Powered By Blogger

quarta-feira, junho 19, 2013

Susepe instala tornozeleira eletrônica em mulher apenada pela primeira vez

18 de Junho de 2013 
Apenada do Instituto Psiquiátrico Forense usará o aparelho para concluir a pena ao lado da família
Apenada do Instituto Psiquiátrico Forense usará o aparelho para concluir a pena ao lado da família
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) instalou, nesta terça-feira (18), a primeira tornozeleira eletrônica em uma mulher da rede prisional. A apenada V.M, 53 anos, do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), colocou o equipamento e assinou o termo de declaração de monitoramento eletrônico. 

O ato aconteceu na base de instalação do Instituto Penal Padre Pio Buck, localizado no bairro Partenon, que responde pelas 9ª e 10ª Regiões Penitenciárias. Atualmente, 38 homens usam a tornozeleira eletrônica e mais oito mulheres aguardam o processo de liberação para utilização do aparelho. 

"Estou um pouco ansiosa com esta tecnologia. Mas como meu trabalho é em casa mesmo, vai dar tudo certo. Cumprirei todas as regras do uso para não ultrapassar a rota, locais e horários determinados pela Vara de Execuções Criminais", afirmou a detenta. 

Esteticista, a monitorada ficou recolhida no regime fechado por oito anos. Ao progredir para o semiaberto, ensaiou as primeiras experiências como avó. "Para mim, participar deste monitoramento é uma benção. Vou curtir meu neto, cumprindo o resto da pena com minha família", disse. 

kit 
A apenada recebeu um estojo contendo carregador de bateria e ouviu com atenção as explicações da agente penitenciária Andreia da Silva sobre o funcionamento do equipamento. "Junto com o kit, ela recebeu um manual explicativo do uso correto do dispositivo. Caso seja suspenso o seu uso pela Justiça, o usuário deverá entregar todos os materiais à Susepe", explicou a agente. 

De acordo com o responsável pelas tornozeleiras na base instalada no Pio Buck, Márcio Oliveira, o equipamento possui fibras óticas e pesa 160 gramas. "Em qualquer tentativa de violação, o sistema é acionado em tempo real na Divisão de Monitoramento Eletrônico e todos os procedimentos são tomados." 

Se houver danificação do equipamento, o monitorado responde por crime doloso ao patrimônio público. Ainda, a Susepe envia um e-mail ou mensagem de texto por celular para o apenado quando a bateria estiver no limite de uso. A carga dura cerca de 24 horas. 

Texto e fotos: Neriva Motta
Edição: Redação Secom

Departamento de Identificação suspende atendimento para recuperação das instalações

18 de Junho de 2013 
Além dos vidros da fachada e da porta, foram destruídos equipamentos eletrônicos e poltronas
Além dos vidros da fachada e da porta, foram destruídos equipamentos eletrônicos e poltronas
O prédio do Departamento de Identificação (DI) do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na Avenida Azenha, nº 255, atingido por vândalos durante a noite passada, está fechado para atendimento ao público.
De acordo com o diretor do DI, Carlos Eduardo Falcão Pereira, "o setor de emissão de Carteiras de Identidade, praticamente destruído, não poderá funcionar normalmente, pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 24 de junho." Pereira informou ainda que, se o trabalho de recuperação das instalações ocorrer sem transtornos, a previsão é de que a partir de quinta-feira (20) o guichê de entrega das carteiras já emitidas retome o funcionamento.

Na manhã desta terça-feira (18), o diretor geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, esteve na sede do DI, juntamente com Pereira, para verificar os estragos e avaliar as medidas a serem tomadas para a reconstrução do local. 

Quanto ao montante do prejuízo, ainda não foi feito o cálculo. Além dos vidros da fachada, foi destruída a porta de acesso principal. No salão do andar térreo, destinado ao atendimento ao público, foram danificados os equipamentos eletrônicos de coleta de impressões digitais e de imagem, aparelho de TV e todas as poltronas. 

Enquanto o Departamento de Identificação estiver fechado, a população poderá buscar atendimento nas agências do Tudo Fácil na Capital: 

Tudo Fácil Centro Av. Borges de Medeiros, nº 521 - de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30 
Fones: (51) 3224-1924 e 3228-1270 

Tudo Fácil Zona Norte 
Rua Domingos Rubbo, nº 51 - de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30
Fones: (51) 3337-0375 e 3342-9509 (em frente ao Hospital Cristo Redentor) 

Posto da Restinga (16ª DP)
Estrada João Antônio da Silveira, nº 2145 - de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h30 
Fone: (51) 3250-1190 

Tudo Fácil - Zona Sul Rua Wenceslau Escobar, nº 2.666, bairro Tristeza - segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Fone (51) 3311-7113 

Texto e foto: Assessoria IGP/RS
Edição: Redação Secom (

Cúpula da segurança destaca atuação da polícia e individualização de condutas durante protesto

18 de Junho de 2013 
Atuação da policia procurou garantir o direito à manifestação e o respeito integridade física
Atuação da policia procurou garantir o direito à manifestação e o respeito integridade física
A cúpula da Segurança Pública apresentou, nesta terça-feira (18), na Capital, um balanço das ações policiais empregadas durante os incidentes ocorridos na noite de segunda-feira. Ao destacar a atuação da Brigada Militar e da Polícia Civil, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que a atuação das forças policiais no protesto procurou garantir o direito à manifestação e respeitar a integridade física. A Brigada Militar (BM) confirmou 45 detenções, sendo 10 menores. Dos 14 presos, quatro acabaram liberados mediante pagamento de fiança. 

Michels defendeu a atuação da Brigada Militar e reiterou que a orientação do Governo do Estado aos policiais é respeitar a integridade física. O secretário assegurou ainda que qualquer excesso cometido pelas forças policiais deve ser comunicado à ouvidoria da secretaria. "A ação policial de ontem, tanto no aspecto do indiciamento de pessoas que foram presas quanto a ação de contenção levada a cabo pela nossa polícia militar, foi uma ação que enfrentou individualidades. Em nenhum momento a BM e depois a Polícia Civil, na sua atuação de polícia judiciária, nenhuma delas atuou contra o movimento. Respeitamos o movimento, o acompanhamos para que ele seja, na sua proposta de manifestação democrática, mais eficiente possível". 

Aguarde mais informações 
Texto: Felipe Bornes Samuel
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom 

Plantão de Notícias

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...