Powered By Blogger

terça-feira, outubro 15, 2013

Apenados da Penitenciária do Jacuí se formam em curso de garçom

Outubro de 2013 
Segundo o professor, todos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho
Segundo o professor, todos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou na quinta-feira (10) a formatura em Curso de Garçom para dez apenados do regime semiaberto da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), localizada em Charqueadas. Para o ato solene, ao invés de toga de formatura, os apenados usaram uniformes de garçom: gravatas- borboletas, paletós pretos e camisas brancas para o ato solene.
As atividades integram o Pronatec Prisional, programa federal para a qualificação de pessoas que cumprem pena. As aulas práticas foram ministradas pelo Senac. O professor Douglas Dombroski destacou o atendimento ao público, arrumação de mesas e o servimento como itens de aprendizado ao longo das aulas, que tiveram carga horária de 200 horas. "Os apenados demonstraram muita competência e boa vontade de aprender durante o curso. Todos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho", explicou Douglas. As atividades de profissionalização ocorrem nas dependências do presídio.
A chefe do trabalho prisional da Susepe, Mirela Schander, destacou a importância da parceria com o Senac na recuperação social e reiteirou que a inclusão dos apenados em ações educativas e de qualificação profissional tem sido umas das prioridades da instituição. Para o apenado D.G., o curso de garçom chegou num momento oportuno. "Eu já trabalhei como garçom, mas não tinha certificado de estudos. Quando eu sair daqui, terei como atestar meu conhecimento para a prática no mercado de trabalho", referenciou.
Durante a solenidade de formatura, o tenente-coronel, diretor da PEJ, Paulo Rogério Farias Medeiros, disse que a casa está aberta para desenvolver, juntamente com o Departamento de Tratamento Penal da Susepe (DTP), projetos que promovam a dignidade dos apenados, como os cursos de qualificação. "Espero encontrá-los num restaurante, atendendo e empregando na prática tudo o que viram neste curso", disse. O coronel parabenizou os formandos, destacando que a profissão de garçom é bastante rentável e, com os jogos da Copa, mais oportunidades de trabalhos vão surgir.
A participação no curso de qualificação dá direito à remição de pena. A cada 12 horas de estudo, diminui (01) um dia da pena, conforme preceitua a Lei das Execuções Penais (LEP). A formatura encerrou com doces, salgados servidos pelos formandos para exercitar a atividade de garçom.
Texto e foto: Neiva Motta 
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...