Powered By Blogger

sexta-feira, janeiro 14, 2011

A tragédia causada pela chuva no Rio de Janeiro

GRÁFICO: A tragédia causada pela chuva no Rio de Janeiro

O alto volume de chuva provocou centenas de mortes na região serrana do Estado

De dezembro a março, a região Sudeste do país enfrenta o período de chuvas. No Rio de Janeiro, a precipitação de 2011 provocou centenas de mortes na Região Serrana. Com o alto volume de chuva, os morros cederam, causando uma enxurrada de lama e escombros.

>> Em especial, saiba mais sobre a
tragédia que assolou o Estado esta semana:

ZEROHORA.COM



Equipes de resgate procuram sobreviventes no bairro do Caleme, Teresópolis
Foto: Felipe Dana, AP

Resgate de mulher impressiona em cidade do Rio de Janeiro

Moradores jogaram uma corda para resgatar senhora. Cão foi levado pelas águas

Na catástrofe que devastou algumas cidades do Rio de Janeiro, uma imagem divulgada nesta quinta-feira pela Rede Globo está impressionando o Brasil.

Ela foi gravada pela equipe da Intertv, em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Rio de Janeiro, segundo informações do G1. As imagens já estão disponíveis no YouTube.



A casa de uma mulher ficou quase debaixo d'água. Ela se abrigou no terraço com os cachorros. Vizinhos jogaram uma corda. Ela tentou levar um dos animais, mas ele se soltou e foi arrastado pela água. A mulher se salvou.
HORA DE SANTA CATARINA

MP denuncia três por acesso ilegal ao Sistema de Consulta Integradas

Polícia | 14/01/2011 |

Os três são suspeitos de acessar dados do Sistema de Consultas Integradas de forma ilegal

O Ministério Público de Canoas denunciou nesta sexta-feira três pessoas envolvidas no acesso ilegal de dados sigilosos de políticos, advogados, delegados, oficiais da Brigada Militar e jornalistas. 

Foram denunciados o sargento César Rodrigues de Carvalho, 39, que acessou as informações através do Sistema de Consultas Integradas, o chefe de gabinete da ex-Governadora do Estado, Ricardo Luís Lied, 36, e o tenente-coronel da reserva da BM Frederico Bretschneider Filho, 48, ex-assessor do Gabinete da ex-Governadora do Estado.

A denúncia do Ministério Público descreve dois crimes. O brigadiano foi denunciado pelo crime de concussão – exigir vantagem indevida – e o ex-chefe de gabinete e o ex-assessor da ex-Governadora do Estado pelo crime de violação de sigilo funcional – revelar fato de que tem ciência em razão do cargo. Os delitos estão tipificados nos artigos 316 e 325 do Código Penal. 

O feito transcorre em segredo de justiça, mas o Promotor de Justiça de Canoas entrou também com pedido de revogação do sigilo. 

O PM que atuava na Casa Militar chegou a ser preso preventivamente, mas atualmente se encontra em liberdade. Foi apurado durante as investigações que em pouco mais de um ano, o sargento realizou mais de 96 mil consultas ao Sistema de Consultas Integradas, algumas delas por curiosidade e outras tantas por determinação dos outros dois denunciados. 

O sargento era investigado por extorquir contraventores de máquinas caça-níqueis na Região Metropolitana. Ele foi barrado durante a Operação Agregação, composta pela Promotoria Criminal de Canoas, Núcleo de Inteligência do MP e Sessão de Inteligência do Comando de Policiamento Metropolitano.

As informações são da assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual.

ZEROHORA.COM

Catástrofe na Região Serrana do Rio é a segunda pior da história do país


Tragédia também pode entrar para a lista dos 10 deslizamentos mais mortais no planeta em 111 anos

O drama que assola a região serrana do Rio já é o maior deslizamento de terra e o segundo maior desastre natural da história do Brasil.

A tragédia também pode entrar para a lista dos 10 deslizamentos mais mortais no planeta em 111 anos.

