Powered By Blogger

quarta-feira, março 06, 2013

RS Sem Fronteiras: Comandante Geral quer Patrulha Maria da Penha em cada unidade da BM


05 de Março de 2013
RS Sem Fronteiras com a participação do comandante geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes
RS Sem Fronteiras com a participação do comandante geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes
Proporcionar à atividade de polícia ostensiva maior visibilidade e fortalecer o trabalho dos Territórios de Paz são os objetivos destacados pelo coronel Fábio Duarte Fernandes, o novo comandante geral da Brigada Militar, no programa de rádio RS Sem Fronteiras desta semana. O programa é produzido pela Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e já está disponível para download por meio dos arquivos de áudio anexos ao lado. 

"Queremos mostrar à população o serviço que a Brigada realiza, principalmente na atividade de polícia ostensiva. Acredito que com gestão, educação policial e correção nós vamos melhorar a visibilidade do trabalho da BM. Há um número de viaturas mais presentes nas ruas e nós queremos que o cidadão tenha mais segurança nos parques, praças e comunidades e, para isso, a polícia tem que cumprir o seu papel", afirma. 

No programa, além de destacar as prioridades de trabalho, o comandante geral fala sobre sua posse, indicação para o cargo e da necessidade de mudanças na corporação. "No dia 19 de fevereiro, realizamos a primeira reunião com todos os comandantes e coronéis da Brigada e nossos objetivos e propostas foram aceitos. Todos eles foram taxativos em apoiar a instituição." Ele ressalta também o envio ao Parlamento do Projeto de Lei Complementar nº 35/2012, de autoria do Executivo, que prevê o pagamento de abono para policiais em período de tratamento de saúde após terem sido feridos em ação. 

O coronel revela ainda que está prevista para o dia 21 de abril a formatura de 2.567 policiais do último concurso realizado pelo Governo do Estado. "São policiais e bombeiros que serão distribuídos nas mais diversas regiões do Estado, priorizando a Capital, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos e Serra, onde ocorre o maior número de atendimentos por parte da Brigada junto à sociedade". 

A patrulha Maria da Penha também é um dos temas abordados: "é uma política que vamos expandir. Quando assumimos, tínhamos uma viatura e uma guarnição operando nos quatro Territórios de Paz da Capital; hoje temos quatro guarnições, uma em cada um dos Territórios. Nós queremos que cada unidade da Brigada, no Estado, tenha uma patrulha Maria da Penha", afirmou Fernandes. 

Assuntos abordados: 
Bloco 1 - Prioridades de trabalho; cumprimento do papel da policia junto à comunidade; escolha do novo comandante; PL 35; plano de carreira; ingresso com curso superior. 

Bloco 2 - Incorporação de policiais e bombeiros ao efetivo e número ideal de policiais no Estado; áreas críticas e com necessidade de policiamento; patrulhamento das áreas rurais; equipamento das unidades do interior; implantação da policia comunitária. 

Bloco 3 - Resultados e ampliação da Patrulha Maria da Penha; reivindicação de equipamentos; efetivo feminino; preparação e qualificação dos servidores policiais para a Copa do Mundo de 2014; polícia cidadã. 

Texto: Raquel Wunsch
Foto: Laura Guerra
Edição: Redação Secom

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...