Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 04, 2013

Seminário na Capital debate sociologia da violência e direitos humanos

31 de Outubro de 2013 
Com uma defesa da formação do policial voltada à promoção dos direitos humanos, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, participou na manhã desta quinta-feira (31) da abertura do 1º Seminário Latino-americano de Sociologia da Violência e Direitos Humanos no Século XXI: Reconstruindo a segurança pública com cidadania. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa da Brigada Militar (IPBM) e pelo Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ilea/UFRGS).
Pinheiro disse que o debate do seminário não pode se afastar da realidade que as estatísticas apresentam, como os 17 homicídios por 100 mil habitantes registrados no Rio Grande do Sul. "Para falar em direitos humanos, temos de lembrar que o Brasil tem, em números absolutos, a maior taxa de homicídios do mundo. Muitos deles estão relacionados ao tráfico de drogas, mas outros não". O secretário adjunto ainda lembrou que o novo paradigma da segurança pública aponta para que todas as instituições brasileiras passem a atuar de forma preventiva. Essa é a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) e também faz parte das diretrizes do Pronasci. "No Rio Grande do Sul, estamos buscando políticas para a construção da polícia cidadã e da cultura da paz", destacou Pinheiro.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, disse que a proposta do seminário é emblemática na atual conjuntura social do país. "As manifestações populares estão mostrando que a sociedade está encontrando mecanismos de representatividade e de busca de soluções há tempo desejadas", afirmou. "A sociedade precisa da polícia e a polícia precisa compreender que os direitos humanos são fundamentais para o fortalecimento da democracia", complementou o coronel Fábio. Para ele, é necessário um esforço conjunto das instituições para ampliar o desenvolvimento de pesquisas na área da segurança pública: "Estamos implementando políticas públicas e procurando despertar na sociedade a compreensão da complexidade do tema da segurança".
O diretor do Ilea, José Vicente Tavares dos Santos, disse que é necessário desenvolver uma visão transdisciplinar do saber para dar à sociedade e aos organismos públicos as respostas que eles buscam. "O papel da universidade é formar pessoas, trazer conhecimento mais avançado para as salas de aula, desenvolver o espírito crítico e, assim, formar cidadãos".
Também estiveram na mesa da solenidade de abertura do evento o diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, coronel Humberto Teixeira, e a professora Luz Amparo Llanos.
Nesta quinta-feira (31), as conferências e debates ocorrem no auditório do Ilea, no Campus do Vale da UFRGS, e pela tarde contarão com a participação do secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Na sexta-feira (1°), o evento transcorrerá na Academia de Polícia Militar (APM), na Avenida Aparício Borges, 2001, e está prevista a presença da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, entre outros palestrantes.
Texto: Jussara Pelissoli
Edição: Redação Secom 

Nenhum comentário:

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...