Pelos registros mantidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o deslizamento é ainda o segundo maior no mundo em um ano e o quarto maior da década em todo o planeta. Os dados fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, com sede na Bélgica, que serve de base para os números oficiais usados pela ONU para avaliar respostas a desastres naturais pelo mundo. Para os especialistas do centro, tido como um dos mais importantes do mundo, a falta de decisão política e investimentos são as principais causas das mortes nos deslizamentos que vêm sendo registrados no Brasil.

A entidade coleta dados desde 1900 e concluiu que uma enchente no Rio, em janeiro de 1967, causou o maior número de mortes já registrado por chuvas no Brasil: 785 pessoas (o cálculo da Defesa Civil do Rio de Janeiro aponta 500 mortes). Naquele mesmo ano, em março, um deslizamento em Caraguatatuba (SP) matou 436 pessoas. O terceiro maior caso, pelo menos até então, havia sido uma enchente no Rio em janeiro de 1966, com 373 mortos. 
ZERO HORA

Porto Alegre tem 600 famílias em áreas de risco


Cerca de 71% vivem em encostas de morros onde há possibilidade de deslizamentos

Francisco Amorim | francisco.amorim@zerohora.com.br
O mau tempo que assola as regiões Sudeste, causando centenas de mortes, e Sul, com transtornos e prejuízos no Estado, colocou em alerta a Defesa Civil da capital gaúcha. Além de comover os brasileiros, a devastação na região serrana do Rio de Janeiro trouxe novamente à tona o problema da ocupação irregular de áreas de risco de Porto Alegre.
A atualização de um estudo da Defesa Civil do município aponta que 600 famílias se encontram nessa situação. Cerca de 71% vivem em encostas de morros onde há possibilidade de deslizamentos de terra e rochas. As demais moram junto a arroios que podem transbordar com uma forte chuva.
— Estas chuvas nos preocupam. Uma tromba d'água pode levar a um deslizamento numa dessas áreas — avalia o coordenador da Defesa Civil Municipal, Léo Bulling.
O número de pessoas em áreas de risco já foi maior. No levantamento inicial feito no ano passado, eram cerca de 700 famílias.
MAPA DO PERIGO
1 Vila Silva Pais
Localização: Teresópolis
Risco: Situada em encosta de morro, tem risco de deslizamento
Número de famílias: 57
2 Vila Altos da Lagoa e Vila Coqueiro
Localização: Jardim Leopoldina
Risco: Além do risco de deslizamento por situarem-se em encosta de morro, são cortadas por arroio que pode conduzir a enchentes
Número de famílias: 177
3 Vila Mestre Macedinho
Localização: Nonoai
Risco: Ocupação em pedreira, está sob risco de deslizamento
Número de famílias: 9
4 Vila dos Sargentos
Localização: Serraria
Risco: Localizada entre o Guaíba e a encosta de um morro, corre risco de deslizamento e de alagamento
Número de famílias: entre 150 e 200

5 Vila Túnel Verde
Obs: Área que teve os moradores retirados 2010
Localização: Chapéu do Sol
Risco: A vila fica junto ao Arroio do Salso e está sujeita a enchentes
Número de famílias: 98
6 Vila Ideal
Localização: bairro Agronomia
Risco: Vila em encosta de morro, com risco de deslizamento
Número de famílias: 24
ZERO HORA

Chega a 1.076 o número de salvamentos neste veraneio no RS


14/01/2011


Durante essa quinta-feira (13), os salva-vidas realizaram 20 salvamentos, sendo 17 no Litoral Norte, dois no Litoral Sul e um em águas internas. Desde o início da Operação Golfinho 2010/2011, já ocorreram 975 salvamentos no Litoral Norte, 59 no Litoral Sul e 42 em águas internas, totalizando em 1.076 salvamentos, 8,58 % a mais em comparação com o mesmo período acumulado do ano passado, quando registrou-se 991 salvamentos. Até o momento foram registradas cinco mortes por afogamento.

Na atividade de policiamento ostensivo, o efetivo da Operação Golfinho fiscalizou, durante as 24 horas de quinta-feira, 4.542 veículos - com 52 recolhidos-, prendeu 91 pessoas e recapturou três foragidos. Ocorreram 12 acidentes de trânsito com danos materiais e 12 acidentes com lesões corporais nas estradas gaúchas.
Fonte: Portal do Governo do RS

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...