibilita que os agentes não se aproximem das áreas de risco, sejam ameaças de explosões ou reações químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Depois do isolamento dessas áreas, o equipamento é utilizado para desarmar ou remover os artefatos, operado por uma equipe capacitada do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da Brigada Militar. 

O kit antibomba é formado por 10 equipamentos com funções diversas para atuar em uma situação suspeita de uso de explosivos. O investimento total dos equipamentos é de R$ 2.485.000,00. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Lançado projeto musical no Território de Paz Rubem Berta

08 de Agosto de 2013 
A Secretaria da Segurança Pública, por meio do RS na Paz, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) lançou, nesta quarta-feira (07), no Vida Centro Humanística, na Capital, o projeto de formação da Banda Comunitária do Território de Paz Rubem Berta. A ação, iniciada em março de 2012, foi contemplado com recursos financeiros do Ministério da Educação e tem o objetivo de promover o primeiro contato de jovens, moradores da comunidade, com o universo e instrumento musical. 

Segundo o coordenador do projeto Territórios de Paz, Robério Garay Corrêa, buscar desenvolver as ações sociais é fundamental para que as políticas de Segurança Pública tenham efetividade na vida dos moradores das comunidades. "Contribuir para a construção de uma nova sociedade, oferecer oportunidades como essa é o que faz constituir uma nova ideia de segurança pública", disse.

Para o vice-reitor da UFCSPA, Luis Henrique Telles da Rosa, é através da música que se constrói um projeto de cultura e paz. "Levar esse projeto para a comunidade vai transformar a região e os jovens no seu cotidiano". Também participaram do evento o regente da banda comunitária, Marcelo Rabello, e a coordenadora do Vida Centro Humanístico, Suzana Machado. 

Texto: Andreza Fiuza
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...